CIEJA Campo Limpo completa 25 anos

Nesta quinta-feira (4) uma série de atividades acontecem durante todo o dia para marcar a data; entre elas estão saraus, shows, bate-papo e até baile nostalgia

Publicado em: 03/05/2023 18h12 | Atualizado em: 03/05/2023
Fachada do CIEJA Campo Limpo

Nesta quinta-feira (4), o Centro Integrado de Educação e Jovens e Adultos (CIEJA) Campo Limpo celebra seus 25 anos de acolhimento,  inclusão e inovação na Educação de Jovens e Adultos. A Unidade Educacional faz parte da DRE Campo Limpo, e fica localizada na zona Sul da capital.

O evento terá momentos de acolhida, saraus, sorteio de camisetas, espetáculo de som e arte, lanche comunitário, show de rap e até baile black nostalgia. Também irão inaugurar uma cisterna e as luzes do jardim.

“Fazer 25 anos de CIEJA-CL é  um marco histórico  para a EJA  na cidade de São Paulo, em especial ao Capão Redondo, é  a democratização do ensino misturado com arte e cultura, uma resistência”, afirma o coordenador geral do CIEJA, Diego Elias Santana Duarte.

Em 1998, o atual CIEJA era  o Centro de Educação Municipal de Ensino Supletivo (CEMES). Foi em 2002 que passou a ter a atual nomenclatura. Desde o início a educadora Eda Luiz,  Coordenadora Geral do CIEJA por duas décadas, teve papel fundamental na ressignificação pedagógica da unidade. Transformando a educação em dialógica não apenas com os educandos, mas com toda a comunidade. Ela também será homenageada nas atividades comemorativas.

Thiago Fijos de Souza, formador da Divisão de Educação de Jovens e Adultos, da SME-SP,  diz que os 25 anos do CIEJA é um marco a ser comemorado como “território de representação singular para a EJA em São Paulo, que viveu a transformação que edificou o projeto CIEJA”.

Ele relembra que “no ano de 2007, o engajamento da Professora Eda Luiz, mobilizou toda a comunidade escolar, apoiada pelos outros Centros e servidores de diversas DREs, que resistiram contra a extinção dos CIEJAs, se tornando, a partir daí, uma política pública para EJA de extrema qualidade, que inspira escolas e redes de ensino nacional e internacionalmente”.

Referência para comunidade

A escola se tornou um centro de referência para a comunidade que vê no espaço educacional um lugar de lazer, reflexão e até mesmo resolução de conflitos. Os estudantes passaram a se sentir valorizados e os resultados das avaliações melhoraram. As famílias, especialmente dos alunos com deficiência, se envolveram com a escola e conseguem lidar melhor com o processo de aprendizagem de seus filhos.

Conheça mais sobre as ações do CIEJA Campo Limpo.

Educação de Jovens e Adultos na Rede Municipal

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade da Educação Básica destinada a jovens e adultos acima de 15 anos que não tiveram acesso e/ou não concluíram o Ensino Fundamental (1º ao 9º Ano). A EJA na cidade de São Paulo, possui  cinco formas de atendimento, sendo: EJA Regular; EJA Modular; MOVA  SP (Movimento de Alfabetização); Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA ) e Centro Municipal de Capacitação e Treinamento (CMCT).

Acesse a página da Educação de Jovens e Adultos no Portal SME.

Confira, abaixo, a programação completa:

1º Parte

8h – Acolhida piso azul

8h15 – Sarau CIEJA CL

8h40 – Espetáculo Som e Arte – IOK

9h – Inauguração Linha do Tempo “CIEJA CL 25 anos”

9h10 – Lanche comunitário

2º Parte

10h15 – Acolhida piso azul

Sarau CIEJA CL

10h45 – Cerimonial Faixa Preta – Olga Kos

10h55 – Mulheragem para Dona Eda

11h10 – Inauguração Linha do Tempo “CIEJA CL 25 anos”

3º Parte

13h – Acolhida piso azul

13h15 – Coletivo Sarau do Binho

Sorteio de camiseta (frase sobre o CIEJA CL)

13h50 – Inauguração Linha do Tempo “CIEJA CL 25 anos”

14h – Lanche comunitário

4º Parte

15h15 – Acolhida piso azul

15h30 – Coletivo Sarau do Binho + sorteio de camiseta (frase sobre o CIEJA CL)

16h20 – Inauguração Linha do Tempo “CIEJA CL 25 anos”

16h30 – Lanche comunitário

5º Parte

17h45 –  Acolhida piso azul – Inauguração da cisterna

18h00 – Show de lançamento do novo CD “25 anos de Rap – MC Robsoul”

Sorteio de camiseta (frase sobre o CIEJA CL)

18h40 – Inauguração Linha do Tempo “CIEJA CL 25 anos” + Homenagem ao CIEJA CL – Educando Josenildo e inauguração luzes do jardim

19h – Lanche comunitário

6º Parte

20h15 – Acolhida piso azul – Inauguração da cisterna e luzes do jardim

20h30 – Inauguração Linha do Tempo CIEJA CL 25 anos

20h40 –  Baile Black/Nostalgia  – aulão de samba Rock  com Bete Aduke e Jotta Mhafuz do Coletivo Samba Rock Nato

Sorteio de camiseta (frase sobre o CIEJA CL)

foto de mulheres sentadas, explicando o conteúdo projetado em duas telas ao fundo
Fotografia mostra o ambiente de uma biblioteca, com estante de livros, mesas e cadeiras e puffs.

CEUs estão com programação especial nas bibliotecas

Publicado em: 24/04/2024 3h23 - em Secretaria Municipal de Educação

Imprensa Jovem
Imagem com o texto