Notícias
CEU Barro Branco recebe Bebeteca para incentivar desenvolvimento na primeira infância
Equipamento atende crianças de 0 a 3 anos e 11 meses em espaço seguro, acolhedor e instigante para o desenvolvimento da criança em todas as dimensões: motora, cognitiva, linguagem e socioemocional
Publicado em: 26/09/2023 15h26 | Atualizado em: 27/09/2023
A Prefeitura de São Paulo inaugurou nesta terça-feira (26) a Bebeteca do CEU Barro Branco, em Cidade Tiradentes, na Zona Leste. O projeto inovador e que estará em mais 38 CEUs em toda a cidade no ano que vem, é uma biblioteca destinada a bebês, em que o ambiente acolhedor e os materiais pedagógicos são incentivos ao hábito da leitura e ao desenvolvimento da habilidade cognitiva.
“Aqui as crianças poderão melhorar a coordenação motora, ainda na primeira infância, fazer toda interatividade. As mães podem participar, tios, avós, então é muito legal essa parceria, com a doação da Fundação Bernard Van Leer que iremos ampliar para outros CEUs e equipamentos da educação, que é fundamental”, disse o prefeito Ricardo Nunes ao inaugurar o espaço.
A primeira Bebeteca tem 53 m² e seu espaço é totalmente adaptada para as crianças de 0 a 3 anos e 11 meses. Sua instalação é fruto da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, a produtora Descobrir Brincando e o Núcleo da Política Municipal Integrada da Secretaria Executiva de Projetos Estratégicos (SEPE/SGM). A Bebeteca está localizada dentro da Biblioteca do CEU, que é gerido pelo Instituto Baccarelli.
“A Prefeitura de São Paulo entende a importância das aprendizagens ainda na primeira infância e por meio da Bebeteca, pretende ampliar ainda mais as ferramentas para que as crianças se desenvolvam em sua integralidade”, afirma Fernando Padula, secretário municipal de Educação.
A gestão municipal pretende implantar as Bebetecas em todos os Centros Educacionais Unificados (CEUs). Nelas, os bebês e adultos terão um espaço de convivência e aprendizado, com brinquedos, livros e mobiliários apropriados, além da participação de um profissional mediador.
“Estamos empolgadíssimos para receber esse projeto pioneiro no CEU Barro Branco / Cidade Tiradentes”, afirma Edilson Ventureli, diretor executivo do Instituto Baccarelli. “A Bebeteca é um espaço de criação de vínculos, de atenção e carinho, um espaço que as crianças e seus pais podem compartilhar – isso tem tudo a ver com os CEUs, e tudo a ver com o trabalho do Instituto Baccarelli nas 12 unidades dos CEUs que estão sob nossa gestão. Só podemos agradecer à Secretaria Municipal da Educação pela oportunidade.”
O secretário Executivo de Projetos Estratégicos, Edsom Ortega, destaca a importância do novo espaço, que faz parte das ações da Política Municipal pela Primeira Infância da Cidade de São Paulo: “A Bebeteca é um espaço cuidadosamente pensado e executado para promover o melhor desenvolvimento das nossas crianças e oferecer aos adultos um ambiente propício ao fortalecimento das suas relações com suas crianças. Neste espaço, associamos o saber científico aos aspectos lúdicos”.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
SME promove ciclo de formações sobre matemática com os formadores das Diretorias Regionais de Educação
Diretoria Regional de Educação Butantã
Seminários “Juntos Pela Aprendizagem” começam com foco em troca de experiências e avanços das aprendizagens dos estudantes da Rede Municipal de Ensino
Diretoria Regional de Educação Penha
Robótica criativa transforma aprendizagens em escola municipal da zona Leste
Secretaria Municipal de Educação
Estão abertas as matrículas para a Educação de Jovens e Adultos no segundo semestre
Secretaria Municipal de Educação
SME debate com entidades sindicais proposta do PDE 2025
Secretaria Municipal de Educação
Seminários "Juntos pela Aprendizagem" iniciam com reflexão sobre avaliação e avanço das aprendizagens
Relacionadas

SME promove ciclo de formações sobre matemática com os formadores das Diretorias Regionais de Educação
Publicado em: 17/07/2025 1h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Seminários “Juntos Pela Aprendizagem” começam com foco em troca de experiências e avanços das aprendizagens dos estudantes da Rede Municipal de Ensino
Publicado em: 16/07/2025 11h48 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Robótica criativa transforma aprendizagens em escola municipal da zona Leste
Publicado em: 16/07/2025 10h00 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Estão abertas as matrículas para a Educação de Jovens e Adultos no segundo semestre
Publicado em: 15/07/2025 5h15 - em Secretaria Municipal de Educação

SME debate com entidades sindicais proposta do PDE 2025
Publicado em: 15/07/2025 10h35 - em Secretaria Municipal de Educação