Notícias

CEU Perus recebe atividades da Semana de Arte Moderna da AEL

AELs apresentam homenagens a Ariano Suassuna

Publicado em: 16/11/2017 14h28 | Atualizado em: 30/11/2020

SemanadeArteModerna_ceu_perus_740_x_430.jpg

Matéria produzida pela equipe de Imprensa Jovem Voz do Kauffmann

Na última terça-feira, 17 de outubro, das 9h às 12h, no Centro Educacional Unificado (CEU) Perus, os jovens da Academia Estudantil de Letras (AEL) e da Imprensa Jovem Voz do Kauffmann, acompanhados dos Professores Rildo Nedson, Maurizalen Ávila e Marivalda Fontanete e a Assistente de Direção, Michele Henri Felix Cola, participaram da Mostra Anual “Semana de Arte Moderna da AEL”, onde são apresentados os trabalhos desenvolvidos durante o ano, realizados sob orientação dos Coordenadores de cada Unidade Escolar que possui uma Academia.

A Semana de Arte Moderna da Academia Estudantil de Letras da Rede Municipal de Ensino de São Paulo homenageou o dramaturgo, romancista, ensaísta, poeta e professor brasileiro, Ariano Suassuna. A programação foi variada, com apresentações de trechos de obras desse autor em destaque.

Nesse encontro, cinco Academias Estudantis de Letras se revezaram no palco apresentando a vida e a obra do autor em adaptações cênicas e leituras dramáticas: a EMEF Dilermando Dias dos Santos – AEL “Ângela Lago”, EMEF Rui Bloem – AEL “Carolina Maria de Jesus”, CEU EMEF Perus, EMEF Júlio de Oliveira – AEL “Maurício de Sousa” e da EMEF Dr. José Kauffmann – AEL “Márcia Ribeiro Pitta”.

O aluno-repórter Gabriel conversou com a Coordenadora da AEL da Diretoria Regional de Educação (DRE) Pirituba / Jaraguá, Edileuza Andrade de Carvalho. “Esta Semana de Arte Moderna da AEL recupera a Semana de Arte Moderna do ano de 1922”, contou Edileuza. “A atividade faz o resgate das diferentes linguagens que temos para expressar nossa identidade, como a música, a dança e a poesia. A literatura humaniza, como disse Mario Quintana, ‘Os livros não mudam o mundo, os livros mudam as pessoas, as pessoas mudam o mundo’. Este é o cerne do projeto AEL”, conclui a Coordenadora.

O repórter-mirim Kleber ouviu o jovem escritor Vítor Fabiano, que fez a fala final do evento. O autor disse que “a Semana de Arte Moderna da AEL proporciona a troca de informações entre as AELs da cidade”. O escritor afirmou também que a leitura é essencial para constituir alguém crítico e que tenha noção do que faz no mundo. “A leitura dá a capacidade de se comunicar com a realidade”, frisou.

Matéria produzida por: Gabriel Pinheiro, Kleber Rodrigo, Eliel Santos, Isabella Carvalho e Prof. Rildo Nedson, Coordenador da Imprensa Jovem Voz do Kauffmann.

Galeria de Fotos

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Estudante usando um notebook com atividades de matemática

EMEF Paulo Duarte diversifica ensino de Matemática com jogos e brincadeiras

Publicado em: 06/05/2025 5h17 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Arte com fundo amarelo e roxo, no centro há o logotipo da Semana de Estudo e Leitura, com dois bonecos em cima de um livro aberto.

14ª Semana Municipal de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura começa nesta segunda-feira (5)

Publicado em: 05/05/2025 11h31 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de visita de representantes da Prefeitura do Acre

SME recebe visita de representantes da Prefeitura de Rio Branco para troca de experiências 

Publicado em: 30/04/2025 4h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia da Secretária Executiva Pedagógica participando de painel educacional na Bett Brasil 2025

Secretária Executiva de SP prioriza legado educacional na gestão pública

Publicado em: 29/04/2025 4h58 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com a vista do palco de um auditório, no palco um grupo de mulheres sorri, ao fundo o auditório está também cheio de mulheres

Mães Guardiãs participam de formação sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs)

Publicado em: 29/04/2025 4h42 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.512