Notícias

CEU Jardim Paulistano lança Centro de Educação em Direitos Humanos

C.E.D.H tem como prioridade a formação de uma cultura de respeito à dignidade humana

Publicado em: 08/12/2015 15h15 | Atualizado em: 30/11/2020

centros_dir_humanos_740_x_430.jpg

Na segunda-feira, dia 17 de Novembro, o CEU Jardim Paulistano fez o lançamento do Centro de Educação em Direitos Humanos (C.E.D.H.), integrando o número de quatro centros, um em cada zona paulistana. A intenção dos C.E.D.H é formar uma cultura de respeito, por meio da promoção e da vivência dos valores de liberdade, justiça, igualdade, tolerância e paz.

Zelando pelo respeito mútuo e partindo do pressuposto que a educação sobre direitos humanos acontece na experiência vivida, o evento contou com uma noite de Sarau, Coletivos de Cultura, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, dentre outros parceiros, e unidades educacionais do território. Estavam presentes na mesa Marcio Alexandre Massela e Cristina Benedicte, representantes da DRE Freguesia/Brasilândia, Rogério Sotilli, Secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Eduardo Bittar, Coordenador de Educação em Direitos Humanos da Secretaria, Claudinéia S. Oliveira Nicolau, Gestora do CEU Jd. Paulistano, Sebastião dos Santos Carvalho, Diretor da EMEF Sen. Milton Campos, Loide Dionisio Pedroso, Diretor da EMEF CEU Jd. Paulistano, Elaine dos Reis Nunes, Diretor da EMEF Rosa e Carolina Agazzi, e Aline Batistini, Coordenadora de Direitos Humanos da Secretaria.

Com intuito de fomentar a cultura de participação cidadã nos espaços democráticos da instituição e da comunidade, o projeto prentende ampliar a biblioteca das unidades que recebem os C.E.D.H, por meio de doações de material pedagógico em temas de Educação em Direitos Humanos, além de trabalhar a questão por meio de atividades culturais, oficinas, convívio comunitário, palestras e festivais.

Centros de Educação em Diretos Humanos – Realizados pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), a Secretaria Municipal de Educação (SME), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU) e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH-PR), os CEDHs terão suas atividades integradas às das unidades escolares participantes e da comunidade do entorno, trabalhando o tema de direitos humanos nas diversas áreas de um CEU – cultura, esportes, educação, gestão e integração com os moradores do bairro. Educadores, alunos e comunidade montarão juntos um calendário de atividades, reuniões e oficinas e desenvolverão o material pedagógico.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem de um palco durante um evento institucional. Ao fundo, há um painel grande em tons de azul e verde a identificação do 68º Congresso Estadual de Municípios da APM. À frente do painel, seis pessoas estão lado a lado, em pé, sorrindo para a foto. Todas usam crachá de identificação. O grupo é composto por homens e mulheres, vestidos com trajes formais e sociais, como ternos, blazer e vestidos. O ambiente é bem iluminado, com destaque para o palco e os participantes.

Secretaria da Educação representa a cidade no 68º Congresso Estadual de Municípios 

Publicado em: 06/04/2026 5h55 - em Secretaria Municipal de Educação

Fachada do CEU Água Azul com uma escadaria

O que fazer no feriado? CEUs têm programação gratuita em todas as regiões de SP

Publicado em: 02/04/2026 5h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma criança com um livro nas mãos. Ela olha para o lado e ao redor dela há brinquedos em madeira.
Imagem com fundo rosa escuro e branco e o texto
Imagem de uma criança pequena sentada à mesa, concentrada enquanto escreve ou desenha em uma folha de papel. Ao lado, uma mulher observa atentamente e oferece apoio, com expressão de cuidado e orientação. Ao fundo, outras pessoas aparecem desfocadas, sugerindo um ambiente escolar. A cena transmite um momento de aprendizagem e acompanhamento individual.

São Paulo avança na alfabetização e supera meta do MEC 

Publicado em: 01/04/2026 6h10 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.642