Notícias

Cidade: direito de todos

Imprensa Jovem Delane conversa com Francisca Ribeiro da Silva, líder comunitária da Cidade Tiradentes

Publicado em: 05/06/2018 18h56 | Atualizado em: 30/11/2020

cidade_direito_impr_jovem_740_x_430.jpg

Matéria produzida pela equipe de Imprensa Jovem Delane

No último dia 3 de maio a imprensa Jovem Delane entrevistou Francisca Ribeiro da Silva, líder comunitária do Barro Branco na Cidade Tiradentes. Na conversa, que ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professor Maílson Delane, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases, a líder nos falou sobre os problemas do bairro, sobre o seu histórico de luta e sobre a associação Bem-Querer.

Moradora do bairro há 33 anos, Francisca conta que com as dificuldades em casa, encontrou motivos para ajudar as pessoas, já que o bairro apresenta alta vulnerabilidade e carência, principalmente na Saúde e Educação, segundo ela.

A líder comunitária também participa do Plano Gestor da cidade e alguns dos projetos são a construção de um MiniCEU na região e a luta contra o lixo, sobretudo em terrenos baldios.

Com o propósito de ajudar as pessoas, Francisca fundou em 2003, a Associação Bem-Querer, que atende atualmente uma média de mil pessoas nas áreas da Educação e Moradia.

Pensando particularmente nas crianças e jovens, Francisca tem um grande sonho: ver a Cidade Tiradentes transformada.

Equipe:

Jovem repórter: Raquel Costa
Jovem câmera: Fabrício Cabrilhana
Jovem Fotógrafa: Mayara Hapuque

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Vista superior de várias crianças reunidas em círculo, com os punhos encostados no centro. Em cada mão há um desenho simples de coração feito com caneta, simbolizando união e afeto. As crianças usam roupas casuais e estão próximas umas das outras, formando uma composição que transmite coletividade, amizade e colaboração.

Projeto em escola infantil leva o espanhol às culturas migrantes 

Publicado em: 17/04/2026 2h46 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Fotografia de pessoas adultas sentadas em volta de mesas coletivas e um adulto em pé.

Escola Municipal de Formação abre cadastro de formadores para servidores

Publicado em: 17/04/2026 11h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto Fachada do CEU São Mateus

CEUs terão funcionamento especial durante o feriado prolongado 

Publicado em: 17/04/2026 9h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Montagem com quatro imagens que retratam práticas sustentáveis em ambiente escolar. No canto superior esquerdo, há uma estrutura de madeira em área verde, acompanhada de placas informativas, sugerindo um espaço educativo ambiental. No canto superior direito, uma mesa exibe diversas garrafas reutilizadas e um painel explicativo sobre compostagem. No canto inferior esquerdo, duas estudantes cuidam de uma horta, observando e manuseando plantas em um canteiro. No canto inferior direito, um grupo de estudantes caminha em área arborizada, carregando uma estrutura de madeira, indicando atividade prática ao ar livre. A composição destaca ações educativas voltadas à sustentabilidade e ao meio ambiente.

Escolas já podem se inscrever em prêmio internacional de sustentabilidade na educação

Publicado em: 16/04/2026 4h37 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Fotografia de uma mão folheando um livro.

Curso aborda enfrentamento ao racismo e à xenofobia para profissionais do Quadro de Apoio

Publicado em: 16/04/2026 3h57 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.647