Notícias

Coletiva de Imprensa Jovem discute impactos da alimentação na escola e na sociedade

Durante evento do Seminário Educação Além do Prato alunos questionam especialistas em alimentação

Publicado em: 08/11/2016 16h16 | Atualizado em: 30/11/2020

Seminario12.png

O Seminário Educação Além do Prato foi registrado pela Imprensa Jovem da Secretaria Municipal de Educação (SME). Cerca de 80 jovens comunicadores das EMEFs Aclamado (DRE São Mateus), Altino Arantes e Duque de Caxias (ambas da DRE Ipiranga), Jardim Fontalis e General Júlio Marcondes Salgado (ambas da DRE Jaçanã-Tremembé) participaram da coletiva de imprensa do Seminário. Mediados pelo ex-aluno da Imprensa Jovem Cícero Ivanilson e pela estudante Lorena Miranda Lopes, da EMEF Júlio Marcondes Salgado, os estudantes entrevistaram a chef Paola Carosella, o agricultor familiar Rafael Grothe, a diretora assistente do Centro de Excelência contra a Fome Mariana Rocha e o estudante Wallace Henrique Santos.

Wallace contou sobre sua participação no projeto de intercâmbio de informações sobre alimentação escolar entre países chamado “Além da Rio +20”. Com a participação de estudantes tanzanianos, italianos e brasileiros, o projeto envolveu o debate e a busca de soluções para dois problemas de saúde contemporâneos relacionados à alimentação: a obesidade e o desperdício.

Paola falou sobre a importância de se criar um vínculo afetivo com a alimentação e elogiou iniciativas como a implantação de hortas escolares das hortas escolares como ferramenta importante nesse processo. “Nossa relação com os alimentos depende de como eles nos são apresentados. Sabemos como são cultivados? Conhecemos as pessoas que preparam a alimentação?”. Ela enfatizou, ainda, a importância de se estreitar a relação entre a agricultura familiar local e a alimentação escolar. “Por que o trigo está presente na alimentação escolar, mas a mandioca não, se o trigo não é brasileiro? É importante pensarmos nisso”, questionou.

Quando questionado por um aluno sobre a introdução de alimentos orgânicos na nossa alimentação, Rafael Grothe, chamou atenção aos hábitos de consumo da população. “As pessoas costumam buscar sempre as frutas maiores e mais bonitas. Mas esses produtos grandes muitas vezes são os que mais receberam agrotóxicos”, afirmou.

Já Mariana apresentou dados sobre a fome no mundo e a importância de se ter uma alimentação escolar saudável. “O Brasil já tem uma preocupação cada vez maior de pôr alimentos saudáveis nas escolas e também está ligando a alimentação escolar com a agricultura familiar”, relatou Mariana. “Muitos países querem aprender conosco e por isso criamos o Centro de Excelência”, explicou.

Confira a íntegra da Coletiva aqui.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de oito adultos em pé posando para câmera.

SME compartilha experiências do PTRF e do SIG-Escola com equipe de Porto Alegre

Publicado em: 09/09/2026 11h45 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um homem sentado em uma cadeira atrás da mesa. Uma mesa ao lado com o cartaz

Inscrições abertas para o 2° Festival Estudantil de Batalhas de Rima e SLAM  

Publicado em: 08/09/2026 3h59 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Montagem com duas fotografias de encontros realizados em uma unidade escolar. Nas imagens, adultos estão sentados em roda, em momentos de diálogo e interação. Ao fundo, há estantes com livros e materiais pedagógicos, brinquedos, mesas e cadeiras, além de cortinas azuis.

Tecendo Redes fortalece apoio a famílias de estudantes com deficiência 

Publicado em: 08/09/2026 10h00 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Fotografia de estudantes da Imprensa Jovem realizando uma entrevista ao ar livre. Em primeiro plano, uma estudante segura um microfone próximo a outra estudante, que está de costas. Ao fundo, outro estudante registra a atividade com uma câmera fotográfica. Os jovens usam coletes laranja e azul, identificados como integrantes da Imprensa Jovem.

Imprensa Jovem faz cobertura da Bienal do Livro 

Publicado em: 04/09/2026 6h06 - em Educomunicação

Encontro Entrenós

Programa EntreNós reúne diretores para discutir clima e convivência escolar 

Publicado em: 04/09/2026 5h00 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.696