Notícias

Começa nesta quarta (18) o 10º Seminário e Mostra de Tecnologias da Rede Municipal 

Serão dois dias com muitas atividades de tecnologia, robótica  e desafios para estudantes, professores e pessoas interessadas no tema 

Publicado em: 16/10/2023 18h10 | Atualizado em: 19/10/2023
Estudantes sentadas em roda sobre um tapete de E.V.A. com peças coloridas do kit de robótica.

Cerca de 5 mil inscritos, entre estudantes, educadores e público em geral, participarão do “10º Seminário e Mostra de Tecnologias – Ação Promovendo a Reflexão” que acontecerá nos dias 18 e 19 de outubro, das 9h às 18h, no Pro Magno Centro de Eventos. Uma novidade deste ano é que o evento será aberto para visitação do público em geral e pessoas interessadas no tema. 

Durante os dois dias de evento as atividades acontecem simultaneamente com participação de cerca de 1.600 estudantes. Na produção de robótica e linguagem de programação estarão envolvidos 700 meninos e meninas matriculados nas escolas municipais, já na mostra de projetos produzidos nas escolas mais 400 estudantes, e os jogos voltados para aprendizagem contam com a presença de outros 500.

No quesito atrações haverá Jam de Robótica, na qual 118 escolas participarão de uma maratona de criação onde estudantes e professores se reúnem para trabalhar juntos na produção ou invenção de algo, Hackathon, um desafio de programação lançado no dia evento com a participação de 20 escolas para desenvolverem soluções com kits Arduino de robótica para  equipes de Ensino Médio e EMEFs, mostras de trabalhos de 165 escolas municipais por meio de totens eletrônicos e mesas de exposição. 

Também haverá Game JAM com apresentação e testagem  de mais de 100 jogos selecionados pela equipe de curadoria do desafio de Game JAM, com a criação de jogos feitos por estudantes e professores nas temáticas de Língua Portuguesa e Alfabetização, Matemática, Ciências Naturais e Humanas associados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. 

E, ainda, arenas com palestras, debates, oficinas e apresentações de trabalhos sobre gamificação, cultura maker, jogos, cidadania digital, cidade inteligentes, comunicação e arte digital, entre outros, para atender Professores Orientadores de Educação Digital (POEDs), professores regentes e coordenadores pedagógicos, além de apresentações dos projetos Aluno Monitor.  

Entre os destaques para as oficinas estão a produção de jogos, de componentes eletrônicos, Inteligência Artificial com Scratch e Realidade Virtual e Aumentada. 

A ação é uma realização da Divisão de Currículo – Tecnologia para Aprendizagem (TPA), da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, e proporciona um momento de compartilhamento de ações, ideias e produções na área de tecnologias e robótica. Os participantes também têm a  oportunidade de aplicar no cotidiano escolar os conhecimentos do Currículo da Cidade de São Paulo – Tecnologias para Aprendizagem.  

Nos dois dias do evento haverá transfer para o evento saindo de hora em hora da estação de metrô Barra Funda. 

Acesse aqui o site do 10º Seminário e Mostra de Tecnologias – Ação Promovendo a Reflexão, confira a programação completa e inscreva-se até o término das vagas. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de várias pessoas em um auditório assistindo uma apresentação da campanha
Duas crianças estão usando toucas e aventais enquanto mexem, com uma colher, em uma vasilha que está na mesa a frente delas.
Fotografia mostra a imagem de três pessoas amamentando bebês.

Secretaria Municipal de Educação lança a campanha CEI Amigo do Peito nesta segunda-feira (20)

Publicado em: 20/05/2024 5h52 - em Secretaria Municipal de Educação

Mulher caracterizada de pallhaço conversa com roda de crianças

CEI Dominguinhos recebe vivência de palhaçaria

Publicado em: 20/05/2024 4h43 - em Secretaria Municipal de Educação

criança segura bexiga com água

Inscrições para a 44ª edição do Recreio nas Férias abrem na próxima segunda-feira (20)

Publicado em: 18/05/2024 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.449