Notícias

CEU Heliópolis recebe oficinas gratuitas de grafite

Organizado pelo grupo “Avante o Coletivo”, o projeto conta a história do grafite, ensina técnicas e traz artistas convidados

Publicado em: 20/07/2016 14h23 | Atualizado em: 30/11/2020
oficinas_de_grafite_ceu_heliopolis_740_x_430.jpg

Desde o dia 21 de junho, o CEU Heliópolis tem recebido oficinas de grafite através do projeto “Herdeiros do Hip Hop Heliópolis”. A iniciativa, idealizada pelo grupo de hip hop Avante o Coletivo, também inclui uma exposição final dos trabalhos realizados e pretende não apenas trazer artistas e educadores para realizar as oficinas de grafite, mas também mostrar aos alunos novas referências.

Contemplado pelo programa VAI da Prefeitura de São Paulo, o grupo organizou uma de suas ações por meio das oficinas de grafite no CEU Heliópolis. As aulas são gratuitas e dadas pelo artista Tiago Ishiyama – o Oito ou oitenta, seu nome artístico – que mostra a história do grafite e suas principais referências.

02_oficinas_de_grafite_740_x_430.jpg

Com uma proposta pedagógica, o desenho é primeiramente abordado através de papel, texturas, cores e materiais. Só depois desse primeiro contato com o grafite os alunos vão para espaços abertos usar a técnicas aprendidas. Além disso, também traz artistas convidados.

Em sua quarta edição, as oficinas acontecem todas as terças-feiras a partir das 14h até o dia 27 de setembro. Elas são oferecidas para pessoas que tenham 10 anos ou mais, mediante apresentação da carteirinha do CEU no ato da inscrição. São oferecidas 50 vagas.

Sobre o grupo: o grupo Avante o Coletivo é formado por artistas locais, que já ofereceram oficinas voluntárias ou são educadores de projetos sociais. O “Herdeiros do Hip Hop Heliópolis” é um dos projetos realizados pelo grupo na região do CEU.

Confira uma Galeria de Imagens da atividade.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fachada do CEU Água Azul com uma escadaria

O que fazer no feriado? CEUs têm programação gratuita em todas as regiões de SP

Publicado em: 02/04/2026 5h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma criança com um livro nas mãos. Ela olha para o lado e ao redor dela há brinquedos em madeira.
Imagem com fundo rosa escuro e branco e o texto
Imagem de uma criança pequena sentada à mesa, concentrada enquanto escreve ou desenha em uma folha de papel. Ao lado, uma mulher observa atentamente e oferece apoio, com expressão de cuidado e orientação. Ao fundo, outras pessoas aparecem desfocadas, sugerindo um ambiente escolar. A cena transmite um momento de aprendizagem e acompanhamento individual.

São Paulo avança na alfabetização e supera meta do MEC 

Publicado em: 01/04/2026 6h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem de um evento em ambiente interno, com duas mulheres sentadas em poltronas à frente de uma plateia. Uma delas fala ao microfone enquanto gesticula, e a outra escuta atentamente. Ao fundo, há uma projeção em tela com informações sobre alfabetização, incluindo texto institucional e a foto de uma mulher. Na frente das palestrantes, há pequenas mesas com copos e jarros de água. O público está sentado, de costas para a câmera, acompanhando a apresentação.

SME institui grupo de trabalho para fortalecer a política de alfabetização na rede municipal 

Publicado em: 01/04/2026 5h16 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.641