Notícias

Cerca de 35 mil estudantes participam de encontro on-line de Grêmios Estudantis

570 Grêmios Estudantis participarão do I Encontro Municipal dos Grêmios Estudantis durante os 5 dias do evento

Publicado em: 30/11/2020 10h00 | Atualizado em: 20/01/2021
Imagem de divulgação do Encontro municipal de grêmios estudantis. Ilustração mostra jovens utilizando computadores e smartphones

Entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro, estudantes de 570 unidades educacionais municipais de São Paulo participarão de forma on-line do 1º Encontro Municipal Dos Grêmios Estudantis. A iniciativa contará com especialistas, professores e adolescentes falando sobre assuntos como: saúde mental, música participação, tecnologia, autonomia, inclusão, racismo e diversidade de gênero.

Todo o encontro foi construído e pensado pelos estudantes gremistas e também por seus professores. Eles apontaram as temáticas que consideram mais necessárias e importantes para serem discutidas por todas as crianças, adolescentes, jovens e adultos que estudam na Rede Municipal de Educação. A organização do evento estima que ocorra cerca de 35 mil participações durante os cinco dias.

A programação será totalmente on-line e contará com debates organizados em cinco polos, oficinas virtuais e transmissões ao vivo que poderão ser assistidas por qualquer pessoa que acessar o canal do YouTube da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.

Confira a programação completa:

 

30/11/2020

Manhã:  10H – 11H

Salas temáticas on-line

Temática: Participação, Autonomia e Inclusão.

Polos:

1 – DREs Butantã/Campo Limpo

2 – DREs Itaquera/Penha

3 – DREs Ipiranga/Capela do Socorro/ Santo Amaro

4 – DREs Pirituba-Jaraguá/Freguesia-Brasilândia/Jaçanã-Tremembé

5 – DREs Guaianases/Miguel Paulista/São Mateus

 

TARDE: 15H – DURAÇÃO: 1H30

LIVE – Participação, Autonomia e Inclusão

Especialista: Anna Penido

Professora: Paula Gallego |Estudantes: Fernando Angelis e Matheus Ricardo do Grêmio Força Jovem, da EMEF Firmino Tibúrcio da Costa

Apresentação Cultural

Link para assistir: https://bit.ly/Educaprefsp)

 

01/12/2020

Manhã:  10H – 11H

Salas temáticas on-line

Temática: Saúde Mental

Polos:

1 – DREs Butantã/Campo Limpo

2 – DREs Itaquera/Penha

3 – DREs Ipiranga/Capela do Socorro/ Santo Amaro

4 – DREs Pirituba-Jaraguá/Freguesia-Brasilândia/Jaçanã-Tremembé

5 – DREs Guaianases/Miguel Paulista/São Mateus

 

TARDE: 15H – DURAÇÃO: 1H30

LIVE – Saúde Mental

Especialista: Drª Elza Maria Branco Padrão

Professora: Isis Santana | Estudante: Leonardo Castro da EMEF Vereadora Anna Lamberga Zeglio, do Grêmio O Futuro é Agora.

 

Canal YouTube: https://bit.ly/Educaprefsp)

 

02/12/2020

Manhã:  10H – 11H

Salas temáticas on-line

Temática: Racismo e Diversidade de Gênero

Polos:

1 – DREs Butantã/Campo Limpo

2 – DREs Itaquera/Penha

3 – DREs Ipiranga/Capela do Socorro/ Santo Amaro

4 – DREs Pirituba-Jaraguá/Freguesia-Brasilândia/Jaçanã-Tremembé

5 – DREs Guaianases/Miguel Paulista/São Mateus

 

TARDE: 15H – DURAÇÃO: 1H30

LIVE – Racismo e Diversidade de Gênero

Especialistas: Luciana Alves e Cássio Rodrigo

Professor: Fernando Augusto | Estudante: Yasmin Barbosa da EMEF Raimundo Correia

 

Canal YouTube: https://bit.ly/Educaprefsp)

 

 

03/12/2020

OFICINAS ON-LINE – MANHÃ: 10h – 12h30

Cartografeto – Cartografia Afetiva do Território – Manhã: 10h – 12h30

Agente de Governo Aberto: Arivonaldo Junior

A oficina irá promover a troca de saberes entre os participantes na construção de um processo de reconhecimento do seu território de vivência e potencialização do diálogo e convívio com as diferenças.

Link de inscrição

Link para participação da Oficina: https://meet.google.com/fdq-cqye-tfc

 

Musicando a Política: Música e linguagem cidadã – Manhã: 10h – 12h30

Agente de Governo Aberto: Kezia Paz

 

Que tal ouvir e fazer música e exercitar a linguagem cidadã? Na oficina vamos ver na prática como a música pode ser utilizada para acesso e difusão da informação e ampliação de formas de participação e controle social. Não precisa ter conhecimento musical para participar.

Link de inscrição

Link para participação da Oficina: http://meet.google.com/ydq-bugx-agd

 

04/12/2020

OFICINAS ON-LINE – MANHÃ:10h – 12h30

Manhã: 10h – 12h30 – Infância e adolescência: minhas por direito!

Agente de Governo Aberto: Amanda Amorim

 

O projeto busca oferecer às crianças e adolescentes a conscientização sobre seus direitos básicos, por meio de espaços lúdicos e participação ativa, para que haja a prevenção de violências.

Link de inscrição

Link para participação da Oficina: http://meet.google.com/nxa-gmzk-vhz

 

Manhã: 10h – 12h30 – O uso da tecnologia social como ferramenta de transformação

Agente de Governo Aberto: Anita Costa

A partir do uso de ferramentas participativas, iremos apresentar na prática como desenvolver tecnologias sociais. Serão promovidas atividades participativas para a construção compartilhada de soluções inovadoras em combate aos problemas sociais, por meio do diálogo, reflexões, debates e compartilhamento de conhecimento.

Link de inscrição

Link para participação da Oficina: http://meet.google.com/dvg-oczt-gdw

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem mostra três pessoas adultas sentadas lado a lado em uma mesa de trabalho, em ambiente interno bem iluminado por luz natural. À esquerda, um homem de barba curta usa blusa de gola alta clara e segura um tablet, olhando para a tela com concentração. No centro, um homem negro com cabelo curto e óculos de armação escura utiliza um notebook enquanto faz anotações em papel, demonstrando foco. À direita, uma mulher de cabelos castanhos presos em um rabo de cavalo veste blazer bege e escreve em um caderno, também concentrada. Sobre a mesa há um notebook, papéis, canetas e uma xícara. Ao fundo, há janelas amplas e plantas, sugerindo um ambiente de escritório ou reunião profissional.
Imagem de um palco durante um evento institucional. Ao fundo, há um painel grande em tons de azul e verde a identificação do 68º Congresso Estadual de Municípios da APM. À frente do painel, seis pessoas estão lado a lado, em pé, sorrindo para a foto. Todas usam crachá de identificação. O grupo é composto por homens e mulheres, vestidos com trajes formais e sociais, como ternos, blazer e vestidos. O ambiente é bem iluminado, com destaque para o palco e os participantes.

Secretaria da Educação representa a cidade no 68º Congresso Estadual de Municípios 

Publicado em: 06/04/2026 5h55 - em Secretaria Municipal de Educação

Fachada do CEU Água Azul com uma escadaria

O que fazer no feriado? CEUs têm programação gratuita em todas as regiões de SP

Publicado em: 02/04/2026 5h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma criança com um livro nas mãos. Ela olha para o lado e ao redor dela há brinquedos em madeira.
Imagem com fundo rosa escuro e branco e o texto
«1 2 3 1.642