Notícias

CEU Vila Atlântica recebe formação gratuita em esporte paralímpico

Capacitação visa promover a inclusão e qualificar profissionais para o ensino do esporte paralímpico em diversas modalidades

Publicado em: 02/12/2024 16h23 | Atualizado em: 02/12/2024

Grupo de pessoas estão posando para foto em um ginásio. Elas seguram raquetes de badminton.
Entre os dias 26 e 29 de novembro, o CEU Vila Atlântica recebeu o programa Paralímpico, uma capacitação gratuita voltada para profissionais de educação física interessados em trabalhar com esporte paralímpico. O programa é promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual de Esporte e da Secretaria Estadual da Pessoa com Deficiência.

O cronograma da formação foi das 8h às 18h, sendo um período de aula teórica e outro de aula prática, abordando oito modalidades paralímpicas: atletismo, halterofilismo, futebol de cegos, parabadminton, vôlei sentado, tênis de mesa, judô e natação. Os participantes puderam optar por se inscrever em mais de uma modalidade. Durante o curso, são oferecidos aos inscritos café da manhã, almoço e café da tarde.

Esta capacitação faz parte do Programa de Desenvolvimento Paralímpico do Governo de São Paulo, que chega ao seu quarto ano oferecendo essas formações gratuitas. O objetivo central é oferecer ao professor ferramentas para o trabalho com crianças com deficiência, além de promover a inclusão e estimular que sejam praticadas modalidades paralímpicas mesmo em turmas sem estudantes com deficiência. 

Os mais de 40 professores do curso possuem alto nível técnico, alguns acompanharam seus atletas nas Paralimpíadas de Paris 2024 em modalidades como natação, futebol de cegos e judô. Fabio Gomes Rocha, que ministra as formações de parabadminton no projeto, é Coordenador de Esportes do CEU Vila Atlântica e já foi Analista de Esportes no CEU Paz.

Este ano, o programa passou por diversas localidades, com edições realizadas em fevereiro no CEU Parque Veredas e em agosto no CEU Casa Blanca. O CEU Vila Atlântica será o responsável por encerrar as formações de 2024.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

No palco, três mulheres estão sentadas em poltronas brancas modernas: A mulher ao centro fala ao microfone. Ela veste uma blusa rosa vibrante com estampas e uma saia branca. À esquerda, uma mulher observa a fala, vestindo uma blusa branca de mangas compridas sob um colete escuro. À direita, outra mulher segura papéis e parece estar acompanhando a mediação ou tomando notas, vestindo uma blusa preta sem mangas. A foto foi tirada da perspectiva da plateia, sendo possível ver o topo da cabeça de algumas pessoas em primeiro plano, o que confere uma sensação de profundidade e participação no evento.

São Paulo vai liderar a Rede Brasileira de Cidades Educadoras

Publicado em: 08/04/2026 3h39 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra uma mesa com fundo verde onde estão dispostas medalhas e certificados. À esquerda, várias medalhas com fitas azuis estão organizadas em fileiras. À direita, há um conjunto de certificados empilhados em formato de leque, com detalhes em verde. A composição destaca materiais de premiação, sugerindo um evento de reconhecimento ou competição educacional.
Montagem de imagens mostra momentos de uma premiação em ambiente interno. À esquerda, em primeiro plano, um jovem segura um troféu com formato de ave, olhando para a câmera com expressão serena. À direita, há duas imagens menores em que um grupo de jovens aparecem em pé, lado a lado, aplaudindo durante a cerimônia. Os participantes vestem roupas casuais, e o ambiente conta com cortinas, mesa ao fundo e um banner com texto, sugerindo um evento institucional ou cultural. A composição destaca o reconhecimento e a celebração do grupo.

Imprensa Kunumingué recebe Troféu Bem-Te-Vi e fortalece os povos indígenas do Jaraguá 

Publicado em: 08/04/2026 12h15 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

Imagem mostra uma nadadora em uma piscina durante a prática esportiva. Em primeiro plano, a atleta está parcialmente submersa, realizando um movimento de nado, com a cabeça fora d’água. Ela usa touca e óculos de natação e apresenta expressão de esforço e concentração, com a boca aberta enquanto respira. A água ao redor está agitada, com respingos visíveis. Ao fundo, é possível ver outras pessoas e raias da piscina, em ambiente que sugere treino ou competição em espaço aquático coberto.
Imagem mostra um grupo de estudantes em uma biblioteca escolar durante uma atividade de gravação. Em primeiro plano, um adolescente, de costas, segura um celular acoplado a um suporte com iluminação circular (ring light). Ele veste camiseta laranja com a inscrição “Imprensa Jovem” nas costas. Ao fundo, três estudantes também com camisetas laranja estão sentados em bancos altos, em frente a estantes cheias de livros. Um deles segura um celular, enquanto os outros acompanham a atividade. O ambiente é organizado, com estantes de madeira repletas de livros coloridos, sugerindo um espaço de leitura e produção de conteúdo dentro da escola.

Dia do Jornalista: projeto ensina jovens a criarem conteúdos próprios e a combater notícias falsas 

Publicado em: 08/04/2026 10h54 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

«1 2 3 1.643