Notícias
CEU Navegantes faz visita à ‘Bienal do Lixo’
Estudantes apreciaram obras feitas de materiais de descarte e posteriormente irão fazer sua própria exposição com releituras dos objetos expostos.
Publicado em: 07/06/2022 14h55 | Atualizado em: 07/06/2022
No último sábado (4) o Centro Educacional Unificado (CEU) Navegantes, no Grajaú, levou estudantes da extensão de jornada, da Imprensa Jovem e as mulheres do projeto “Café com Talentos” para visitar a Bienal do Lixo, no Parque Villa-Lobos. Esta foi a primeira edição do projeto, que tem como objetivo a conscientização sobre a preservação do meio ambiente.
Trinta e duas pessoas apreciaram as obras feitas de materiais de descarte, como pneus de carro usado, copos descartáveis, peças de computador velhas. Na oportunidade, o grupo ainda pode participar de uma dinâmica com brincadeiras de origem africanas, montaram bonequinhos com papelão, visitaram a biblioteca do parque e, ao final da visita, ganharam copos feitos com casca de coco e mudas de árvores frutíferas que futuramente serão plantadas no CEU.
A fim de dar segmento ao aprendizado, os estudantes vão escolher a obra que mais gostaram para fazer uma releitura, utilizando os mesmos materiais. Posteriormente, o CEU organizará sua própria exposição com essas obras feitas pelos estudantes.
Para que a visita acontecesse, a gestora do CEU, Yamara Melo, entrou em contato com os coordenadores do núcleo educacional Marleide Freitas e Weslley Nunes, a assessora Vanessa dos Santos, a oficineira extensão de jornada Maria Creusa de Oliveira e a professora da EMEF Jardim Eliana, Cristiane Martins. Em conjunto, todos organizaram lanches, ônibus e convidaram os grupos a participar.
“Foi uma oportunidade de focar nessa questão de reciclagem, porque até então as crianças trabalham o tema na sala de aula, sabem a importância de reciclar, reutilizar, mas nunca viram o trabalho final como puderam ver na exposição”, disse Yamara Melo.
O passeio pedagógico além de proporcionar muito aprendizado foi, segundo a gestora, uma oportunidade de integrar todos os componentes do CEU, já que tiveram estudantes da EMEF, EMEI e do grupo de mulheres.
Muitos dos estudantes nunca tinham ido ao parque Villa Lobos e não têm um acesso amplo à cultura. “Eles terem contato com o outro lado de São Paulo foi muito importante, pois ficam muito aqui no fundão do Grajaú e o que tem de cultura, esporte e lazer para eles é o CEU Navegantes. Cumprimos nosso papel de educador com uma política pública”, comentou Yamara.
Quem foi na exposição ficou encantado, os estudantes se surpreenderam com os produtos resultados de lixo. “Uma pessoa do café com talentos disse que esse passeio foi um marco em sua vida”, finalizou a gestora.
Assista ao vídeo da visita feito pelo CEU:
Algumas fotos da exposição:
Notícias Mais Recentes
Núcleo Técnico de Currículo
Secretaria Municipal de Educação realiza live sobre segurança na internet no Dia da Internet Segura
Secretaria Municipal de Educação
SME incentiva que estudantes, familiares e profissionais façam parte das instâncias de participação
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação promove reunião sobre o orçamento de 2025
Secretaria Municipal de Educação
Vestibular em polos da UniCEU estão com inscrições abertas
Secretaria Municipal de Educação
SME orienta famílias de estudantes matriculados em unidades municipalizadas
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação libera novo lote de créditos para material e uniforme para os estudantes das escolas municipalizadas
Relacionadas

Secretaria Municipal de Educação realiza live sobre segurança na internet no Dia da Internet Segura
Publicado em: 07/02/2025 5h42 - em Núcleo Técnico de Currículo

SME incentiva que estudantes, familiares e profissionais façam parte das instâncias de participação
Publicado em: 07/02/2025 4h49 - em Secretaria Municipal de Educação

Secretaria Municipal de Educação promove reunião sobre o orçamento de 2025
Publicado em: 07/02/2025 11h23 - em Secretaria Municipal de Educação

Vestibular em polos da UniCEU estão com inscrições abertas
Publicado em: 06/02/2025 5h34 - em Secretaria Municipal de Educação

SME orienta famílias de estudantes matriculados em unidades municipalizadas
Publicado em: 06/02/2025 4h05 - em Secretaria Municipal de Educação