Notícias

CEU Heliópolis promove “Tenda da União”

Atividades fomentaram debates, entre os alunos, sobre povos originários

Publicado em: 20/04/2018 16h44 | Atualizado em: 30/11/2020

ceu_hl_tenda_740_x_430.jpg

Durante os dias 18, 19 e 20 de abril, o Centro Educacional Unificado (CEU) Heliópolis – Professora Arlete Persoli promoveu atividades que fomentaram o debate sobre os povos originários. Para isso foi criada um espaço, chamado de “Tenda da União”, que realizou atividades abertas ao público a fim de contribuir para a troca de saberes sobre as questões do direito à terra.

A programação contou com oficina de jogos de tabuleiro (Onça, Mancala, Xadrex, Tangram) liderada por João Robson Fernandes Nogueira, oficina de colares e pulseiras com revista, Cine Debate Ecofalante: exibição do documentário “O Jabuti e a Anta”, mediado por Débora Orellana, lançamento do documentário “Piripkura”, com roda de conversa, ao final, com a diretora Mariana Oliva, mediada por José Genario Araujo e um debate sobre o tema
“Resistência e as Questões dos Povos Originários”, mediada por Alex Wera Kaimbe, Vanuza Kaimbe Costa, Guiomar Lopes e Hugo Fanton.

Além disso, foram realizadas atividades como a contação de história “Yanominho – O Índio que perdeu o medo”, para as crianças da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Franscisco Lisboa, contação de história “Uxé”, na Biblioteca do CEU Heliópolis, para crianças do Centro de Educação Infantil (CEI) Cordeirinho, por Suelen Ferreira Camila, jogo da onça e oficina de colares na Biblioteca do CEU para os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Campos Salles, por Robelia Velame de Jesus, e pintura indígena de rosto em crianças da CEI Simone Agnalda, feita por Gracilena Gosta da Silva.

Veja a Galeria de fotos

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

foto de estudantes sentados em uma escada, vendo explicações sobre o combate à denque. Um adulto está fantasiado de mosquito

Saúde realiza Dia D contra a dengue nas escolas municipais nesta sexta (1º)

Publicado em: 01/03/2024 9h49 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra a visão aérea do CEMEI Professor Dalmo De Abreu Dallari.
Estante de livros.

SME divulga nome dos autores selecionados para Antologia de Contos e Antologia Poética 

Publicado em: 28/02/2024 1h32 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de grupo de jovens em participação de uma reunião

SME incentiva que estudantes, familiares e profissionais façam parte das instâncias de participação

Publicado em: 27/02/2024 12h36 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de cinco estudantes com a camiseta laranja do Imprensa Jovem. Três estudantes estão sentados em bancos altos em frente a uma estante de livros e a menina que está no meio segura um microfone e um celular. Todos olham para o celular. Em primeiro plano, de costas para o ângulo da fotografia, um menino manuseia o tripé em que está a câmera e o celular, atrás de sua camiseta laranja está escrito em preto Imprensa Jovem. Em frente a ele, e também de costas para o ângulo da foto, há mais uma estudante.
1 2 3 1.427