Notícias

Clube da Matemática na EMEF Geny Pussinelli utiliza jogos para ajudar na aprendizagem

Objetivo é ampliar e consolidar os conhecimentos de Matemática e de Geometria

Publicado em: 07/10/2016 8h04 | Atualizado em: 30/11/2020
Clube da matematica_740x430.jpg

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Geny Maria Pussinelli, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Capela do Socorro, desenvolve o projeto Clube da Matemática. A atividade, realizada com os alunos há cinco anos, utiliza jogos para facilitar a aprendizagem e tem o objetivo de ampliar a capacidade de compreensão de diferentes tipos de textos e desmistificar o estereótipo da matemática como uma matéria difícil de entender.

Desenvolvido sempre ao longo de um ano, o projeto Clube da Matemática procura capacitar os alunos nos primeiros meses de aula. Após essa etapa inicial, é feita uma reunião para estudos, preparação e aplicação do material. Os conteúdos abordados durante o projeto são: números e operações em N, significado e representação dos números fracionários, espaços e formas, simetria, grandezas e medidas e tratamento da informação.

“As situações lúdicas impulsionam o prazer pelos estudos, facilitam a investigação de novas soluções dos problemas apresentados nos jogos e oferecem a oportunidade da criança ser ativa no processo de construção do conhecimento de forma cooperativa e colaborativa”, argumenta Fernanda Müller, coordenadora pedagógica da unidade. Ela diz que o projeto foi idealizado há cinco anos, após a percepção de que os alunos tinham dificuldade com a matéria. Ela diz que, ao longo desse tempo, o “Clube” tem gerado bons frutos. “O incentivo aos estudos propiciou a criação de um grupo de estudos que culminou em quatro premiações na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas”, destaca.

A formação e a atuação dos alunos são acompanhadas por uma professora, com supervisão da coordenação da escola e de uma professora de matemática da unidade. Mensalmente, é feita uma avaliação das ações do projeto para verificar a efetividade do planejamento e das ações. “Nessa avaliação são analisados os avanços e as dificuldades apresentadas durante o desenvolvimento das atividades”, explica Fernanda.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia ilustrativa de um espaço preparado para atividades culturais voltadas à primeira infância. No centro do ambiente há um tapete circular colorido, cercado por instrumentos de musicalização, como tambor e baquetas, além de materiais circenses, incluindo claves de malabarismo, bambolês, pratos de equilíbrio, tecidos coloridos e um balde decorado com estrelas. Ao fundo, destaca-se uma pequena tenda de circo nas cores vermelha, amarela e azul, além de colchonetes, estruturas de psicomotricidade e brinquedos distribuídos pelo espaço. A sala é ampla, iluminada por grandes janelas, e representa um ambiente lúdico destinado a experiências de teatro, musicalização, circo e desenvolvimento infantil.

Semana Municipal da Primeira Infância leva atrações culturais aos CEUs 

Publicado em: 07/08/2026 5h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes seguram bandeiras durante cerimônia esportiva em ginásio.

Olimpíadas Estudantis 2026 reúnem mais de 220 mil participações na maior edição da história

Publicado em: 07/08/2026 4h15 - em Secretaria Municipal de Educação

Tamanho Site (35)

Participantes de Ju-Jitsu do CEU Vila Rubi representam o Brasil no Pan-Americano

Publicado em: 07/08/2026 1h58 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

Imagem mostra um estudante da Rede Municipal de Ensino ajoelhado em uma horta, realizando o manejo de uma plantação de couve. A imagem destaca apenas o tronco, os braços e as mãos da estudante, sem exibir o rosto. Vestindo uniforme escolar nas cores branca e azul-marinho, a estudante toca cuidadosamente a terra ao redor das plantas. Ao fundo, outras hortaliças aparecem desfocadas, reforçando o ambiente de cultivo. A cena representa atividades de educação ambiental, agricultura urbana e aprendizagem prática relacionadas ao cuidado com a natureza e à alimentação saudável.

Rolê Agroecológico terá nova edição na Rede Municipal 

Publicado em: 07/08/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia da fachado do Centro de Educação Infantil Heloisa Luck.

Região oeste de SP ganha duas novas unidades educacionais para ampliar o atendimento na Educação Infantil

Publicado em: 06/08/2026 4h49 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

«1 2 3 1.685