Notícias

CEUs recebem programação especial no mês de junho para as festas tradicionais brasileiras

Música, apresentações circenses, teatro e contação de histórias são algumas das atividades oferecidas

Publicado em: 06/06/2024 11h57 | Atualizado em: 06/06/2024
Imagens de dançarinos com a frase "Festas Tradicionais Brasileiras".

Os Centros Educacionais Unificados (CEUs) da capital paulista promovem uma programação especial ao longo do mês de junho para as festas tradicionais brasileiras. As atividades incluem apresentações teatrais, musicais, circenses, além de contação de histórias nas bibliotecas. Todas são gratuitas e livres para todas as idades. 

Entre as atividades musicais está a Roda de Samba comandada por Anderson Tobias revisitando os clássicos do ritmo nos anos 90 e de grandes artistas como Almir Guineto, Beth Carvalho, Biro do Cavaco, Art Final, Fundo de Quintal, Jorge Aragão e muitos outros. Já o Forró fica por conta do Coletivo Sertãoperifa que convida o público a se mexer e dançar com quem estiver junto. A ideia é vivenciar este ritmo popular e valorizar a presença nordestina nas periferias de São Paulo. 

O espetáculo Jornada Sertaneja de Adriano Martins vai contar a história da música sertaneja, enfatizando suas particularidades e influências sofridas ao longo do tempo. A Cia Mimicalado traz um espetáculo com números de variedades que mesclam o tradicional do Circo com a cultura do Brasil, além de trio musical formado por zabumba, sanfona e triângulo tocando ritmos como Xote, Baião e Forró. 

Já o grupo Folias e Folguedos realiza um espetáculo interativo que contempla o ciclo junino levando ao público uma viagem ao imaginário popular com músicas e danças de vários estados. Para o público infantil a dupla Lili Flor & Paulo Pixu traz um show musical com cantigas, poesias e brincadeiras que demonstram a riqueza cultural brasileira. 

Nas bibliotecas dos CEUs as contações de histórias vão encantar todos os públicos como a apresentação Causos e Contos Juninos do grupo Tricotando Palavras e Lendas do Mato da Cia. do Liquificador. Clique aqui para consultar a programação completa. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem com o fundo amarelo, vários livros dispostos em formato de leque e o texto
Fotografia de várias pessoas em um escadaria em Ouro Preto.

Espaço Kairós promove saídas pedagógicas que refletem sobre ancestralidade e identidade 

Publicado em: 12/05/2026 10h42 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

Descrição de acessibilidade: Montagem com cinco fotografias de uma atividade pedagógica envolvendo alimentos naturais. As imagens mostram crianças explorando cenouras, mangas e outros alimentos em propostas de experimentação sensorial e culinária. Sobre mesas organizadas, aparecem frutas, legumes, utensílios de cozinha infantis, tábuas, recipientes e materiais utilizados durante a vivência. As crianças manipulam os alimentos com as mãos e utensílios, em um ambiente educativo voltado à alimentação saudável e às descobertas sensoriais.

Projeto “Vamos Comer! Descobrindo uma Alimentação Saudável e Equilibrada” 

Publicado em: 11/05/2026 4h31 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Fotografia de um menino com um celular gravando os colegas na escola e o texto

São Paulo abre inscrições para o festival de cinema estudantil nas escolas

Publicado em: 11/05/2026 3h40 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Imagem com o fundo roxo e o texto

Virada Cultural chega aos CEUs com shows de MC Soffia, Demônios da Garoa e mais

Publicado em: 08/05/2026 6h23 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.656