Notícias
Centro de Educação Infantil Joaquim Tomé Filho desenvolve estratégia de contação de histórias para bebês e crianças utilizando objetos do cotidiano
Na quarentena, as histórias podem ser um momento de conexão e interação entre adultos, bebês e crianças
Publicado em: 31/07/2020 17h13 | Atualizado em: 30/11/2020
Com o afastamento social causado pelo Covid-19 (Coronavírus), um novo desafio surgiu para a educação, como elaborar propostas pedagógicas online que mantenham o vínculo com as crianças e as famílias. O Centro de Educação Infantil (CEI) Ver. Joaquim Thomé Filho, da Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé, desenvolveu uma estratégia de contação de histórias com uso de objetos para bebês e crianças.
No espaço físico da escola, bebês e crianças sempre participaram de momentos de leitura com acesso a materiais diferenciados que diversificam a linguagem das histórias e incentivam o prazer pela leitura na infância. Ao ouvir as histórias, as crianças constroem sua própria cultura e conhecem o mundo, constituindo a imaginação, o pensamento, a comunicação e a linguagem. Tendo essa perspectiva, o CEI Thomé Filho resolveu levar essa vivência para o dia a dia das famílias, incentivando a interação e a brincadeira com objetos do cotidiano.
As histórias são contadas em formato de vídeo com a participação da professora, retomando um vínculo visual importante com a criança, permitindo a aproximação e a produção de memórias com as famílias neste momento de isolamento social. Os vídeos produzidos são compartilhados de modo a construir uma produção coletiva.
Com essa proposta, é possível ressaltar a importância da leitura dentro da família e da construção cultural das crianças. A exploração de objetos comuns como parte do enredo das histórias na primeira infância também ajuda a construir capacidade imaginativa, a criatividade e até mesmo a sociabilidade de bebês e crianças.
Na quarentena, as histórias podem ser um momento de conexão e interação dos adultos e crianças, objetos como um secador de cabelo pode se transformar em um lobo mal que solta vento. Enquanto a professora aparece no vídeo guiando a contação com histórias das quais as crianças já estão acostumadas e organiza-se com ações semelhantes apresentadas na unidade, a família cria uma ponte com a criança que assiste, incentivando-a com o uso de objetos, letras de músicas e outros elementos pertinentes a história.
De acordo a professora Nathália dos Santos, uma das responsáveis por essa iniciativa, as respostas têm sido interessantes. “A parceria com as famílias por meio das devolutivas e da escuta se reflete no planejamento coletivo de nossa Unidade, ampliando as experiências e o repertório de leitura”, observa a professora.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Centros de Formação e Acompanhamento à Inclusão (CEFAIs) recebem homenagem na Câmara Municipal pelo compromisso com a educação inclusiva
Étnico-Racial
SME lança materiais que fortalecem ações antirracistas nas escolas municipais
Diretoria Regional de Educação Butantã
EMEI Antonio Bento recebe apoio para fortalecer ações de educação antirracista
Secretaria Municipal de Educação
Mostra de Educação para as Relações Étnico-Raciais mobiliza cerca de 2 mil estudantes nos CEUs
Educomunicação
EduCOP 30 envolve estudantes da Rede Municipal em debates sobre clima e projetos de intervenção
Diretoria Regional de Educação Butantã
Projeto com animais transforma e acolhe estudantes da EMEF Conde Luiz Eduardo Matarazzo
Relacionadas
Eleições do Grêmio na EMEF Almirante Tamandaré
Publicado em: 20/07/2016 2h35 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé
II Seminário – Diálogos para a construção do Currículo Integrador da Infância Paulistana
Publicado em: 20/07/2016 2h35 - em Educação Infantil
d
Publicado em: 20/07/2016 2h34 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
DRE Butantã – Experiências regionais de Unidades na perspectiva do Currículo Integrador da Infância Paulistana
Publicado em: 20/07/2016 2h33 - em Educação Infantil
d
Publicado em: 20/07/2016 2h33 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo