Notícias

CEUs recebem exposição com releituras de Portinari feitas por artistas urbanos

Obras foram produzidas durante ação realizada em parceria com o MIS Experience

Publicado em: 18/07/2022 10h00 | Atualizado em: 19/07/2022
Imagens de telas com pintura de releituras de obras de Candido Portinari.
Exposição Revisitando Portinari – Foto: Bia Stein

Os 46 CEUs da capital recebem, simultaneamente, a partir desta segunda-feira (18) a exposição Revisitando Portinari, com releituras de obras do consagrado pintor paulista produzidas por grafiteiros e artistas da periferia selecionados pelos próprios CEUs e Fábricas de Cultura espalhados pela capital e Grande São Paulo. A mostra é gratuita, aberta ao público, e terá duração de um mês.

O evento é resultado de uma ação realizada entre a Secretaria Municipal de Educação e o MIS Experience (instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo).

Serão expostas obras de 61 artistas da periferia, cada qual materializando o seu olhar sobre uma das obras de Portinari, escolhida de forma livre. Os selecionados para participar do programa têm convivência e produção muito presentes com os espaços onde as exposições estão sendo apresentadas, criando dessa forma uma integração ainda maior com essa comunidade e o sentindo o reconhecimento de seus trabalhos.

A proposta de levar a mostra aos pontos mais afastados do centro da cidade de São Paulo tem não só o objetivo de aproximação da população com a arte, mas especialmente a iniciação do contato com este universo, visto que os espaços escolhidos têm predominância de público infanto-juvenil.

Sobre o projeto

Em fevereiro deste ano, buscando agregar valores sociais e prestigiando artistas principalmente da periferia da capital, o MIS Experience convidou unidades dos CEUs – da Secretaria Municipal de Educação – e das Fábricas de Cultura – da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado – para participar da ação Portinari em grafitti, com trabalhos produzidos por 61 artistas da periferia através de releituras das obras de Candido Portinari.
A atividade ocorreu durante dois finais de semana, um na sede do Museu Catavento e outro no MIS (em espaço interligado com o MUBE), onde esses artistas, de forma aberta ao público, fizeram livremente a escolha e a releitura das obras de Candido Portinari.

Exposição Portinari para todos
O MIS Experience segue em cartaz com megaexposição Portinari para todos. Centenas de obras do pintor são exibidas e reinterpretadas, a partir de recursos tecnológicos e audiovisuais que preenchem o espaço expositivo do museu. A exposição, bem como o Quintal do Portinari (novo espaço dedicado às crianças) poderão ser visitados até 31 de julho. O site oficial é o www.portinariparatodos.com.br.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de crianças em um ambiente escuro brincando com luzes, lanternas e objetos luminosos

CEI Parque Fernanda cria espaço na unidade para crianças terem Experiências com Luzes

Publicado em: 29/09/2022 3h25 - em Secretaria Municipal de Educação

CACS FUNDEB - Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB.

SME abre inscrições para compor conselho que vai fiscalizar uso da verba do Fundeb

Publicado em: 28/09/2022 5h06 - em Secretaria Municipal de Educação

Menina olha para tabuleiro de xadrez e movimenta uma peça com sua mão direita.

Cerca de 2 mil estudantes participam da Final Municipal de Xadrez Individual

Publicado em: 27/09/2022 4h50 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra as mãos com um punhado de terra próximas de um broto de árvore que está no centro da imagem. Ao fundo, raios de sol sol e folhas verdes desfocados.

SME abre inscrições para curso sobre sustentabilidade e consumo consciente

Publicado em: 27/09/2022 3h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Crianças e professora de Educação Infantil em sala de aula.
1 2 3 1.284