Notícias

CEU EMEF Nazaré Neri Lima realiza evento de entronização da patronesse

Evento ocorreu na noite desta quarta-feira (21) no CEU Água Azul

Publicado em: 22/09/2022 12h23 | Atualizado em: 07/03/2023
Fotografia de quatro mulheres adultas e duas crianças em um palco com uma placa ao centro. Ao fundo projetado em uma tela a fotografia de uma mulher escrito Professora Nazaré Neri Lima.

 

Na noite desta quarta-feira (21) aconteceu a cerimônia de entronização da patronesse da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Nazaré Neri Lima, organizada pela gestão da escola em ação conjunta com o Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão (CEFAI). O evento foi realizado no auditório do Centro Educacional Unificado (CEU) Água Azul, DRE Guaianases.

Fotografia de um palco comum grupo de pessoas em semicírculo usando em camiseta preta.

 

A abertura contou com grupo musical de Cordas, comandado pela professora Yara Amanda, e com o coral da Diretoria Regional da Educação (DRE). Logo após as apresentações ocorreu o momento de agradecimentos da Diretora da EMEF, Eliane Soares Cesário Torres, da Diretora Regional de Educação, Lucimeire Cabral de Santana, da Diretora da Divisão Pedagógica (DIPED), Ester Marques de Paula Dionísio e da Coordenadora do CEFAI, Gislaine Rodrigues.

Fotografia de crianças sentadas em círculo em um palco. Ao centro delas no chão um pano circular multicolorido.

 

A ação contou com homenagens e apresentações culturais dos estudantes da EMEF, e com a presença de convidados e familiares da patronesse Nazaré, conhecida carinhosamente como Naza.

O trabalho de Nazaré

Fotografia de uma mulher da cintura para cima. Ela veste blusa verde e está olhando para a lente da câmera. Ao seu lado, uma placa de inauguração escrito CEU EMEF Profª Nazaré Neri Lima.

 

A história de Nazaré Neri Lima, falecida em 15 de setembro de 2021, traz a luta pela educação inclusiva nas escolas da DRE Guaianases e acompanha os avanços da Cidade de São Paulo na implementação de políticas públicas no campo da inclusão. Por todas as suas realizações e dedicação, a Professora de Apoio e Acompanhamento a Inclusão (PAAI) no CEFAI, se tornou referência no trabalho com estudantes com deficiência visual e baixa visão.

Fotografia de quatro mulheres adultas e duas crianças no palco descerrando a placa ao centro. Ao fundo projetado em uma tela a fotografia de uma mulher escrito Professora Nazaré Neri Lima.

 

Para descerrar a placa oficial, Lucimeire Cabral e as filhas de Nazaré, Pâmella Neri de Souza e Edmeia Meire Neri de Souza Gomes Felisberto, fizeram as honras desse momento tão importante.

A Diretora da EMEF foi presenteada com um retrato da professora pela equipe do CEFAI e da DRE, que ficará exposto para a comunidade e os estudantes relembrarem e conhecerem a história de Nazaré. A escola também foi presenteada com uma tela do retrato da patronesse criada pelo professor da rede Onezio Cruz.

Criada em 2007, a escola ficou sem um patrono até dezembro de 2021. Após conhecer a trajetória da história da professora Nazaré, contada e apresentada pela própria diretora Eliane ao Conselho de Escola, decidiram para que a unidade recebesse o nome de Nazaré Neri Lima, representando a EMEF por uma luta cotidiana pela Educação Inclusiva e de qualidade social.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia com a capa de 4 HQs.

Prefeitura envia mais de 100 mil HQs para escolas municipais 

Publicado em: 20/05/2026 12h24 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um tobogã inflável do Homem Aranha com crianças escorregando.

Estão abertas as inscrições para o Recreio nas Férias que atende crianças de até 14 anos

Publicado em: 19/05/2026 6h24 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Fotografia de crianças usando coletes laranjas caminhando na rua com pessoas adultas.

Projeto em escola do Jardim Ângela traz olhar atento das crianças para o território onde vivem

Publicado em: 19/05/2026 3h30 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Fotografia de uma mulher ao lado de um robô e ao redor deles marcas de luzes laranjas.

CEUs participaram do São Paulo Innovation Week neste final de semana 

Publicado em: 19/05/2026 1h38 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia

Fotografia de meninos na quadra jogando futsal. Em primeiro plano o fundo da rede.

Copa promove competição esportiva e atividades recreativas em escolas da zona leste da capital 

Publicado em: 19/05/2026 11h23 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.661