Notícias

CEI Parque Fernanda cria espaço na unidade para crianças terem Experiências com Luzes

A proposta tem como objetivo proporcionar aos bebês e as crianças diferentes vivências, brincadeiras e interações; nesta sexta famílias vão poder conhecer o espaço

Publicado em: 29/09/2022 15h25 | Atualizado em: 29/09/2022

  Fotografia de crianças em um ambiente escuro brincando com luzes, lanternas e objetos luminososO Centro de Educação Infantil (CEI) Parque Fernanda, no extremo sul da cidade, criou um espaço que proporciona “Experiências com Luzes” para seus bebês e crianças. A sala foi inspirada nos momentos formativos do Projeto Especial de Ação (PEA) e na Formação da Cidade e busca ampliar os olhares para os espaços, tornando-os mais potentes para as interações, para as aprendizagens e para o brincar.

Nesta sexta-feira (29), a unidade promoverá o Dia da Família na Escola e entre as atividades previstas para a data está a possibilidade dos responsáveis das crianças interagirem com a sala de luzes. 

A exposição interativa “Experiências com Luzes” foi montada pela equipe de educadores e educadoras em uma sala escurecida. Lá os pequenos podem explorar objetos como pisca-pisca, mesa de luz, mesa espelhada, peças translúcidas, lanternas, projetor, luz negra, cores fluorescentes e outras materialidades, que compõem um rico ambiente de experimentações. Os materiais usados para construção do ambiente foram adquiridos com recursos do PTRF (Programa de Transferência de Recursos Financeiros). 

Em atuação como professora desde 2.015 e como Coordenadora do CEI desde 2.021, Aline Grenfell, conta que estas novas configurações de espaços e tempos foram possíveis a partir do convite para “reolhar” os ambientes, proposto na Formação da Cidade, oferecido pela Secretaria Municipal de Educação. “Neste espaço os pequenos podem levantar hipóteses, aprendizagens e, principalmente, se divertirem por meio da investigação livre e autônoma”, ressalta Aline. .

A proposta faz parte do Projeto “Espaço de Experiências”, que tem como objetivo, proporcionar a cada mês, diferentes vivências, brincadeiras e interações para os mais de 100 matriculados da unidade. Antes da montagem da sala com luzes, os educadores já transformaram o mesmo espaço multiuso em um ateliê de arte. Além disso, para estimular a alimentação saudável e a brincadeira simbólica, o espaço do refeitório já possibilita que as crianças brinquem com uma mini quitanda e uma cozinha. 

Fotografia de crianças em um ambiente escuro brincando com luzes, lanternas e objetos luminososFotografia de crianças em um ambiente escuro brincando com luzes, lanternas e objetos luminosos

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Um grupo de pessoas em uma arquibancada com os braços levantados.

Imprensa Jovem acompanha treino de Fórmula E

Publicado em: 18/03/2024 6h24 - em Educomunicação

Dengue Demonstração Fumacê

Escolas da Rede Municipal de Ensino realizam ações de combate ao mosquito da dengue e outras doenças

Publicado em: 18/03/2024 6h22 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra pessoas tomando banho de piscina.

CEUs oferecem piscinas para a população da capital de SP

Publicado em: 16/03/2024 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação

imagem com ilustração de diversos rostos de perfil, cada um deles possui características físicas diferentes - Formação para professores Portas Abertas
Fotografia mostra vinte e duas pessoas posando para foto em formato selfie.

EMEF Sebastião Francisco cria coletivo para discutir pautas do universo feminino

Publicado em: 15/03/2024 4h02 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.431