Notícias

CEU Jaçanã sedia Semana de Arte Moderna da AEL

Evento contou com apresentação da AEL Cora Coralina e AEL Ilan Brenman.

Publicado em: 16/11/2017 13h36 | Atualizado em: 30/11/2020

Semana_AEL_DREJT_740_x_430.jpg

Matéria produzida pela equipe de Imprensa Jovem do EMEF Lourenço Filho

No dia 17 de outubro, aconteceu no Centro Educacional Unificado (CEU) Jaçanã, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Jaçanã Tremembé, a Semana de Arte Moderna da Academia Estudantil de Letras (AEL) 2017.

O evento contou com as participações da AEL Ilan Brenman da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Lourenço Filho (DRE JT) e a AEL Cora Coralina da EMEF Luiz Washington Vitta (DRE Penha). Este ano, a Semana de Arte Moderna homenageia o escritor brasileiro Ariano Suassuna.

A abertura do evento foi realizada pelo formador dos Professores Orientadores de Sala de Leitura (POSLs) Ivan Venturini da DRE JT, em breve explicação ele relatou a história e linguagem do escritor, que aproveitava coisas já escritas para escrever outras coisas, como por exemplo, o Auto da Compadecida que foi escrito através de três cordéis já escritos anteriormente.

A AEL Ilan Brenman, sob o comando da professora Newci, deu início as apresentações com o espetáculo: “O universo encantado de Suassuna”, onde alunos de 7º e 8º anos encenaram um trecho do Auto da Compadecida.

Na sequência, a AEL Cora Coralina, sob o comando da professora Sônia, realizou um grande Sarau sobre Vinicius de Moraes, apresentando a Arca de Noé, duas “Esquestes dos Barbixas”, recital de poemas e muita cantoria.

Em entrevista à equipe da Imprensa Jovem, a professora Newci da AEL Ilan Brenman, relatou a importância da troca de experiências entre os coordenadores das outras AELs para a criação de “estratégias que facilitem a exposição de autores de forma diferenciada, lúdica e tranquila para os alunos”.

A professora Sônia da AEL Cora Coralina, ao ser perguntada sobre o que mais a alegra no projeto, disse que adora relacionar o teatro ao texto literário, o que ajuda muito no desenvolvimento dos seus alunos com a leitura.

Encantada com o projeto, a professora Vanisse, da EMEF Almirante Tamandaré, relatou que se surpreende ao se deparar com crianças tão pequenas envolvidas e empenhadas com literatura.

Conheça o projeto Imprensa Jovem da EMEF Lourenço Filho.

Equipe Responsável pela matéria Alunos: Evelyn Aires dos Santos, Geovane Alves Alcantara, Isabella Oliveira Sousa, João Pedro Fernandes Mesquita e Professora Daniela Fonseca .

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia dos Seminários Juntos Pela Aprendizagem mostra uma mulher em pé falando para várias pessoas sentadas no auditório.
Composição com seis imagens de estudantes na aula de Robótica Criativa em diferentes situações de aprendizagens.

Robótica criativa transforma aprendizagens em escola municipal da zona Leste 

Publicado em: 16/07/2025 10h00 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Fotografia de uma sala de aula da Educação de Jovens e Adultos para ilustrar as matrículas abertas. Em primeiro plano um homem negro vestindo blusa marrom está sentado a frente de sua classe e escreve com um lápis em seu caderno. Em segundo plano há outros cinco educandos, sendo três mulheres e dois homens.

Estão abertas as matrículas para a Educação de Jovens e Adultos no segundo semestre 

Publicado em: 15/07/2025 5h15 - em Secretaria Municipal de Educação

Com A Presença Do Secretário Adjunto Samuel Ralize Os Representantes Sindicais Debateram Sobre O Pde

SME debate com entidades sindicais proposta do PDE 2025

Publicado em: 15/07/2025 10h35 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes fazendo prova ilustram notícia sobre seminário Juntos pela Aprendizagem.
«1 2 3 1.540