Notícias
CIEJA recebe prêmio com projeto de horta suspensa
Prêmio reconhece trabalho desenvolvido por meio de projeto transformador ligado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis
Publicado em: 27/08/2019 15h00 | Atualizado em: 30/11/2020
O Projeto desenvolvido pelo Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA) Marlúcia Gonçalves de Abreu “Da Escola para o prato – Horta Suspensa” recebeu na última quinta-feira (22) o prêmio “Desafio 2030 – Escolas Transformando Nosso Mundo”, concurso idealizado pela ONG Reconectta, que tem como propósito reconhecer o trabalho desenvolvido nas instituições de Ensino Básico, por meio de projetos transformadores ligados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Em sua terceira edição (2019) o prêmio foi voltado a todas as escolas públicas e particulares de Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Técnico da Grande São Paulo.
O Projeto “Da Escola para o prato – Horta Suspensa” foi elaborada pela área de Ciências da Natureza e Matemática, e foi implementado pela Professora Maria Ivanilde Bezerra de Freitas, tendo a intenção de refletir sobre princípios de sustentabilidade, influenciar na cultura alimentar e nutricional dos alunos, com base no entendimento de que é possível ampliar conhecimentos por meio da elaboração de hortas suspensas, aliado com a alimentação nutritiva, proveitosa, de baixo valor econômico e ecológico, podendo ser construído em espaços reduzidos.
A unidade contou com o apoio e a participação da comunidade, pequenos agricultores que aproveitam espaços da região para cultivar hortas orgânicas disponibilizaram a sua experiência no manuseio da terra e plantio; palestras e pesquisas sobre plantas alimentícias não convencionais (PANCs), multimistura, transgênicos, hábitos saudáveis, valor nutricional de alimentação e aproveitamento das sobras de alimentos.
Visita ao Aterro Sanitário – Como parte do projeto, os alunos foram visitar o aterro sanitário Sítio São João, localizado no bairro da Terceira Divisão, na região de São Mateus. Durante a visita eles puderam aprender como funciona o aterro e conhecer o tratamento de chorume e como é feito todo o manejo do lixo dentro do aterro sanitário.
Notícias Mais Recentes
Educação de Jovens e Adultos
Último dia da 20ª Semana de Alfabetização do MOVA-SP
Secretaria Municipal de Educação
Módulo II do curso “Suporte Didático em Língua Italiana” está com inscrições abertas
Secretaria Municipal de Educação
III Seminário Integrado da Rede UniCEU ocorre no dia 7 de outubro
Secretaria Municipal de Educação
SME realizará ações educativas em evento com foco nas pessoas com 50+
Secretaria Municipal de Educação
SME anuncia premiados e homenageados do Prêmio Educador em Destaque 2023
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura inaugura Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Eny Marisa Maia, na Capela do Socorro
Relacionadas

Último dia da 20ª Semana de Alfabetização do MOVA-SP
Publicado em: 29/09/2023 5h54 - em Educação de Jovens e Adultos

Módulo II do curso “Suporte Didático em Língua Italiana” está com inscrições abertas
Publicado em: 29/09/2023 3h38 - em Secretaria Municipal de Educação

III Seminário Integrado da Rede UniCEU ocorre no dia 7 de outubro
Publicado em: 28/09/2023 3h22 - em Secretaria Municipal de Educação

SME realizará ações educativas em evento com foco nas pessoas com 50+
Publicado em: 28/09/2023 2h41 - em Secretaria Municipal de Educação

SME anuncia premiados e homenageados do Prêmio Educador em Destaque 2023
Publicado em: 28/09/2023 1h02 - em Secretaria Municipal de Educação