Notícias

CEU Paraisópolis inaugura Ponto de Afeto para apoio à amamentação

Esse é o primeiro espaço inaugurado em um CEU para atender servidoras e toda a comunidade

Publicado em: 26/01/2026 9h48 | Atualizado em: 26/01/2026
Tamanho Portal (14)

O CEU Paraisópolis ganhou um novo espaço de acolhimento para as servidoras e mães de toda a comunidade, o Ponto de Afeto, uma sala para apoio à amamentação que foi inaugurada no domingo (25/1) que marcou a comemoração do 472º aniversário da capital paulista.  

O novo espaço foi estruturado para garantir condições adequadas à continuidade da amamentação após o retorno ao trabalho, beneficiando servidoras públicas, colaboradoras de prestadoras de serviços e cidadãs que necessitem de um ambiente apropriado para coleta e armazenamento de leite materno. 

O projeto “Pontos de Afeto” foi criado para ser instalado nos equipamentos públicos e concebido com base no “Guia do Ministério da Saúde para Implantação de Salas de apoio à amamentação para a mulher trabalhadora” e permite que a mulher colete o leite de forma adequada e segura, garantindo que os critérios estabelecidos pela ANVISA sejam cumpridos.   

A iniciativa é fruto de parceria com o Núcleo da Política Municipal Integrada pela Primeira Infância, da Secretaria Executiva de Projetos Estratégicos (SEPE), vinculado à Secretaria de Governo Municipal (SGM), e está alinhada ao Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI). 

Esse é o primeiro espaço inaugurado em um CEU e conta com poltrona de amamentação, mesa de apoio com tomada, freezer e refrigerador para armazenar o leite, espelho, filtro com água gelada e espaço de brincar para atender as mães com outras crianças. Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME) já estão em funcionamento outras salas nos prédios da Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE) e da Diretoria Regional de Educação (DRE) Butantã.  

Segunda Marcela Arruda, secretária municipal de Gestão, a cidade completa mais um ano de existência, mas quem ganha o presente são as servidoras do CEU Paraisópolis. “Com a inauguração deste primeiro Pontos de Afeto em uma unidade educacional, a Secretaria Municipal de Gestão cumpre mais uma vez o seu papel no desenvolvimento de políticas públicas em prol do aleitamento materno e na preocupação com as mães que trabalham fora, e que precisam de todo apoio e ajuda para proteger o aleitamento, garantindo o pleno desenvolvimento dos filhos”, conclui Marcela.  

O secretário municipal de Educação em exercício, Samuel Ralize, destacou a importância do aleitamento para a garantia do desenvolvimento dos bebês. “A gente está muito feliz de contar com essa parceira e ter um Ponto de Afeto aqui no CEU Paraisópolis e receber não só as nossas servidoras lactantes, mas também as mães e mulheres da comunidade que utilizam o equipamento. É garantir o direito ao aleitamento materno em um lugar adequado com privacidade e segurança”.  

Saiba mais sobre os Pontos de Afeto

Saiba onde estão localizados os Pontos de Afeto já em funcionamento: 

Secretaria Municipal de Gestão – Edifício do Jockey – Rua Boa Vista nº 280   

Secretaria de Governo – Edifício Matarazzo nº 15 – 3º andar 

Secretaria da Fazenda – Rua Líbero Badaró, 190 – 2º andar 

Secretaria Municipal de Saúde – Rua Siqueira de Campos, 176, 7º andar, Liberdade 

Secretaria Municipal de Educação (CODAE/SME) – Rua Líbero Badaró, 425 – 9º andar – Centro, São Paulo 

Subprefeitura de São Mateus – Av. Ragueb Chohfi, 1.400 – Parque Industrial São Lourenço 

Diretoria Regional de Educação do Butantã – rua Padre Eugênio Lopes nº 261 – Vila Progredior.   

Leia também: 

Diretoria Regional de Educação Butantã inaugura sala de apoio para servidoras lactantes

Prefeitura de São Paulo inaugura sala do Pontos de Afeto no prédio da Coordenadoria de Alimentação Escolar

Confira mais registros da inauguração:

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

No palco, três mulheres estão sentadas em poltronas brancas modernas: A mulher ao centro fala ao microfone. Ela veste uma blusa rosa vibrante com estampas e uma saia branca. À esquerda, uma mulher observa a fala, vestindo uma blusa branca de mangas compridas sob um colete escuro. À direita, outra mulher segura papéis e parece estar acompanhando a mediação ou tomando notas, vestindo uma blusa preta sem mangas. A foto foi tirada da perspectiva da plateia, sendo possível ver o topo da cabeça de algumas pessoas em primeiro plano, o que confere uma sensação de profundidade e participação no evento.

São Paulo vai liderar a Rede Brasileira de Cidades Educadoras

Publicado em: 08/04/2026 3h39 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra uma mesa com fundo verde onde estão dispostas medalhas e certificados. À esquerda, várias medalhas com fitas azuis estão organizadas em fileiras. À direita, há um conjunto de certificados empilhados em formato de leque, com detalhes em verde. A composição destaca materiais de premiação, sugerindo um evento de reconhecimento ou competição educacional.
Montagem de imagens mostra momentos de uma premiação em ambiente interno. À esquerda, em primeiro plano, um jovem segura um troféu com formato de ave, olhando para a câmera com expressão serena. À direita, há duas imagens menores em que um grupo de jovens aparecem em pé, lado a lado, aplaudindo durante a cerimônia. Os participantes vestem roupas casuais, e o ambiente conta com cortinas, mesa ao fundo e um banner com texto, sugerindo um evento institucional ou cultural. A composição destaca o reconhecimento e a celebração do grupo.

Imprensa Kunumingué recebe Troféu Bem-Te-Vi e fortalece os povos indígenas do Jaraguá 

Publicado em: 08/04/2026 12h15 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

Imagem mostra uma nadadora em uma piscina durante a prática esportiva. Em primeiro plano, a atleta está parcialmente submersa, realizando um movimento de nado, com a cabeça fora d’água. Ela usa touca e óculos de natação e apresenta expressão de esforço e concentração, com a boca aberta enquanto respira. A água ao redor está agitada, com respingos visíveis. Ao fundo, é possível ver outras pessoas e raias da piscina, em ambiente que sugere treino ou competição em espaço aquático coberto.
Imagem mostra um grupo de estudantes em uma biblioteca escolar durante uma atividade de gravação. Em primeiro plano, um adolescente, de costas, segura um celular acoplado a um suporte com iluminação circular (ring light). Ele veste camiseta laranja com a inscrição “Imprensa Jovem” nas costas. Ao fundo, três estudantes também com camisetas laranja estão sentados em bancos altos, em frente a estantes cheias de livros. Um deles segura um celular, enquanto os outros acompanham a atividade. O ambiente é organizado, com estantes de madeira repletas de livros coloridos, sugerindo um espaço de leitura e produção de conteúdo dentro da escola.

Dia do Jornalista: projeto ensina jovens a criarem conteúdos próprios e a combater notícias falsas 

Publicado em: 08/04/2026 10h54 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

«1 2 3 1.643