CEUs e escolas da DRE Campo Limpo promovem mais uma edição da FeirÁfrica

Projeto promove práticas antirracistas e ações formativas da história e cultura africana e afro-brasileira

Publicado em: 10/11/2023 12h42 | Atualizado em: 10/11/2023
Imagem nas cores nude, laranja e verde com a imagem de uma mulher negra replicada diversas vezes onde se lê "FeirÁfrica - Educação antirracista: possibilidades e desafios".

Em celebração ao mês da Consciência Negra, os Centros Educacionais Unificados (CEUs) e as unidades escolares da DRE Campo Limpo promovem mais uma edição da FeirÁfrica. Além de fomentar e promover práticas antirracistas, o evento tem o propósito de ocupar os espaços da comunidade, possibilitando o acesso e a promoção da história e cultura africana e afro-brasileira nas diferentes linguagens.

A programação começou neste quinta-feira (8) e segue ao longo do mês (confira abaixo alguns destaques).

A primeira edição da FeirÁfrica foi em 2016 no CEU Paraisópolis. No ano seguinte, ela foi expandida para todos os CEUs da Diretoria Regional de Educação de Campo Limpo. Atualmente, o CEU Paraisópolis está sob gestão da DRE Butantã, mas continua com projeto.

O projeto é o resultado dos esforços conjuntos do Núcleo de Educação Étnico Racial, coordenadores de polo UniCEU, CEU Gestão – Cultura e Educação, CEIs, EMEIs e EMEFs e outros equipamentos públicos.

Confira alguns destaques que são abertos ao público:

CEU Feitiço da Vila
Data: 11/11
Saída às 9h – Local: Perto da Bandeiras
Caminhada Unidades Educacionais (CEU e entorno)
Concentração a partir das 8h45min.

9h20 – Local : Espaço Verde
Gestão e Educação : Cultura/ Biblioteca
Árvore da Reflexão

9h30 – Recepção da caminhada com Roda de Capoeira
10h – AEL EMEF – Apresentação Cultural – 6º e 7º anos
11h – BEC Inferior – Jogo de Mancala
11 às 12h – EMEI – Oficina
11h -EMEF – Desfile de Beleza Negra e Apresentação do 2º ano
11h30 – CEI – Roda de Música
12h30 – CEI – Desfile

CEU Feitiço da Vila: Rua Feitiço da Vila, 399 – Chácara Santa Maria – São Paulo

CEU Cantos do Amanhecer
Data: 25/11
10h às 16h : Feira de artesanato e comidas e exposição da escritora Aline Soares Diva.

CEI: Exposição de atividades em tela, corte de cabelo afro e cacheado , exposição de fotografia: A Representatividade na Primeira Infância.

EMEI: Brincadeiras africanas, exposição em TOTEM, Oficina de Dança do Ventre e estante de brincadeiras africanas.

Biblioteca Itinerante: Acervo de literatura afro para fins de consulta e empréstimo e Mostra Audiovisual: atividades realizadas ao longo do ano na biblioteca sobre a temática.

UNICEU: Exposição de poemas de poetas africanos.

CEU Cantos do Amanhecer : Av. Cantos do Amanhecer, S/N – Jardim Eledy, São Paulo

14h apresentação com o cantor Thythoo

Confira toda a programação do evento nos CEUs aqui.