Notícias

CEU Inácio Monteiro recebe Mutirão de Paternidade

A ação visa conscientizar a população sobre o direito das crianças à paternidade e oportuniza a realização de exames gratuitos de DNA

Publicado em: 04/10/2022 16h08 | Atualizado em: 04/10/2022
Mutirão para reconhecimento de paternidade

No dia 22 de outubro, das 10h às 14h, o Centro Educacional Unificado (CEU) Inácio Monteiro receberá o Mutirão da Paternidade, realizado pela Defensoria Pública do Estado de São Paulo em parceria com a Prefeitura da capital. O evento visa a conscientização da população sobre o direito das crianças à paternidade e oportuniza a realização de exames gratuitos de DNA. Interessados têm até dia 14 de outubro para efetuar inscrição. 

Na abertura do mutirão o público poderá participar da palestra “Educação em Direitos”. Ao longo da programação, serão oferecidos até 80 atendimentos jurídicos com orientações sobre como realizar o reconhecimento de paternidade e até 40 exames gratuitos de DNA. Não será realizado exame nos casos em que a criança já possua nome do pai em sua certidão de nascimento.

Se for necessário iniciar um processo judicial para investigação de paternidade será preciso agendar um atendimento inicial na Defensoria Pública do Estado de São Paulo. A Defensoria Pública atende apenas pessoas com renda familiar de até 3 salários mínimos. 

Para a realização do exame é necessário comparecer com a criança e o suposto pai (ou parente indicado no formulário de inscrição). Caso o parente seja menor de idade, ele/a deve estar acompanhado/a de seu responsável legal. Os adultos que farão o exame de DNA devem levar documento de identificação pessoal com foto (RG, CTPS ou CNH) e as crianças precisam estar com sua certidão de nascimento (se ainda não possuir RG). Não é necessário estar em jejum para realizar o exame de DNA para reconhecimento de paternidade. 

O mutirão é realizado pela Defensoria Pública do Estado de São Paulo em parceria com a Prefeitura de São Paulo. 

Para participar da ação o interessado deve se inscrever por meio de formulário online até o dia 14/10, informando dados pessoais, nomes dos supostos pais e filhos e o interesse em realizar o exame de DNA. 

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Censo 1 Certo

EMEF Professor Nelson Pimentel Queiroz faz projeto de Censo Étnico-Racial

Publicado em: 27/05/2024 5h26 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

Fotografia de seis pessoas adultas atrás de uma mesa. Elas olham para câmera sorrindo e seguram documentos em suas mãos.
Fotografia com fundo azul e vermelho onde se lê

Estudantes e professores da Rede Municipal de Ensino participam exclusivamente do Jr. NBA Day

Publicado em: 24/05/2024 3h40 - em Secretaria Municipal de Educação

Cartaz do III Seminário Multidisciplinar (1)
Fotografia do II Encontro Municipal De Conselhos De Escola

SME Promove II Encontro Municipal dos Conselhos de Escolas 

Publicado em: 23/05/2024 3h37 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.451