Notícias

CEUs retomam as atividades presenciais com atenção aos protocolos sanitários

Com material orientativo produzido pela SME, unidades retomam atendimento à comunidade 

Publicado em: 22/02/2022 11h24 | Atualizado em: 22/02/2022

Garoto usando máscr segura uma bola de futebol na frente de um prédio do CEU. Protocolo Geral para uso dos espaços dos CEUs 

Os Centros Educacionais Unificados (CEU) da cidade estão retomando as suas atividades presenciais e uma série de orientações e protocolos para a utilização dos espaços foram estabelecidas. Entre as principais recomendações estão a apresentação da comprovação de vacinação completa contra a COVID-19, a priorização de atividades ao ar livre e o uso ininterrupto da máscara, higienização frequente das mãos e dos espaços, seguindo as recomendações dos órgãos oficiais da Saúde. 

O funcionamento das unidades e o oferecimento das atividades preveem o contexto pandêmico da Covid-19, o avanço da vacinação e a importância das interações presenciais para a saúde emocional da população. Além das orientações gerais, o documento também especifica como devem ocorrer as atividades relacionadas aos Núcleos de Esporte e Lazer e de Ação Cultural. 

Sobre as atividades físicas, orienta-se que durante as aulas de ginásticas e lutas é obrigatório o uso de máscara facial, cobrindo o nariz e a boca. Os usuários que participam de atividades aquáticas e de esporte coletivo podem ficar sem máscara somente durante a atividade da aula. Para o uso livre do Parque Aquático das unidades o limite máximo de atendimento é de até 50% da capacidade. É obrigatório o uso da máscara facial de forma adequada quando o usuário estiver fora da piscina. 

Para os eventos culturais em ambientes fechados é obrigatória a alternância dos assentos, delimitando-os com as fitas os locais que não poderão ser utilizados, garantindo uma distância mínima de 1,0 (um) metro, entre os espectadores. O limite de atendimento deve seguir uma taxa de ocupação entre 25% e 70%, considerando o público e a equipe técnica, os teatros só poderão funcionar com os sistemas de ventilação e equipamentos de ar-condicionado devidamente higienizados. Artistas e palestrantes programados para se apresentarem nos CEUs que deverão apresentar o documento comprobatório de vacinação completa contra a COVID-19. 

Para as aulas e oficinas artísticas que envolvam contato físico e proximidade entre os participantes, é obrigatório o uso da máscara facial de maneira adequada. Caso haja o compartilhamento dos materiais coletivos, estes devem ser higienizados antes e depois das oficinas, com produto certificado pela ANVISA e eficácia comprovada contra a COVID-19.  

Sobre o uso das bibliotecas é importante que os funcionários realizem a quarentena de material devolvido ou consultado: reservar a estante para acomodar o material devolvido ou consultado, aplicar quarentena de 8 (oito) dias, sinalizando o período. A quarentena dos documentos é o método mais seguro, para se evitar a contaminação.  

O material foi elaborado pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, por meio da Coordenadoria dos CEUs  visando  orientar as condutas, para toda a  comunidade que trabalha ou faz uso de suas instalações. O material orientativo segue as regras estabelecidas pelas áreas técnicas da Saúde, nos âmbitos federal, estadual e municipal. 

Confira a íntegra da publicação doProtocolo Geral para utilização dos espaços dos CEUs

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Estudantes sentados na quadra jogando vôlei sentado.

DRE São Miguel realiza 1º Festival de Vivências Paralímpicas

Publicado em: 07/12/2022 8h24 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Imagem onde se lê

SME realiza I Congresso de Educação em Gênero e Diversidade

Publicado em: 07/12/2022 8h18 - em Secretaria Municipal de Educação

imagem com o texto Esse Lugar Que Tanto Amo

Embaixada da França promove ações voltadas para profissionais da educação

Publicado em: 06/12/2022 4h24 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra 5 estudantes sentados. Na frente deles há um tecido no chão, com cestas com frutas de brinquedo e livros em cima

Escola da Rede Municipal de SP monta barraca literária em feira livre

Publicado em: 06/12/2022 3h57 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma estudante negra, ela está concentrada escrevendo no livro sobre sua mesa.

Está aberto período de inscrição para estudantes do Ensino Fundamental e Médio

Publicado em: 05/12/2022 12h43 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.302