Notícias
CEU Vila Atlântica recebe formação gratuita em esporte paralímpico
Capacitação visa promover a inclusão e qualificar profissionais para o ensino do esporte paralímpico em diversas modalidades
Publicado em: 02/12/2024 16h23 | Atualizado em: 02/12/2024
Entre os dias 26 e 29 de novembro, o CEU Vila Atlântica recebeu o programa Paralímpico, uma capacitação gratuita voltada para profissionais de educação física interessados em trabalhar com esporte paralímpico. O programa é promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual de Esporte e da Secretaria Estadual da Pessoa com Deficiência.
O cronograma da formação foi das 8h às 18h, sendo um período de aula teórica e outro de aula prática, abordando oito modalidades paralímpicas: atletismo, halterofilismo, futebol de cegos, parabadminton, vôlei sentado, tênis de mesa, judô e natação. Os participantes puderam optar por se inscrever em mais de uma modalidade. Durante o curso, são oferecidos aos inscritos café da manhã, almoço e café da tarde.
Esta capacitação faz parte do Programa de Desenvolvimento Paralímpico do Governo de São Paulo, que chega ao seu quarto ano oferecendo essas formações gratuitas. O objetivo central é oferecer ao professor ferramentas para o trabalho com crianças com deficiência, além de promover a inclusão e estimular que sejam praticadas modalidades paralímpicas mesmo em turmas sem estudantes com deficiência.
Os mais de 40 professores do curso possuem alto nível técnico, alguns acompanharam seus atletas nas Paralimpíadas de Paris 2024 em modalidades como natação, futebol de cegos e judô. Fabio Gomes Rocha, que ministra as formações de parabadminton no projeto, é Coordenador de Esportes do CEU Vila Atlântica e já foi Analista de Esportes no CEU Paz.
Este ano, o programa passou por diversas localidades, com edições realizadas em fevereiro no CEU Parque Veredas e em agosto no CEU Casa Blanca. O CEU Vila Atlântica será o responsável por encerrar as formações de 2024.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Itaquera
CEU Aricanduva amplia acesso ao Xadrez com projeto aberto à comunidade
Secretaria Municipal de Educação
Maestro João Carlos Martins surpreende e toca no piano da Secretaria Municipal de Educação
Diretoria Regional de Educação Penha
CEU Carrão recebe oficina de extração, armazenamento e oferta de leite materno
Secretaria Municipal de Educação
Artigo do secretário Fernando Padula destaca benefícios das parcerias publico-privadas na Educação
Secretaria Municipal de Educação
Educateca: SME divulga acervo com matérias do Programa Boas Práticas Escolares da TV Cultura
Diretoria Regional de Educação Butantã
Revista Imprensa Jovem chega à 9ª edição com o tema mudanças climáticas
Relacionadas

CEU Aricanduva amplia acesso ao Xadrez com projeto aberto à comunidade
Publicado em: 24/07/2025 5h09 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

Maestro João Carlos Martins surpreende e toca no piano da Secretaria Municipal de Educação
Publicado em: 24/07/2025 4h05 - em Secretaria Municipal de Educação

CEU Carrão recebe oficina de extração, armazenamento e oferta de leite materno
Publicado em: 24/07/2025 12h00 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Artigo do secretário Fernando Padula destaca benefícios das parcerias publico-privadas na Educação
Publicado em: 24/07/2025 11h06 - em Secretaria Municipal de Educação

Educateca: SME divulga acervo com matérias do Programa Boas Práticas Escolares da TV Cultura
Publicado em: 24/07/2025 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação