Notícias

CEU Jaçanã sedia Semana de Arte Moderna da AEL

Evento contou com apresentação da AEL Cora Coralina e AEL Ilan Brenman.

Publicado em: 16/11/2017 13h36 | Atualizado em: 30/11/2020

Semana_AEL_DREJT_740_x_430.jpg

Matéria produzida pela equipe de Imprensa Jovem do EMEF Lourenço Filho

No dia 17 de outubro, aconteceu no Centro Educacional Unificado (CEU) Jaçanã, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Jaçanã Tremembé, a Semana de Arte Moderna da Academia Estudantil de Letras (AEL) 2017.

O evento contou com as participações da AEL Ilan Brenman da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Lourenço Filho (DRE JT) e a AEL Cora Coralina da EMEF Luiz Washington Vitta (DRE Penha). Este ano, a Semana de Arte Moderna homenageia o escritor brasileiro Ariano Suassuna.

A abertura do evento foi realizada pelo formador dos Professores Orientadores de Sala de Leitura (POSLs) Ivan Venturini da DRE JT, em breve explicação ele relatou a história e linguagem do escritor, que aproveitava coisas já escritas para escrever outras coisas, como por exemplo, o Auto da Compadecida que foi escrito através de três cordéis já escritos anteriormente.

A AEL Ilan Brenman, sob o comando da professora Newci, deu início as apresentações com o espetáculo: “O universo encantado de Suassuna”, onde alunos de 7º e 8º anos encenaram um trecho do Auto da Compadecida.

Na sequência, a AEL Cora Coralina, sob o comando da professora Sônia, realizou um grande Sarau sobre Vinicius de Moraes, apresentando a Arca de Noé, duas “Esquestes dos Barbixas”, recital de poemas e muita cantoria.

Em entrevista à equipe da Imprensa Jovem, a professora Newci da AEL Ilan Brenman, relatou a importância da troca de experiências entre os coordenadores das outras AELs para a criação de “estratégias que facilitem a exposição de autores de forma diferenciada, lúdica e tranquila para os alunos”.

A professora Sônia da AEL Cora Coralina, ao ser perguntada sobre o que mais a alegra no projeto, disse que adora relacionar o teatro ao texto literário, o que ajuda muito no desenvolvimento dos seus alunos com a leitura.

Encantada com o projeto, a professora Vanisse, da EMEF Almirante Tamandaré, relatou que se surpreende ao se deparar com crianças tão pequenas envolvidas e empenhadas com literatura.

Conheça o projeto Imprensa Jovem da EMEF Lourenço Filho.

Equipe Responsável pela matéria Alunos: Evelyn Aires dos Santos, Geovane Alves Alcantara, Isabella Oliveira Sousa, João Pedro Fernandes Mesquita e Professora Daniela Fonseca .

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Estudantes surdos fazem filmagens utilizando câmera filmadora - Cinema

Alunos surdos da EMEF Candida Dora Pino Pretini produzem curta-metragem

Publicado em: 29/11/2022 4h41 - em Secretaria Municipal de Educação

Banner do Festival De Mancala

SME promove festival de jogo de origem africana que reúne mais de mil estudantes e educadores

Publicado em: 29/11/2022 3h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Mulheres na sala de aula de Confeitaria. Elas estão de frente para mesa coletiva e manuseiam uma massa em forminhas. Também usam máscara de proteção individual, avental e touca.

Inscrições abertas para as turmas de 2023 dos cursos gratuitos profissionalizantes dos CMCTs

Publicado em: 28/11/2022 11h50 - em Secretaria Municipal de Educação

Cowparede - fotografia de esculturas de vacas pintadas por artistas

CEU Paraisópolis recebe exposição CowParade

Publicado em: 25/11/2022 1h01 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de grupo de estudante tocando instrumentos de percussão

EMEF Imperatriz Leopoldina forma ritmistas com ‘batucada’

Publicado em: 25/11/2022 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.299