Notícias
Celebração marca os 90 anos da Educação Infantil na Rede Municipal e os 100 anos da Biblioteca Mário de Andrade
Evento reuniu educadores, estudantes e convidados em um dia de atividades culturais, memória e reflexão sobre o papel da infância e da educação pública na cidade de São Paulo
Publicado em: 31/10/2025 12h23 | Atualizado em: 03/11/2025
Maria Silvia Bacila, secretária executiva pedagógica, celebrou os 90 anos da Educação Infantil paulistana e o legado dos parques infantis.
A Secretaria Municipal de Educação celebrou, nesta quinta-feira (30), os 90 anos da Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino e o centenário da Biblioteca Mário de Andrade (BMA). O evento, realizado na própria biblioteca, contou com a participação de educadores, ex-educadores dos antigos Parques Infantis, estudantes da Academia Estudantil de Letras (AEL), representantes das unidades de Educação Infantil da rede, formadores e diretores das Divisões Pedagógicas (DIPEDs), além de autoridades.
Pela manhã, crianças da Academia Estudantil de Letras (AEL) participaram de uma visita mediada com o Núcleo Educativo da BMA, em uma programação especial que incluiu atividades lúdicas e brincantes. Eles foram recebidos pelas palhaças Frô e Sol, jovens monitoras da biblioteca, e participaram de contação de histórias inspirada da obra “Onde moram os livros?”, da Bibliotecas do Brasil, de Daniela Chindler, com destaque para o capítulo dedicado à Biblioteca Mário de Andrade.
Também fizeram parte das estações de atividades como a do jogo da memória, do quebra-cabeça temático e a oficina de desenho “Mário de Andrade”, ações realizadas pelas equipes do Centro de Multimeios da SME. Durante todo o dia, o público pôde visitar a exposição virtual “Parques Infantis”, organizada pelo Memorial da Educação Municipal, exibida em várias TVs instaladas nos espaços da Biblioteca.
No período da tarde, as comemorações seguiram no auditório Mário de Andrade com apresentação cultural do Instituto Baccarelli, seguida da abertura oficial com falas de autoridades da área da educação e da cultura.
A secretária executiva pedagógica, Maria Silvia Bacila, falou aos presentes sobre o legado de Mário de Andrade e destacou que os parques infantis criados por ele deram origem às escolas municipais de educação infantil (EMEIs). Ela ressaltou ainda que “o avanço da educação infantil exige pesquisa e escuta das realidades para oferecer caminhos e possibilidades de transformação coletiva”.

Diálogos sobre a “Educação Infantil Hoje” contou com a presença de coordenadores pedagógicos, professora e formadora da Rede Municipal.
A mesa “Memórias dos Parqueanos”, mediada por Rivânia Duarte, diretora da EMEI Dom Pedro I, reuniu ex-parqueanos e ex-educadores dos Parques Infantis para compartilhar lembranças e experiências que marcaram o início da Educação Infantil na cidade. Em seguida, a mesa “Educação Infantil Hoje”, com mediação de Silvana Lapietra, promoveu o diálogo entre coordenadora, professora, diretora e formadora de diferentes segmentos das unidades diretas e parceiras da SME como CEIs, EMEI, CEMEI, EMEBs e CECIs que abordaram os os desafios e conquistas atuais da área.
Esse evento abre as comemorações dos 90 anos da Educação Infantil Paulistana e segue com outras ações nos territórios até dia 7 de novembro e o encerramento será no Theatro São Pedro, na Barra Funda.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Jornada Pedagógica da Educação Infantil destaca a documentação pedagógica na Rede Municipal
Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia
Após leitura de obra, alunos da rede municipal refletem sobre funcionalidades e o uso da inteligência artificial
Secretaria Municipal de Educação
Educação Municipal destaca ações de sustentabilidade em seminário sobre energia fotovoltaica
Diretoria Regional de Educação Itaquera
Abelhas aproximam estudantes da ciência e do meio ambiente
Secretaria Municipal de Educação
Curso sobre liderança e gestão escolar segue com inscrições abertas para profissionais da SME
Diretoria Regional de Educação São Miguel
Grêmios Estudantis apresentam propostas para fortalecer direitos da criança e do adolescente
Relacionadas
Grêmios Estudantis apresentam propostas para fortalecer direitos da criança e do adolescente
Publicado em: 03/06/2026 11h45 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel
Inscrições abertas para o 16º Prêmio CET de Educação de Trânsito
Publicado em: 02/06/2026 1h16 - em Secretaria Municipal de Educação
SME abre inscrição de cadastro de reserva para Serviço Técnico Educacional
Publicado em: 02/06/2026 12h14 - em Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação entrega mais de 354 mil cestas básicas para as famílias de estudantes em vulnerabilidade social
Publicado em: 01/06/2026 5h32 - em Secretaria Municipal de Educação
Seminário JA – Rede que Alfabetiza – promove diálogo sobre o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e sobre práticas de alfabetização da Rede Municipal
Publicado em: 01/06/2026 1h00 - em Secretaria Municipal de Educação