Notícias

Centros de Educação em Direitos Humanos

CEUs receberão polos de trabalho em cidadania e educação em direitos humanos

Publicado em: 08/12/2015 15h10 | Atualizado em: 30/11/2020

centros_dir_humanos_740_x_430.jpg


Serão lançados no dia 9, em quatro CEUs da Cidade, os Centros de Educação em Direitos Humanos (CEDHs), polos permanentes de trabalho em cidadania e educação sobre direitos humanos instalados na rede municipal de ensino. Abertos a toda a população, os Centros estarão nas quatro macrorregiões de São Paulo: na zona leste (CEU São Rafael), zona norte (CEU Jardim Paulistano), zona oeste (CEU Pêra Marmelo) e zona sul (CEU Casablanca).


O ato de lançamento acontecerá às 10h do dia 9, no auditório do 7º andar do Edifício Matarazzo, no centro.


Realizados pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), a Secretaria Municipal de Educação (SME), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU) e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH-PR), os CEDHs terão suas atividades integradas às das unidades escolares participantes e da comunidade do entorno, trabalhando o tema de direitos humanos nas diversas áreas de um CEU – cultura, esportes, educação, gestão e integração com os moradores do bairro.


Educadores, alunos e comunidade montarão juntos um calendário de atividades, reuniões e oficinas e desenvolverão o material pedagógico. As bibliotecas dos quatro CEUs ainda receberão um complemento bibliográfico sobre direitos humanos.


Seminário e prêmio – Implementar a educação em direitos humanos na rede municipal de ensino é uma das 13 metas sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania presentes no Programa de Metas da Prefeitura.

Nos dias 14, 15 e 16, a Coordenação de Educação em Direitos Humanos da SMDHC e a SME realizam o 1º Seminário Municipal de Educação em Direitos Humanos, voltado a gestores, educadores, estudantes e entidades. O encontro tem como objetivos consolidar o processo de disseminação das Diretrizes Nacionais da Educação em Direitos Humanos, reunir profissionais de ensino que se interessam pelo tema e fortalecer a cultura da educação em direitos humanos nas escolas da rede pública do Município. Ainda neste ano, a SMDHC e a SME realizam o 2º Prêmio Municipal de Educação em Direitos Humanos, cujo edital já foi publicado.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de um homem em pé no placo falando ao microfone e ao fundo projetado em um teláo o texto

SME realiza formação sobre atualização curricular do Ensino Fundamental 

Publicado em: 13/03/2026 3h02 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia com uma mulher negra em destaque centralizado e o fundo com a fachada de um CEU.

CEU Azul da Cor do Mar oferece atividades voltadas à saúde da mulher

Publicado em: 13/03/2026 1h37 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

Fotografia com várias meninas e meninos. Eles estão em frente a uma lousa de vidro e seguram envelopes de cartas.

Cartas que aproximam: projeto fortalece leitura, escrita e vínculo entre escola e comunidade 

Publicado em: 13/03/2026 10h00 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Duas pessoas com curativo no braço após doação de sangue

TCM realiza Campanha de Doação de Sangue 2026 em parceria com a Fundação Pró-Sangue 

Publicado em: 12/03/2026 4h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Montagem de imagens mostra mudas de plantas em recipientes para cultivo, um espaço educativo com colmeias e placas informativas sobre abelhas e painel expositivo com materiais e garrafas reutilizadas, relacionados a práticas de sustentabilidade e educação ambiental em ambiente escolar.

Tecnologias Sustentáveis transforma escola da zona sul em referência de educação ambiental  

Publicado em: 12/03/2026 3h38 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

«1 2 3 1.633