CEU Inácio Monteiro recebe “Seminário Inter-regional Povos Indígenas”

Educadores das DREs Guaianases, Itaquera e São Miguel puderam obter conhecimentos e vivenciar a cultura Indígena

Publicado em: 24/09/2019 17h26 | Atualizado em: 30/11/2020
povosindigenas_740x430.jpg

Na terça-feira (17), o Centro Educacional Unificado (CEU) Inácio Monteiro recebeu o “Seminário Inter-regional Povos Indígenas”, evento promovido de forma conjunta pelas Diretorias Regionais de Educação (DREs) Guaianases, Itaquera e São Miguel e que contou com a participação de professores, gestores e supervisores escolares.

O seminário teve por objetivo evidenciar o protagonismo indígena nos mais diversos campos de atuação histórica, social e política, em conformidade com as Leis nº 10.639 de 09 de janeiro de 2003 e nº 11.645 de março de 2008, que estabelecem a obrigatoriedade do estudo da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena nas escolas brasileiras.

O evento foi oficialmente aberto com os cumprimentos dos Diretores Regionais de Educação, Lucimeire Cabral de Santana e Jair Sipione, que enfatizaram a importância do trabalho consciente, destacando a importância da temática étnico-racial durante todo o ano letivo e não somente em datas específicas ou comemorativas.                                        povosindigenas2_740x430.jpg
(No debate final os participantes levantaram diversas questões, algumas relacionadas com educação e outras com a cultura indígena, que foram respondidas pelos palestrantes).

A programação do dia contou com vídeos e palestras:

– Vídeo: “Eis nós! Indígenas de cá: Guaianases, Itaquera e São Miguel Paulista”;

– Palestra: “Desafios para os povos indígenas na Universidade. A Formação de professores junto às Escolas      Públicas” – Emerson de Oliveira Souza;

– Debate;

– Divulgação do documento “Orientações Pedagógicas – Povos Indígenas”;

– Palestra: “Diversas etnias no território brasileiro” – Prof. Ms. Rafael Pacheco;

– Apresentação da Tribo Indígena Pi-Pi-Pã – Prof. Dr. Valmir dos santos Batalha;

– Debate final.

Na avaliação de Rosana Raimondi, formadora da Divisão Pedagógica da DRE Guaianases, o seminário foi uma oportunidade de aproximação com a cultura indígena. ‘’Essa ação foi muito importante para ampliar os conhecimentos dos nossos educadores sobre a cultura desses povos, pois dois dos palestrantes convidados eram indígenas, o que possibilitou aos participantes um contato direto com representantes das tribos Guarani Nhandeva e Pi-pi-pã’’, finalizou.

Clique aqui para ver a galeria de fotos do evento.