Notícias

Cerca de 450 pessoas participaram do Diálogos com a Rede na DRE Santo Amaro

Encontro aconteceu no CEU Alvarenga.

Publicado em: 19/11/2015 17h50 | Atualizado em: 30/11/2020
dialogos_dre_s_amaro.jpg

Aconteceu nesta quarta-feira, 19, o encontro Diálogos com a Rede, na Diretoria Regional de Educação (DRE) Santo Amaro. O evento ocorreu no Centro Educacional Unificado (CEU) Alvarenga. Cerca de 450 pessoas, entre alunos, famílias, professores, gestores de escolas e funcionários participaram da ação que tem como objetivo dar a devolutiva dos questionamentos feitos no primeiro semestre ao Secretário Municipal de Educação e equipe.

Participaram da ação, além do Secretário Gabriel Chalita, a Secretária Adjunta de Educação, Emília Cipriano; Sônia Aparecida Marcon de Barros, Diretora Regional de Educação de Santo Amaro; Fátima Antônio, Diretora da Divisão de Orientação Técnica (DOT) – Ensino Fundamental e Erika Fisher, Diretora Departamento de Alimentação Escolar (DAE).

A abertura do encontro contou com apresentações dos alunos integrantes do projeto “Musicando”, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Mário Schonberg.

Em sua fala a professora Emília Cipriano ponderou sobre as iniciativas promovidas pela Secretaria Municipal de Educação (SME) após as reivindicações dos encontros com as DREs, ocorridas no primeiro semestre de 2015, citando os projetos implementados na SME como o Canta São Paulo, Na Mesma Mesa, Leia São Paulo, Academia Estudantil de Letras e São Paulo Integral.

”A gente acredita no processo democrático, de fato. Nós descentralizamos, inclusive as reformas da Rede”, afirmou o Secretário comentando as interferências feitas pelos presentes. “Essa discussão coletiva, essa descentralização, elas ajudam muito porque o diretor tem que sentir que ele tem voz”, concluiu.

Diálogos com a Rede – Devolutivas – Iniciativa que teve início no mês de outubro, segue nos meses de novembro e dezembro trará a devolutiva das ações realizadas pela SME, após as visitas do Secretário e equipe às 13 Diretorias Regionais de Educação, no primeiro semestre de 2015 e tem como objetivo de ampliar o diálogo entre os diferentes participantes do processo educativo e promover a construção das políticas públicas de Educação numa gestão democrática e participativa.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Arte gráfica com fundo preto reúne elementos que representam música e dança. Na parte superior esquerda, aparecem bailarinos em movimento; no canto superior direito, mãos tocam uma flauta doce. Na parte inferior, há uma pessoa tocando piano e, à direita, as pernas de uma bailarina usando sapatilhas de balé. Uma faixa curva em tom alaranjado atravessa a composição. Ao centro, em destaque, está a frase:

CEU Uirapuru se torna novo polo da FTM Expandida na Rede Municipal 

Publicado em: 14/08/2026 5h30 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Estudantes integrantes de uma banda marcial se apresentam em quadra coberta, posicionados em formação e tocando instrumentos de metal, como trompetes e trombones. Os participantes vestem uniformes nas cores vermelha, azul-marinho e preta, com chapéus brancos. Ao fundo, vê-se o espaço amplo do ginásio, com iluminação no teto e banners do evento.

Programa Música em Rede leva bandas e fanfarras ao desfile de Vila Antonieta

Publicado em: 14/08/2026 4h31 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia

Auditório com público acompanhando uma apresentação sobre aleitamento materno. No palco, três mulheres participam da atividade e, ao fundo, um telão apresenta a mensagem “Promovendo o Aleitamento Materno”.

Agosto Dourado ganha programação especial no CEU Jambeiro

Publicado em: 14/08/2026 1h15 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

SME republica edital de chamamento público para parceria com três escolas municipais 

SME republica edital de chamamento público para parceria com três escolas municipais 

Publicado em: 14/08/2026 1h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de vária pessoas em pé em um auditórrio.

Projeto Piloto de Gestão Documental inicia segunda fase com participação de 16 escolas

Publicado em: 14/08/2026 8h00 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

«1 2 3 1.688