Notícias

CEUs recebem exposição com releituras de Portinari feitas por artistas urbanos

Obras foram produzidas durante ação realizada em parceria com o MIS Experience

Publicado em: 18/07/2022 10h00 | Atualizado em: 19/07/2022
Imagens de telas com pintura de releituras de obras de Candido Portinari.

Exposição Revisitando Portinari – Foto: Bia Stein

Os 46 CEUs da capital recebem, simultaneamente, a partir desta segunda-feira (18) a exposição Revisitando Portinari, com releituras de obras do consagrado pintor paulista produzidas por grafiteiros e artistas da periferia selecionados pelos próprios CEUs e Fábricas de Cultura espalhados pela capital e Grande São Paulo. A mostra é gratuita, aberta ao público, e terá duração de um mês.

O evento é resultado de uma ação realizada entre a Secretaria Municipal de Educação e o MIS Experience (instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo).

Serão expostas obras de 61 artistas da periferia, cada qual materializando o seu olhar sobre uma das obras de Portinari, escolhida de forma livre. Os selecionados para participar do programa têm convivência e produção muito presentes com os espaços onde as exposições estão sendo apresentadas, criando dessa forma uma integração ainda maior com essa comunidade e o sentindo o reconhecimento de seus trabalhos.

A proposta de levar a mostra aos pontos mais afastados do centro da cidade de São Paulo tem não só o objetivo de aproximação da população com a arte, mas especialmente a iniciação do contato com este universo, visto que os espaços escolhidos têm predominância de público infanto-juvenil.

Sobre o projeto

Em fevereiro deste ano, buscando agregar valores sociais e prestigiando artistas principalmente da periferia da capital, o MIS Experience convidou unidades dos CEUs – da Secretaria Municipal de Educação – e das Fábricas de Cultura – da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado – para participar da ação Portinari em grafitti, com trabalhos produzidos por 61 artistas da periferia através de releituras das obras de Candido Portinari.
A atividade ocorreu durante dois finais de semana, um na sede do Museu Catavento e outro no MIS (em espaço interligado com o MUBE), onde esses artistas, de forma aberta ao público, fizeram livremente a escolha e a releitura das obras de Candido Portinari.

Exposição Portinari para todos
O MIS Experience segue em cartaz com megaexposição Portinari para todos. Centenas de obras do pintor são exibidas e reinterpretadas, a partir de recursos tecnológicos e audiovisuais que preenchem o espaço expositivo do museu. A exposição, bem como o Quintal do Portinari (novo espaço dedicado às crianças) poderão ser visitados até 31 de julho. O site oficial é o www.portinariparatodos.com.br.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Design Sem Nome (1)

DRE Guaianases promove reunião de organização

Publicado em: 22/02/2024 4h37 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Imagem dividida em 3 retângulos, cada um com imagens que fazem alusão à símbolos indígenas
Foto de um adulto, com camiseta do Fab Lab, escrevendo em uma lousa branca, crianças acompanhando , tanto em pé, ao lado da lousa, como sentados.

Rede Fab Lab Livre SP abre agenda de oficinas para estudantes e professores da Rede Municipal

Publicado em: 22/02/2024 11h30 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de uma Menina Pintando Com Tinta
Fotografia de jovens em frente ao computador.

CEU São Mateus vai receber campeonatos de Free Fire e EA Sports FC 24

Publicado em: 21/02/2024 10h39 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.426