Notícias

CEUs recebem programação especial no mês de junho para as festas tradicionais brasileiras

Música, apresentações circenses, teatro e contação de histórias são algumas das atividades oferecidas

Publicado em: 06/06/2024 11h57 | Atualizado em: 06/06/2024
Imagens de dançarinos com a frase "Festas Tradicionais Brasileiras".

Os Centros Educacionais Unificados (CEUs) da capital paulista promovem uma programação especial ao longo do mês de junho para as festas tradicionais brasileiras. As atividades incluem apresentações teatrais, musicais, circenses, além de contação de histórias nas bibliotecas. Todas são gratuitas e livres para todas as idades. 

Entre as atividades musicais está a Roda de Samba comandada por Anderson Tobias revisitando os clássicos do ritmo nos anos 90 e de grandes artistas como Almir Guineto, Beth Carvalho, Biro do Cavaco, Art Final, Fundo de Quintal, Jorge Aragão e muitos outros. Já o Forró fica por conta do Coletivo Sertãoperifa que convida o público a se mexer e dançar com quem estiver junto. A ideia é vivenciar este ritmo popular e valorizar a presença nordestina nas periferias de São Paulo. 

O espetáculo Jornada Sertaneja de Adriano Martins vai contar a história da música sertaneja, enfatizando suas particularidades e influências sofridas ao longo do tempo. A Cia Mimicalado traz um espetáculo com números de variedades que mesclam o tradicional do Circo com a cultura do Brasil, além de trio musical formado por zabumba, sanfona e triângulo tocando ritmos como Xote, Baião e Forró. 

Já o grupo Folias e Folguedos realiza um espetáculo interativo que contempla o ciclo junino levando ao público uma viagem ao imaginário popular com músicas e danças de vários estados. Para o público infantil a dupla Lili Flor & Paulo Pixu traz um show musical com cantigas, poesias e brincadeiras que demonstram a riqueza cultural brasileira. 

Nas bibliotecas dos CEUs as contações de histórias vão encantar todos os públicos como a apresentação Causos e Contos Juninos do grupo Tricotando Palavras e Lendas do Mato da Cia. do Liquificador. Clique aqui para consultar a programação completa. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem horizontal com fundo azul texturizado e elementos geométricos em tons de azul, verde-azulado e branco. No canto superior esquerdo, aparece a identificação da EMFORPEF – Escola Municipal de Formação de Profissionais da Educação do Futuro. Ao centro, sobre uma faixa verde-azulada, está o texto em branco: “Formação para Supervisores de Estágio”. Na parte inferior, há formas geométricas arredondadas em diferentes tamanhos e cores, compondo a identidade visual da arte.

Formação para Supervisores de Estágio abre 390 vagas na Rede Municipal 

Publicado em: 20/08/2026 6h50 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Tamanho Site (48)

SME realiza nova convocação de Auxiliar Técnico de Educação e Professor de Educação Infantil

Publicado em: 20/08/2026 4h26 - em Secretaria Municipal de Educação

Tamanho Site (47)

SME apoia escolas no planejamento de atividades para reposição de dias letivos

Publicado em: 20/08/2026 3h56 - em Secretaria Municipal de Educação

Em um auditório do CEU Inácio Monteiro, uma mulher fala ao microfone enquanto outras duas mulheres estão sentadas em poltronas no palco. Ao fundo, um telão exibe uma apresentação com o título “Entendeu por que a Rede Somos surgiu?”, além dos logotipos da Rede Somos e da Prefeitura de São Paulo.

Divisão dos CEUs da DRE Guaianases promove bate-papo sobre saúde mental

Publicado em: 19/08/2026 4h43 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

magem horizontal com fundo azul-escuro e composição gráfica circular formada por formas geométricas em verde-claro, azul-petróleo, laranja, rosa e lilás. No centro, sobre um círculo azul-escuro, aparece o texto “Prêmio LED – Luz na Educação”, com “LED” em letras grandes na cor verde-claro e o símbolo do prêmio ao lado.

Prêmio LED abre inscrições para projetos de inovação na educação 

Publicado em: 18/08/2026 5h00 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.690