Notícias

Centro Educacional Unificado Heliópolis recebe espetáculo “Cidade do Sol – uma homenagem à menina luz”

O documentário cênico parte das histórias e memórias dos trabalhadores e moradores de Heliópolis.

Publicado em: 15/08/2019 15h16 | Atualizado em: 30/11/2020

homenagemameninaluz_740x430.jpg

O grupo de teatro Impacto Agasias foi contemplado com a terceira edição do Programa de Fomento à Cultura da Periferia da Cidade de São Paulo, e irá realizar uma longa temporada do documentário cênico “Cidade do Sol – uma homenagem à menina luz”.

As apresentações irão acontecer no Centro Educacional Unificado (CEU) Heliópolis, de 17 a 29 de agosto e 12 a 26 de outubro.
A temporada faz parte da etapa Girassol do projeto e vem do florescer de cada momento de execução do mesmo. Foi semente, raiz, caule, folhas e agora flor.

Sinopse:
”Partindo de histórias e memórias de Heliópolis encontramos nela, menina luz, o verdadeiro sentido da palavra: mito. Foi ouvindo algumas vozes da comunidade, dessas falas que ecoam e reverberam diariamente em nossas mentes, que brota a nossa narrativa. Brota feito semente de girassol que cresce mesmo que frágil. Forte na terra bruta, terra da labuta e de luta.
Foram campos que viraram casas. Mas além dos muros, concretos, alvenaria e carpintaria encontramos o humano, o que é vida e dá vida a esse bairro-cidade que pulsa. Pulsa, educa, caminha, marcha e manifesta.
Pulsa feito sangue que corre nas veias dessas mulheres que fazem crescer e sustentar a Cidade do Sol, dessas mulheres que sofrem brutalmente em suas peles rasgadas, de vozes caladas, violentadas e abusadas. Sístole, diástole, a cada batimento, uma vontade, uma verdade, ver que a menina luz está em cada uma e não há muros que as pare ou desampare. Muros aqui são rompidos, conceitos quebrados, vividos e aprimorados.”

O espetáculo tem direção de Carolina Angrisani, com assistência de Wallace Borges, e conta com os atores e pesquisadores Caroline Varani, Henrique Sanchez, Kátia Bocalon, Raffael Santos, Tais Lira e Wallace Borges. A responsável pela preparação vocal e direção musical foi Samanta Okuyama. A preparação corporal ficou por conta de Marcela Sampaio e o texto foi uma criação coletiva.

Com classificação indicativa de 10 anos, o espetáculo tem a entrada gratuita, e está sujeita à lotação máxima do local. É necessária a retirada de ingressos com 1h00 de antecedência. Em caso de chuva a sessão será cancelada.

“Cidade do Sol – Uma homenagem à menina luz”
Quando: De 17/08 a 29/09 e 12/10 a 26/10/
Horários: Sábados às 15h e Domingos às 11h
Local: CEU HELIÓPOLIS – Professora Arlete Persoli
Endereço: Estr. das Lágrimas, 2385 – São João Climaco, São Paulo – SP

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar

Publicado em: 18/04/2024 3h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma criança com uniforme da prefeitura toca em um tablet em cima de uma mesa

Estudantes da Rede Municipal de Ensino ganham recurso para aprender Matemática

Publicado em: 18/04/2024 2h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto de estudante usando notebook da escola.
Fotografia mostra duas mãos pegando pedrinhas coloridas que formam um coração cheio de predas nas cores amarela, vermelha e azul.
1 2 3 1.440