Notícias

CEU Heliópolis inaugura horta natural e pedagógica

Principal objetivo de iniciativa é a busca pela união da comunidade em prol da sustentabilidade

Publicado em: 26/09/2018 14h55 | Atualizado em: 30/11/2020

Imira_ci_740x430.jpg

No dia 30 de agosto, foi inaugurada a horta natural e pedagógica “Imira Ci”, do Centro Educacional Unificado (CEU) Heliópolis. O nome – derivado do tupi-guarani, que significa “planta mãe” – surgiu da necessidade do desenvolvimento de hábitos saudáveis voltados à alimentação, à nutrição e à qualidade de vida de todos da comunidade do Heliópolis.

A horta, totalmente natural, livre de agrotóxicos, e pedagógica, usada como ferramenta de aprendizagem, foi desenvolvida e construída pelas educadoras da equipe gestora do CEU Heliópolis e da Nutrição da Escola Técnica Estadual (ETEC) Heliópolis.

A aula inaugural da “Imira Ci” ocorreu durante a 4ª Semana de Direitos Humanos – Heliópolis Bairro Educador, realizada entre os dias 27 e 31 de agosto, com a participação dos estudantes de Nutrição e Dietética da ETEC Heliópolis e com as crianças do Centro de Educação Infantil (CEI) Aparecida das Graças Roseira, administrado pela UNAS – União de Núcleos, Associações dos Moradores de Heliópolis e Região.

Durante essa primeira ação, as crianças, com o auxílio das estudantes da ETEC Heliópolis, tiveram um contato direto com a terra, recolhendo as verduras da plantação e, após as atividades de colheita, houve a preparação de lanches naturais para o posterior consumo.

O objetivo principal da horta é o de fortalecer, através da convivência, o processo de troca de saberes, inclusive entre gerações, da comunidade do Heliópolis. Além disso, tem como aspectos a serem desenvolvidos o da conquista e manutenção do espaço público, da promoção de atividade extracurricular como um espaço de estudo, descoberta e aprendizagem, vivência e contato direto com o meio ambiente natural, de desenvolver uma consciência sustentável e a responsabilidade social pela participação em grupo, incentivando o respeito mútuo e o diálogo.

Para participar da ação da horta é preciso consultar a agenda junto à equipe responsável mandando um e-mail para o endereço imiraci.heliopolis@gmail.com.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

SAEL 50 Anos

SME celebra os 50 anos das Salas de Leitura nas escolas municipais

Publicado em: 29/11/2022 6h44 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes surdos fazem filmagens utilizando câmera filmadora - Cinema

Alunos surdos da EMEF Candida Dora Pino Pretini produzem curta-metragem

Publicado em: 29/11/2022 4h41 - em Secretaria Municipal de Educação

Banner do Festival De Mancala

SME promove festival de jogo de origem africana que reúne mais de mil estudantes e educadores

Publicado em: 29/11/2022 3h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Mulheres na sala de aula de Confeitaria. Elas estão de frente para mesa coletiva e manuseiam uma massa em forminhas. Também usam máscara de proteção individual, avental e touca.

Inscrições abertas para as turmas de 2023 dos cursos gratuitos profissionalizantes dos CMCTs

Publicado em: 28/11/2022 11h50 - em Secretaria Municipal de Educação

Cowparede - fotografia de esculturas de vacas pintadas por artistas

CEU Paraisópolis recebe exposição CowParade

Publicado em: 25/11/2022 1h01 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.299