CEU Heliópolis promove “Tenda da União”

Atividades fomentaram debates, entre os alunos, sobre povos originários

Publicado em: 20/04/2018 16h44 | Atualizado em: 30/11/2020

ceu_hl_tenda_740_x_430.jpg

Durante os dias 18, 19 e 20 de abril, o Centro Educacional Unificado (CEU) Heliópolis – Professora Arlete Persoli promoveu atividades que fomentaram o debate sobre os povos originários. Para isso foi criada um espaço, chamado de “Tenda da União”, que realizou atividades abertas ao público a fim de contribuir para a troca de saberes sobre as questões do direito à terra.

A programação contou com oficina de jogos de tabuleiro (Onça, Mancala, Xadrex, Tangram) liderada por João Robson Fernandes Nogueira, oficina de colares e pulseiras com revista, Cine Debate Ecofalante: exibição do documentário “O Jabuti e a Anta”, mediado por Débora Orellana, lançamento do documentário “Piripkura”, com roda de conversa, ao final, com a diretora Mariana Oliva, mediada por José Genario Araujo e um debate sobre o tema
“Resistência e as Questões dos Povos Originários”, mediada por Alex Wera Kaimbe, Vanuza Kaimbe Costa, Guiomar Lopes e Hugo Fanton.

Além disso, foram realizadas atividades como a contação de história “Yanominho – O Índio que perdeu o medo”, para as crianças da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Franscisco Lisboa, contação de história “Uxé”, na Biblioteca do CEU Heliópolis, para crianças do Centro de Educação Infantil (CEI) Cordeirinho, por Suelen Ferreira Camila, jogo da onça e oficina de colares na Biblioteca do CEU para os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Campos Salles, por Robelia Velame de Jesus, e pintura indígena de rosto em crianças da CEI Simone Agnalda, feita por Gracilena Gosta da Silva.

Veja a Galeria de fotos

Fotografia mostra um pódio com a estudante Yara Nayelle da Cruz Costa, em 1º lugar - Campeã Paulista De Xadrez Sub 10 Femino.
abaixo, uma imagem com a silhueta de pontos turisticos de São Pailo, acima, os dizeres ITA - Índice de transparência ativa

Secretaria Municipal de Educação mantém nota 10 no Índice de Transparência Ativa (ITA)

Publicado em: 27/03/2024 2h45 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um globo terrestre nas mãos de uma pessoa.

Abrem hoje as inscrições para o curso “Refúgios Humanos: Migrar, um direito à vida”

Publicado em: 27/03/2024 11h43 - em Educação em Direitos Humanos

Fotografia mostra professora sentada no chão, ela segura um livro com uma mão e aponta para as figuras com a outra. Na sua frente, há crianças sentadas no chão brincando com linhas e agulhas. No fundo da foto, pode-se ver os bonecos e bonecas negros e bolivianos.

Crianças de CEI Conjunto José Bonifácio exploram as diversas formas de tear

Publicado em: 27/03/2024 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de uma mulher auxiliando crianças no processo de higiene Mães Guardiãs

Secretaria Municipal de Educação participa do Encontro POT Mães Guardiãs