Notícias

Chegou a 8ª Edição da Revista Imprensa Jovem em parceria com a Metodista

Cultura e Arte para Todos: Estudantes exploram Teatro, Dança e Literatura

Publicado em: 20/12/2024 14h33 | Atualizado em: 20/12/2024
Capa da Revista Imprensa Jovem - Edição Nº 8

A 8ª edição da Revista Imprensa Jovem, realizada em parceria com a Universidade Metodista de São Paulo, celebra o tema “Cultura e Arte para todos – Teatro, Música, Dança, Desenhos e a Efervescência do Mundo”. Com a participação de estudantes de cinco escolas municipais de São Paulo e da equipe universitária, o projeto promove a integração entre jovens e profissionais do jornalismo.

Participaram desta edição as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) Humberto Dantas,  José Américo de Almeida, Maria Aparecida Rodrigues Cintra, Dom Paulo Rolim Loureiro e Tarsila do Amaral.

Cada edição da revista é fruto de um semestre de trabalho colaborativo, envolvendo workshops de jornalismo, planejamento editorial e encontros interativos entre estudantes e especialistas.

Veja alguns destaques desta edição:

Da sala de aula para o palco

Na EMEF Maria Aparecida Rodrigues Cintra, o teatro é uma poderosa ferramenta de aprendizagem. Depoimentos revelam o impacto positivo dessa vivência artística.

Babalotim: Dança e Cultura Africana

Com mais de três décadas de história, o grupo de dança negra contemporânea Babalotim é um marco na preservação e disseminação da cultura afro-brasileira. Liderado pela mestra Solange Camargo, o grupo continua inspirando gerações.

Fábrica de Livros da Tarsila

Na EMEF Tarsila do Amaral, a metodologia Cultura Maker transforma a educação literária. O projeto incentiva a criação de livros independentes, promovendo autoria e expressão criativa.

Um mergulho na cultura chinesa

O projeto Imprensa Jovem na China levou estudantes de escolas municipais a um intercâmbio cultural histórico, marcando os 50 anos de relações entre Brasil e China. A comitiva explorou cidades como Pequim, Chengdu e Xangai, vivenciando a riqueza cultural, a conservação ambiental e a modernidade tecnológica.

Precisamos falar sobre igualdade étnico-racial

No Fórum do Desenvolvimento Sustentável, realizado no Chile, o ODS 18 foi destaque, abordando o enfrentamento ao racismo e à desigualdade étnico-racial. Estudantes e especialistas discutiram a urgência da justiça racial como base para um futuro mais igualitário e sustentável.

A edição completa já está disponível e reforça a importância de integrar educação, cultura e arte no cotidiano escolar. Acesse aqui, inspire-se e descubra mais sobre os projetos que estão transformando as escolas públicas de São Paulo.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Bebeteca do CEU São Miguel

Secretaria Municipal de Educação entrega Bebeteca do CEU São Miguel 

Publicado em: 10/05/2024 6h04 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra construção de novo Centro Educacional Unificado (CEU).

Novas unidades educacionais em Parelheiros vão garantir mais 1,3 mil vagas na região

Publicado em: 10/05/2024 4h42 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra área externa de um Centro de Educação Infantil (CEI) com brinquedos do parque, como gira-gira e túnel de centopeia.
Fotografia mostra muitos meninos e meninas com uniforme da Prefeitura de SP sentados em um auditório estilo estádio. Na frente deles algunmsn adultos segurandos fantoches, sendo um deles um boneco ver e outro um semáforo com a luz vermelha evidente.

Maio Amarelo: CEUs recebem atividades para conscientização da segurança no trânsito

Publicado em: 10/05/2024 1h22 - em Secretaria Municipal de Educação

Músico tocando instrumentos

OSCs podem se credenciar para oferecer ensino de música em CEUs

Publicado em: 09/05/2024 3h55 - em Secretaria Municipal de Educação

1 48 49 50 51 52 1.495