Notícias

CEU Navegantes faz visita à ‘Bienal do Lixo’

Estudantes apreciaram obras feitas de materiais de descarte e posteriormente irão fazer sua própria exposição com releituras dos objetos expostos.

Publicado em: 07/06/2022 14h55 | Atualizado em: 07/06/2022
Fotografia mostra 10 crianças a frente de uma obra da exposição.

No último sábado (4) o Centro Educacional Unificado (CEU) Navegantes, no Grajaú, levou estudantes da extensão de jornada, da Imprensa Jovem e as mulheres do projeto “Café com Talentos” para visitar a Bienal do Lixo, no Parque Villa-Lobos. Esta foi a primeira edição do projeto, que tem como objetivo a conscientização sobre a preservação do meio ambiente.

Trinta e duas pessoas apreciaram as obras feitas de materiais de descarte, como pneus de carro usado, copos descartáveis, peças de computador velhas. Na oportunidade, o grupo ainda pode participar de uma dinâmica com brincadeiras de origem africanas, montaram bonequinhos com papelão, visitaram a biblioteca do parque e, ao final da visita, ganharam copos feitos com casca de coco e mudas de árvores frutíferas que futuramente serão plantadas no CEU.

A fim de dar segmento ao aprendizado, os estudantes vão escolher a obra que mais gostaram para fazer uma releitura, utilizando os mesmos materiais. Posteriormente, o CEU organizará sua própria exposição com essas obras feitas pelos estudantes.

Para que a visita acontecesse, a gestora do CEU, Yamara Melo, entrou em contato com os coordenadores do núcleo educacional Marleide Freitas e Weslley Nunes, a assessora Vanessa dos Santos, a oficineira extensão de jornada Maria Creusa de Oliveira e a  professora da EMEF Jardim Eliana, Cristiane Martins. Em conjunto, todos organizaram lanches, ônibus e convidaram os grupos a participar.

“Foi uma oportunidade de focar nessa questão de reciclagem, porque até então as crianças trabalham o tema na sala de aula, sabem a importância de reciclar, reutilizar, mas nunca viram o trabalho final como puderam ver na exposição”, disse Yamara Melo.

O passeio pedagógico além de proporcionar muito aprendizado foi, segundo a gestora, uma oportunidade de integrar todos os componentes do CEU, já que tiveram estudantes da EMEF, EMEI e do grupo de mulheres.

Muitos dos estudantes nunca tinham ido ao parque Villa Lobos e não têm um acesso amplo à cultura. “Eles terem contato com o outro lado de São Paulo foi muito importante, pois ficam muito aqui no fundão do Grajaú e o que tem de cultura, esporte e lazer para eles é o CEU Navegantes. Cumprimos nosso papel de educador com uma política pública”, comentou Yamara. 

Quem foi na exposição ficou encantado, os estudantes se surpreenderam com os produtos resultados de lixo. “Uma pessoa do café com talentos disse que esse passeio foi um marco em sua vida”, finalizou a gestora.

Assista ao vídeo da visita feito pelo CEU:

Algumas fotos da exposição:

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de várias crianças com uniforme escolar da PMSP. Elas estão na sala de aula e seguram carteirinhas em suas mãos.

Semana de Formação dos Grêmios Estudantis fortalece protagonismo nas escolas 

Publicado em: 08/05/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Mulher de meia-idade realiza exame oftalmológico em consultório médico. Ela está posicionada diante de um equipamento de avaliação ocular, enquanto um profissional de saúde observa seus olhos pelo aparelho. A imagem destaca o atendimento especializado em saúde da visão.

CEU Azul da Cor do Mar realiza inscrições para Mutirão da Catarata gratuito

Publicado em: 07/05/2026 5h18 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

Imagem com o fundo branco, bosdas azuis e o texto

Inscrições abertas para 1ª Mostra Estudantil de Arte Contemporânea 

Publicado em: 07/05/2026 3h45 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Fotografia de uma kombi com várias gravura e inscrições e um casal a frente vestidos para apresentação cultura com chapéu, vestido e violão.
Quatro pessoas participam de uma atividade de alongamento em ambiente interno iluminado. Elas estão em pé, inclinando o corpo lateralmente com um dos braços elevados acima da cabeça. O grupo é composto por duas mulheres e dois homens, vestidos com roupas casuais. Ao fundo, há janelas grandes com persianas claras e móveis de escritório, sugerindo um ambiente corporativo.
«1 2 3 1.655