Notícias

CEU Vila Alpina oferece oficina de ginástica para o cérebro que melhora rendimento mental

Com aulas às segundas, terças, quintas e sábados, a prática é voltada para a melhor idade e envolve jogos, atividades lúdicas e desafios que estimulam diversas áreas do cérebro

Publicado em: 23/07/2025 11h00 | Atualizado em: 23/07/2025
Oficinas Cerebrais No Ceu Vila Alpina Estão Com Inscrições Abertas

A ginástica mental, também conhecida como ginástica cerebral ou neuróbica, é um conjunto de exercícios, problemas e quebra-cabeças mentais que auxiliam no desenvolvimento de habilidades cognitivas e melhoram o rendimento mental. Com o objetivo de apoiar a terceira idade nessa prática, o CEU Vila Alpina, zona leste da capital paulista, oferece turmas da oficina Ginástica para o Cérebro às segundas, terças, quintas e sábados. 

Para se inscrever, os interessados devem comparecer à unidade portando um documento com foto e um comprovante de residência. A retomada das atividades está prevista para o final de julho e a oficina é voltada para pessoas com idade a partir de 50 anos. Participantes a partir de 70 anos ou que apresentem alguma condição médica especial precisam apresentar atestado médico obrigatório.

Durante as oficinas, os participantes desenvolvem capacidades cognitivas como memória, concentração, foco, atenção e raciocínio lógico, além de habilidades socioemocionais, como autoconfiança, autonomia, autoestima e relações interpessoais. Também são realizadas atividades específicas sobre sustentabilidade.

Os exercícios de ginástica propostos ativam os dois lados do cérebro, coordenam os movimentos corporais e estimulam os sentidos, especialmente a visão. Além disso, promovem a produção de mielina, contribuindo para a melhoria da aprendizagem.

Entre os principais objetivos da prática estão a promoção do bom estado físico, a qualidade dos movimentos, o fortalecimento das capacidades psicológicas e cognitivas, o favorecimento da comunicação entre cérebro e corpo, bem como a eliminação do estresse e das tensões do organismo.

Algumas das práticas trabalhadas nas aulas incluem:

  • Fazer sudokus e quebra-cabeças, cronometrando o tempo para avaliar o progresso;
  • Aprender palavras novas e incorporá-las às suas próximas conversas;
  • Trocar o relógio de mão;
  • Identificar a hora em um espelho;
  • Andar para trás na sua própria casa (com cuidado);
  • Escovar os dentes com a mão não dominante;
  • Observar fotografias ao contrário para ver novos detalhes;
  • Utilizar o telefone celular com a mão menos habitual;
  • Vestir-se com os olhos fechados;
  • Mudar o caminho para o trabalho, a escola, a sua casa.

Horários das atividades:

  • Segunda-feira; 9h às 10h
  • Terça-feira; 15h às 16h
  • Quinta-feira; 15h às 16h
  • Sábado; 10h às 11h

Essas atividades mudam as rotinas e comportamentos automáticos e fazem o cérebro trabalhar de maneira diferente e estimulante.

O CEU Vila Alpina fica localizado na rua João Pedro Lecor, 141 – Vila Prudente.

Conheça mais sobre a programação dos CEUs

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia mostra profissionais da Educação reunidos no auditório para os

SME realiza segunda etapa dos Seminários “Juntos Pela Aprendizagem” com as  DREs

Publicado em: 23/07/2025 11h52 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Oficinas Cerebrais No Ceu Vila Alpina Estão Com Inscrições Abertas

CEU Vila Alpina oferece oficina de ginástica para o cérebro que melhora rendimento mental

Publicado em: 23/07/2025 11h00 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Ceu Jaguaré Recebe Evento Solidário No Próximo Sábado

CEU Jaguaré recebe ação solidária da Hamburgada do Bem neste sábado (26)

Publicado em: 23/07/2025 9h54 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

mão feminina preenchendo gabarito de prova de concurso

Inscrições para a Prova Nacional Docente (PND) seguem até sexta-feira (25)

Publicado em: 22/07/2025 3h00 - em Secretaria Municipal de Educação

logo do prêmio Estudantes Em Ação 3ª edição

CGM e SME divulgam escolas selecionadas para o Projeto Estudantes em Ação

Publicado em: 22/07/2025 12h35 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.544