Notícias

CEU Jaçanã incentiva leitura familiar

Projeto quer incentivar pais de alunos a utilizarem a biblioteca

Publicado em: 08/08/2017 16h18 | Atualizado em: 30/11/2020

incentiva_leitura_740_x_430.jpg

O Centro Educacional Unificado (CEU) Jaçanã, situado na zona norte da capital, quer incentivar que o acesso à leitura também seja estendido aos pais dos alunos que estão matriculados na unidade. Para tanto, implantou uma ação educativa integrada, entre a Biblioteca e as unidades de Educação Infantil, que se soma às já existentes e que visa incentivar a leitura familiar.
Para estimular a leitura familiar – aquela na qual os pais leem histórias para seus filhos, o Centro de Educação Infantil (CEI) e a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) do CEU Jaçanã disponibilizaram os dados existentes nos prontuários dos alunos para que o cadastro dos responsáveis fosse feito mais facilmente na biblioteca.
A intenção é que a ação incentive a retirada de livros infantis pelos pais e que eles leiam para seus filhos em casa, proporcionar o estreitamento das relações, os laços afetivos familiares e também a formação de leitores. Em longo prazo, a meta é que todos os pais, inclusive os do ensino fundamental, façam uso da Biblioteca não apenas para a retirada de livros para os seus filhos, mas que se sintam estimulados a ler para seu próprio deleite.
Além desta ação o CEU desenvolve várias outras atividades para a comunidade que estimulam o prazer em ler, entre elas estão:
Contação de Histórias – Bibliotecários promovem periodicamente apresentações para os alunos da unidade do CEU utilizando figurino e cenário.
Sarau do CEU – O encontro une músicos, poetas, atores, dançarinos e praticantes de outras artes, a maioria da região. O evento já está chegando à sua 50ª edição. Acontece mensalmente aos segundos sábados do mês, das 18 às 20 h, no teatro do CEU.

Academia de Letras do CEU Jaçanã – Projeto intergeracional no qual apreciadores da literatura, de qualquer idade, estudam e discutem sobre os autores de sua preferência. A academia foi criada em 2012, após uma oficina de Criação Literária e, desde então, acontece mensalmente aos segundos sábados de cada mês, das 16 às 18 horas.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

SME participa de seminário sobre o livro como política pública

SME participa de seminário sobre o livro como política pública

Publicado em: 03/09/2026 6h33 - em Secretaria Municipal de Educação

Novas escolas vão ampliar a oferta de vagas em Pirituba/Jaraguá

Novas escolas vão ampliar a oferta de vagas em Pirituba/Jaraguá

Publicado em: 03/09/2026 5h39 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

Coordenadora pedagógica de escola da zona norte é finalista do Prêmio Educador Nota 10

Coordenadora pedagógica de escola da zona norte é finalista do Prêmio Educador Nota 10

Publicado em: 03/09/2026 4h43 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

Montagem com duas fotografias. À esquerda, estudantes em fila para descer a escada; à direita, projeção em um telão com o texto

Projeto em escola da zona leste prepara estudantes e professores para situações de emergência

Publicado em: 03/09/2026 4h05 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Tamanho Site (61)

SME realiza live sobre especialização em Educação Especial com foco em TEA 

Publicado em: 02/09/2026 4h00 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.695