Notícias

Começa o curso de “Mancala Awelé” na DRE Penha

Formação tem o objetivo de destacar a importância do jogo como uma ferramenta de ensino nas diversas áreas do conhecimento

Publicado em: 19/04/2017 16h16 | Atualizado em: 30/11/2020

mancala_740_x_430.jpg

Na quinta, 13 de abril, ocorreu o primeiro dia do curso de “Mancala Awelé”. Oferecido pela Diretoria Regional de Educação (DRE) Penha, o encontro aconteceu na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Jackson de Figueiredo.

O curso é ministrado pela formadora e membro da Divisão dos Centros Educacionais e Educação Integral (DICEU), Sandra Magraner. A formação tem entre os seus objetivos possibilitar aos participantes conhecimentos sobre os fundamentos teóricos e práticos do jogo Mancala Awelé, voltados a uma metodologia de ensino, dando enfoque aos aspectos histórico, cultural e filosófico em sua origem africana, bem como destacar a importância do jogo como uma ferramenta de ensino nas diversas áreas do conhecimento por meio da interdisciplinaridade.

O curso é destinado aos professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Professores de Educação Fundamental II e Médio, Coordenadores Pedagógicos, Diretores de Escolas, Supervisores Escolares e Analistas de Informações Culturais e Desportivas.

Para a formação, estão programados ainda mais quatro encontros nos dias 17, 20, 24 e 27 de abril, das 18h30 às 21h30, também na EMEF Jackson de Figueiredo.

Mancala Awelé – Jogo de tabuleiro milenar, de origem africana, que surgiu há cerca de 7 mil anos e é considerado por muitos como o jogo mais antigo do Mundo. Seu nome se origina da palavra árabe “nagaala”, que significa “mover”, e sua prática está relacionada à semeadura, pois o jogo simula o processo de semeação, germinação da semente na terra, desenvolvimento e colheita. Além de seu valor histórico e cultural, o Mancala oferece grande potencial de desenvolvimento do raciocínio, uma vez que sua complexidade e sua capacidade de fomentação de operações lógicas são muitas vezes comparadas à do xadrez.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar

Publicado em: 18/04/2024 3h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma criança com uniforme da prefeitura toca em um tablet em cima de uma mesa

Estudantes da Rede Municipal de Ensino ganham recurso para aprender Matemática

Publicado em: 18/04/2024 2h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto de estudante usando notebook da escola.
Fotografia mostra duas mãos pegando pedrinhas coloridas que formam um coração cheio de predas nas cores amarela, vermelha e azul.
1 2 3 1.440