Notícias

Chegou a 8ª Edição da Revista Imprensa Jovem em parceria com a Metodista

Cultura e Arte para Todos: Estudantes exploram Teatro, Dança e Literatura

Publicado em: 20/12/2024 14h33 | Atualizado em: 20/12/2024
Capa da Revista Imprensa Jovem - Edição Nº 8

A 8ª edição da Revista Imprensa Jovem, realizada em parceria com a Universidade Metodista de São Paulo, celebra o tema “Cultura e Arte para todos – Teatro, Música, Dança, Desenhos e a Efervescência do Mundo”. Com a participação de estudantes de cinco escolas municipais de São Paulo e da equipe universitária, o projeto promove a integração entre jovens e profissionais do jornalismo.

Participaram desta edição as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) Humberto Dantas,  José Américo de Almeida, Maria Aparecida Rodrigues Cintra, Dom Paulo Rolim Loureiro e Tarsila do Amaral.

Cada edição da revista é fruto de um semestre de trabalho colaborativo, envolvendo workshops de jornalismo, planejamento editorial e encontros interativos entre estudantes e especialistas.

Veja alguns destaques desta edição:

Da sala de aula para o palco

Na EMEF Maria Aparecida Rodrigues Cintra, o teatro é uma poderosa ferramenta de aprendizagem. Depoimentos revelam o impacto positivo dessa vivência artística.

Babalotim: Dança e Cultura Africana

Com mais de três décadas de história, o grupo de dança negra contemporânea Babalotim é um marco na preservação e disseminação da cultura afro-brasileira. Liderado pela mestra Solange Camargo, o grupo continua inspirando gerações.

Fábrica de Livros da Tarsila

Na EMEF Tarsila do Amaral, a metodologia Cultura Maker transforma a educação literária. O projeto incentiva a criação de livros independentes, promovendo autoria e expressão criativa.

Um mergulho na cultura chinesa

O projeto Imprensa Jovem na China levou estudantes de escolas municipais a um intercâmbio cultural histórico, marcando os 50 anos de relações entre Brasil e China. A comitiva explorou cidades como Pequim, Chengdu e Xangai, vivenciando a riqueza cultural, a conservação ambiental e a modernidade tecnológica.

Precisamos falar sobre igualdade étnico-racial

No Fórum do Desenvolvimento Sustentável, realizado no Chile, o ODS 18 foi destaque, abordando o enfrentamento ao racismo e à desigualdade étnico-racial. Estudantes e especialistas discutiram a urgência da justiça racial como base para um futuro mais igualitário e sustentável.

A edição completa já está disponível e reforça a importância de integrar educação, cultura e arte no cotidiano escolar. Acesse aqui, inspire-se e descubra mais sobre os projetos que estão transformando as escolas públicas de São Paulo.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de várias pessoas sentadas em cadeiras olhando para um homem que está a frente falando e atrás dele tem um telão com imagem projetada.

Mais 100 escolas recebem projeto piloto sobre sofrimento emocional na perspectiva da Educação em Direitos Humanos

Publicado em: 27/06/2023 4h26 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Foto aérea da cidade de São Paulo.

Prefeitura inicia obras para construção do CEU Cidade Ademar, o primeiro no modelo de PPP

Publicado em: 27/06/2023 2h02 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem 1 Certa

Professora da EMEF Professor Nelson Pimentel Queiroz se destaca por práticas antirracistas

Publicado em: 27/06/2023 1h53 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

Etnico

SME abre inscrições para curso sobre educação para relações étnico-raciais e para diversidade

Publicado em: 27/06/2023 12h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma mulher negra de cabelos compridos, ela veste regata azul e segura uma prancheta. Ao fundo há armários e um longo corredor .

SME abre vaga para psicólogo escolar na DRE Butantã

Publicado em: 27/06/2023 10h42 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

1 142 143 144 145 146 1.498