Notícias

CEU Casa Blanca oferece aulas de Swordplay aos domingos

Prática da arte de lutar com espadas, Swordplay remete à Idade Média

Publicado em: 14/05/2025 10h46 | Atualizado em: 14/05/2025
Aulas De Swordplay No Ceu Casa Blanca

O CEU Casa Blanca passa a contar com uma nova atividade esportiva voltada para jovens e adultos: o Swordplay. As aulas acontecem aos domingos, das 13h às 17h, e ainda há vagas disponíveis para novas matrículas. A prática é aberta a maiores de 16 anos e não há separação por gênero, os participantes são divididos apenas entre iniciantes e praticantes experientes.

O Swordplay é um esporte não oficial inspirado em batalhas medievais, utilizando armas acolchoadas e equipamentos com espuma, garantindo segurança e evitando lesões. O objetivo é pontuar por meio do toque, sem a necessidade de força ou impacto. A prática combina movimentação física com estratégias de combate, promovendo desenvolvimento corporal e raciocínio tático.

Atualmente, o grupo busca ampliar o número de participantes. A atividade também visa preparar os praticantes para eventos competitivos organizados pela comunidade do Swordplay, promovendo integração e espírito esportivo.

Segundo Alberto Borges, instrutor voluntário do Swordplay e líder do Clã Dragões da Sul, a escolha do CEU Casa Blanca como sede das aulas, foi motivada pela dificuldade em encontrar locais com estrutura adequada na região e fomentar a cultura do esporte nas regiões periféricas da Zona Sul. “Fomos recebidos de braços abertos e encontramos aqui o espaço ideal para expandir o esporte”, destacou Alberto. 

As regras da modalidade priorizam o respeito, a honestidade, confiança e a segurança. Golpes são controlados e há locais do corpo onde o toque é proibido. Existem dois formatos principais de disputa: o Hit Kill (eliminação com um único toque válido) e o Desmembramento, que envolve pontuação por acertos em diferentes partes do corpo, exigindo mais técnica e estratégia.

As inscrições podem ser feitas diretamente no centro de esportes do CEU Casa Blanca que fica localizado na rua João Damasceno, 85 – Vila das Belezas. Restam apenas 7 vagas para novos participantes.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fachada do CEU Água Azul com uma escadaria

O que fazer no feriado? CEUs têm programação gratuita em todas as regiões de SP

Publicado em: 02/04/2026 5h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma criança com um livro nas mãos. Ela olha para o lado e ao redor dela há brinquedos em madeira.
Imagem com fundo rosa escuro e branco e o texto
Imagem de uma criança pequena sentada à mesa, concentrada enquanto escreve ou desenha em uma folha de papel. Ao lado, uma mulher observa atentamente e oferece apoio, com expressão de cuidado e orientação. Ao fundo, outras pessoas aparecem desfocadas, sugerindo um ambiente escolar. A cena transmite um momento de aprendizagem e acompanhamento individual.

São Paulo avança na alfabetização e supera meta do MEC 

Publicado em: 01/04/2026 6h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem de um evento em ambiente interno, com duas mulheres sentadas em poltronas à frente de uma plateia. Uma delas fala ao microfone enquanto gesticula, e a outra escuta atentamente. Ao fundo, há uma projeção em tela com informações sobre alfabetização, incluindo texto institucional e a foto de uma mulher. Na frente das palestrantes, há pequenas mesas com copos e jarros de água. O público está sentado, de costas para a câmera, acompanhando a apresentação.

SME institui grupo de trabalho para fortalecer a política de alfabetização na rede municipal 

Publicado em: 01/04/2026 5h16 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.641