Notícias

CEI Wilson José Abdalla explora a diversidade em seu cotidiano

Projetos e atividades da escola buscam integrar e visibilizar as diferentes culturas de seus alunos

Publicado em: 25/11/2016 15h09 | Atualizado em: 30/11/2020

CEI_wilson_jose_abdalla_explora_a_diversidade_em_seu_cotidiano_740_x_430.jpg

O Centro de Educação Infantil (CEI) Wilson José Abdalla vive a diversidade étnico-racial em seu cotidiano. Localizada na região do Bom Retiro, bairro economicamente associado a confecção e comércio têxtil e com forte presença estrangeira, a escola atende alunos das mais diversas nacionalidades. A realidade da CEI, que reflete nos projetos e atividades desenvolvidos, foi descrita no relato “Aprendendo a conviver: diversidade no cotidiano”.

Segundo a professora Márcia Berenguel de Castilho Aguilar, todas as atividades da CEI tem a preocupação em dar visibilidade às diferentes culturas e etnias para que as crianças possam crescer vivenciando experiências as quais contribuam no processo de construção de uma identidade afirmativa. Isso se dá especialmente devido ao grande número de filhos de imigrantes – principalmente da América Latina – que recebem como alunos.

Trabalho de continuidade – O tema foi especialmente trabalhado em 2011, com o projeto “Conviver, incluir, transformar e aprender: Diversidade, cidadania e produção cultural”, e em 2015, com “CEI, espaço integrador de culturas”. Através de estudos feitos pelos educadores, planos de atividades foram desenvolvidos com os alunos e suas famílias, tais como oficinas, apresentações culturais de pais e funcionários, rodas de música, danças típicas e teatro infantil.

Já o projeto “Imaginar, brincar, viver e aprender a partir da literatura infantil” deste ano, apesar não está voltado especificamente às relações étnico-raciais, coloca a literatura infantil como mais um canal de comunicação e construção de identidade e pensamento para as crianças. A professora Márcia acredita que essa é uma ferramenta a qual mostra a importância de se apresentar histórias que tratem de diversidade cultural, respeitando a ancestralidade dos alunos.

Todas essas ações promovidas pela CEI estão no relato “Aprendendo a conviver: diversidade no cotidiano”, que fala sobre os projetos dessa temática desenvolvidos entre escola e comunidade nos últimos anos. Ele foi apresentado no II Congresso Municipal de Educação para as Relações Étnico-Raciais, realizado pela Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo no final de junho, a fim de contribuir com as discussões tratadas no evento. 

Confira a galeria de imagens dos projetos e atividades da CEI Wilson José Abdalla.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem colorida do mural com a ginsasta Rebeca Andrade que será inaugurado no CEU Butantã.

Mural gigante em homenagem a Rebeca Andrade é a nova atração do CEU Butantã

Publicado em: 01/12/2025 5h04 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

professora em sala de aula

Prefeitura autoriza convocação de 213 novos professores para a Rede Municipal de Ensino

Publicado em: 29/11/2025 10h06 - em Secretaria Municipal de Educação

Na imagem, uma estudante da Imprensa Jovem aparece em primeiro plano, de costas, vestindo um colete laranja com a identificação do programa. À frente dela, no palco, a secretária excutiva pedagógica, Maria Silvia Bacila, segura um microfone e fala ao público. Ao fundo, um telão exibe o título “Aprender e ensinar nas Adolescências

SME realiza II Fórum Ampliado do Grupo de Trabalho “Aprender e Ensinar nas Adolescências”

Publicado em: 28/11/2025 6h24 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma área externa com um redário.

EMEI Machado de Assis inaugura redário para momentos de leitura e relaxamento

Publicado em: 28/11/2025 12h00 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

Uma criança andando sobre um banco longo de madeira com a auxilio de uma amigo e uma amiga que seguram suas mão no projeto.

EMEI CEU Rosa da China promove vivência de “Quintal do Brincar”

Publicado em: 28/11/2025 11h00 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

1 2 3 4 5 1.608