Notícias

CEU EMEF Paraisópolis encerra semana especial cultural com desfile à fantasia e muita música

Estudantes fazem reflexão e aprendem sobre a tradição cultural brasileira; também participam de oficinas sobre fantasias, acessórios e maquete de carro alegórico

Publicado em: 28/02/2025 19h02 | Atualizado em: 28/02/2025

CEU EMEF ParaisópolisA CEU EMEF Paraisópolis preparou uma programação especial para celebrar de forma educativa e divertida, promovendo aprendizado sobre a tradição cultural brasileira, o popular Carnaval.

Ao longo da semana, os professores mediaram discussões sobre a questão do corpo da mulher e realizaram a campanha “Não é Não”, permitindo uma reflexão sobre respeito e igualdade. Mapa mental, estudo sobre a história do Carnaval, documentário e músicas também fizeram parte da programação de estudos dos estudantes.

“Acreditamos que a escola é o principal espaço na sociedade onde é possível fazer com que a criança e o jovem possam refletir sobre a realidade que os cerca, pensar e viver essa tradição cultural chamada carnaval é parte desse movimento. Trazer essa manifestação para dentro da escola é uma oportunidade que temos de construir novos imaginários que caminhem na direção de uma sociedade mais respeitosa, justa e inclusiva.” – Pontuou Daniel Bocchini, assistente de direção CEU EMEF Paraisópolis.

Nesta sexta-feira (28), os estudantes apresentaram sua criatividade no desfile de fantasia e brincadeiras de carnaval com bloco formado pelos próprios estudantes da escola. Também foram realizadas oficinas de maquetes de carros alegóricos, máscaras, fantasias, sala de cinema, karaokê, just dance e pintura facial.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA

SEGUNDA-FEIRA – 24/02
Vídeo explicativo sobre como fazer um mapa mental com a palavra “Carnaval”;
Discussão a partir de uma música temática de Carnaval.

TERÇA-FEIRA – 25/02
Apresentação no PowerPoint para debater a questão do corpo da mulher no Carnaval e a campanha “Não é Não”.

QUARTA-FEIRA – 26/02
Exibição de documentário sobre o Carnaval no teatro do CEU.

QUINTA-FEIRA – 27/02
Leitura e discussão de um texto sobre a história do Carnaval.

SEXTA-FEIRA – 28/02
Desfile de fantasias;
Bloco de Carnaval;
Oficinas.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

 Leituraço Migrante Emef Deputado Januário Mantelli Neto

Famílias de estudantes da EMEF Deputado Januário Mantelli Neto participam de Leituraço Migrante

Publicado em: 27/06/2025 5h42 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Fotografia mostra professora e estudantes em momento de atividade em sala de aula.
Estudantes Da Emef Marechal Deodoro Participam De Mutirão Da Limpeza

Estudantes da EMEF Marechal Deodoro participam de mutirão da limpeza na região central de São Paulo

Publicado em: 27/06/2025 3h18 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

EMEI Mário de Andrade utilizou o PTRF para aprimorar as vivências com as crianças

Prefeitura de SP anuncia repasse de R$ 116 milhões para as unidades educacionais

Publicado em: 27/06/2025 1h21 - em Secretaria Municipal de Educação

Mutirão Da Limpeza Emef Da Emef Marechal Deodoro

Estudantes da EMEF Marechal Deodoro participam de mutirão da limpeza na região central de São Paulo

Publicado em: 27/06/2025 1h07 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

«1 2 3 1.533