Notícias

Cerca de 25 mil alunos e professores da rede municipal participam da Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Até o dia 12, estande da SME conta com apresentações artísticas e culturais feitas por professores, estudantes e convidados

Publicado em: 02/08/2018 18h44 | Atualizado em: 30/11/2020

Bienal_FormandoLeitores.jpg

Começa nesta sexta (3), a 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que contará com a participação de cerca de 25 mil alunos da Rede Municipal de Ensino (RME). Até o dia 12 de agosto, a Secretaria Municipal de Educação (SME) será responsável pelo estande oficial das políticas de incentivo ao livro e à leitura da cidade de São Paulo. O espaço tem o objetivo de possibilitar experiências leitoras significativas para todos os visitantes, por meio da divulgação de ações da pasta que têm a leitura e a literatura como foco, com destaque para o Programa Sala e Espaço de Leitura, a Academia Estudantil de Letras e as Bibliotecas dos CEUs. 

A programação do estande destaca o protagonismo de alunos e professores da RME. Ao longo do evento, sobretudo entre os dias 6 e 10 de agosto, estudantes e docentes realizam ações de mediação de leitura (leitura ao pé do ouvido, guarda-chuva de poemas, entre outros), saraus, contação de histórias, apresentações teatrais e musicais, batalhas de poesia, relatos de práticas e divulgação dos escritores da Rede. Também serão realizadas apresentações artísticas e culturais por convidados.

Confira a Programação Cultural do estande da SME.

Cobertura jornalística da Imprensa Jovem

Cerca de 100 equipes da Imprensa Jovem, compostas por aproximadamente 400 estudantes educomunicadores, utilizarão o estande da SME para a realização de entrevistas com autores, palestrantes, profissionais da educação e visitantes, além da produção de podcasts, vídeos e publicações nas redes sociais.

As equipes terão o desafio de produzir uma matéria jornalística relatando as atividades educomunicativas realizadas no evento. Para isso, receberão suporte dos professores responsáveis pelas equipes e da Assessoria de Comunicação da SME.

Visitação escolar gratuita

Todas as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs), Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Médio (EMEFMs) e Escolas Municipais de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBSs) da Rede Municipal de Ensino, totalizando 561 unidades educacionais, terão passaporte para visitação escolar e ônibus gratuitos para cerca de 25 mil estudantes. Além dos alunos, a proposta inclui a visitação dos professores acompanhantes das unidades escolares e mais 46 equipes de funcionários das bibliotecas dos CEUs.

Card Livros para unidades educacionais e CEUs

Para cada Sala de Leitura das unidades educacionais e bibliotecas dos CEUs visitantes, será disponibilizado um Card Livro no valor de R$ 530,00 para a ampliação de seus acervos literários.

Credenciamento de professores e bibliotecários para entrada gratuita no evento

O credenciamento é gratuito e exclusivo para professores, bibliotecários e demais profissionais da cadeia produtiva do livro, como escritores, tradutores, capistas, editores e livreiros.

Para isso, é necessário realizar previamente o cadastro no site da Bienal do Livro. O credenciamento no site é obrigatório para garantir o direito à gratuidade e ficará disponível até o último dia de realização do evento.

É necessário apresentar documento comprobatório com foto na entrada do evento. Os visitantes que comparecerem ao evento sem documento comprobatório não terão direito a isenção do ingresso.

Acesse a programação cultural da Bienal do Livro.


Notícias Mais Recentes

Relacionadas

mão feminina preenchendo gabarito de prova de concurso
Imagem de uma professora sentada do chão. Ela segura um caderno com uma figura e mostra para a criança que está em pé em sua frente.

SME amplia em 1.068 o número de cargos para a Educação Infantil Municipal

Publicado em: 03/12/2021 5h08 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra parte do corpo de duas pessoas. Uma está de camiseta cinza e segura em sua mão um termômetro apontado para o pulso da outra.

Programa “POT Volta às Aulas” da SME ganha prêmio do Tribunal de Contas de SP

Publicado em: 02/12/2021 4h55 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com mapa da cidade e meninas e meninos segurando equipamentos de comunicação como câmeras fotográficas, celulares e microfones.

Evento celebra 20 anos de Educomunicação na Rede Municipal de São Paulo

Publicado em: 02/12/2021 4h08 - em Secretaria Municipal de Educação

banner da Virada Esportiva 2021 - Movimente a vida

CEUs terão programação gratuita na Virada Esportiva

Publicado em: 01/12/2021 12h22 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.212