Notícias

CEI Wilson José Abdalla explora a diversidade em seu cotidiano

Projetos e atividades da escola buscam integrar e visibilizar as diferentes culturas de seus alunos

Publicado em: 25/11/2016 15h09 | Atualizado em: 30/11/2020

CEI_wilson_jose_abdalla_explora_a_diversidade_em_seu_cotidiano_740_x_430.jpg

O Centro de Educação Infantil (CEI) Wilson José Abdalla vive a diversidade étnico-racial em seu cotidiano. Localizada na região do Bom Retiro, bairro economicamente associado a confecção e comércio têxtil e com forte presença estrangeira, a escola atende alunos das mais diversas nacionalidades. A realidade da CEI, que reflete nos projetos e atividades desenvolvidos, foi descrita no relato “Aprendendo a conviver: diversidade no cotidiano”.

Segundo a professora Márcia Berenguel de Castilho Aguilar, todas as atividades da CEI tem a preocupação em dar visibilidade às diferentes culturas e etnias para que as crianças possam crescer vivenciando experiências as quais contribuam no processo de construção de uma identidade afirmativa. Isso se dá especialmente devido ao grande número de filhos de imigrantes – principalmente da América Latina – que recebem como alunos.

Trabalho de continuidade – O tema foi especialmente trabalhado em 2011, com o projeto “Conviver, incluir, transformar e aprender: Diversidade, cidadania e produção cultural”, e em 2015, com “CEI, espaço integrador de culturas”. Através de estudos feitos pelos educadores, planos de atividades foram desenvolvidos com os alunos e suas famílias, tais como oficinas, apresentações culturais de pais e funcionários, rodas de música, danças típicas e teatro infantil.

Já o projeto “Imaginar, brincar, viver e aprender a partir da literatura infantil” deste ano, apesar não está voltado especificamente às relações étnico-raciais, coloca a literatura infantil como mais um canal de comunicação e construção de identidade e pensamento para as crianças. A professora Márcia acredita que essa é uma ferramenta a qual mostra a importância de se apresentar histórias que tratem de diversidade cultural, respeitando a ancestralidade dos alunos.

Todas essas ações promovidas pela CEI estão no relato “Aprendendo a conviver: diversidade no cotidiano”, que fala sobre os projetos dessa temática desenvolvidos entre escola e comunidade nos últimos anos. Ele foi apresentado no II Congresso Municipal de Educação para as Relações Étnico-Raciais, realizado pela Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo no final de junho, a fim de contribuir com as discussões tratadas no evento. 

Confira a galeria de imagens dos projetos e atividades da CEI Wilson José Abdalla.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

foto de uma estudante e uma guarda municipal, ambas se entreolham sorrindo
Três estudantes sentados em uma carteira escrevendo em cadernos.

Mais de 1 milhão de estudantes retornam para as aulas na Rede Municipal nesta quarta-feira (05)

Publicado em: 05/02/2025 3h44 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra professora sentada no chão, ela segura um livro com uma mão e aponta para as figuras com a outra. Na sua frente, há crianças sentadas no chão brincando com linhas e agulhas. No fundo da foto, pode-se ver os bonecos e bonecas negros e bolivianos.

Mais aprovados nos concursos de ATE e PEI são convocados

Publicado em: 04/02/2025 5h32 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de mãos usando luvas transparentes segurando um papel envelhecido que está em uma pilha com outros papéis.

SME divulga Tabela de Temporalidade de Documentos para a Educação

Publicado em: 04/02/2025 3h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de cinco estudantes com a camiseta laranja do Imprensa Jovem. Três estudantes estão sentados em bancos altos em frente a uma estante de livros e a menina que está no meio segura um microfone e um celular. Todos olham para o celular. Em primeiro plano, de costas para o ângulo da fotografia, um menino manuseia o tripé em que está a câmera e o celular, atrás de sua camiseta laranja está escrito em preto Imprensa Jovem. Em frente a ele, e também de costas para o ângulo da foto, há mais uma estudante.
1 3 4 5 6 7 1.498