Notícias

CEI Parque Fernanda cria espaço na unidade para crianças terem Experiências com Luzes

A proposta tem como objetivo proporcionar aos bebês e as crianças diferentes vivências, brincadeiras e interações; nesta sexta famílias vão poder conhecer o espaço

Publicado em: 29/09/2022 15h25 | Atualizado em: 29/09/2022

  Fotografia de crianças em um ambiente escuro brincando com luzes, lanternas e objetos luminososO Centro de Educação Infantil (CEI) Parque Fernanda, no extremo sul da cidade, criou um espaço que proporciona “Experiências com Luzes” para seus bebês e crianças. A sala foi inspirada nos momentos formativos do Projeto Especial de Ação (PEA) e na Formação da Cidade e busca ampliar os olhares para os espaços, tornando-os mais potentes para as interações, para as aprendizagens e para o brincar.

Nesta sexta-feira (29), a unidade promoverá o Dia da Família na Escola e entre as atividades previstas para a data está a possibilidade dos responsáveis das crianças interagirem com a sala de luzes. 

A exposição interativa “Experiências com Luzes” foi montada pela equipe de educadores e educadoras em uma sala escurecida. Lá os pequenos podem explorar objetos como pisca-pisca, mesa de luz, mesa espelhada, peças translúcidas, lanternas, projetor, luz negra, cores fluorescentes e outras materialidades, que compõem um rico ambiente de experimentações. Os materiais usados para construção do ambiente foram adquiridos com recursos do PTRF (Programa de Transferência de Recursos Financeiros). 

Em atuação como professora desde 2.015 e como Coordenadora do CEI desde 2.021, Aline Grenfell, conta que estas novas configurações de espaços e tempos foram possíveis a partir do convite para “reolhar” os ambientes, proposto na Formação da Cidade, oferecido pela Secretaria Municipal de Educação. “Neste espaço os pequenos podem levantar hipóteses, aprendizagens e, principalmente, se divertirem por meio da investigação livre e autônoma”, ressalta Aline. .

A proposta faz parte do Projeto “Espaço de Experiências”, que tem como objetivo, proporcionar a cada mês, diferentes vivências, brincadeiras e interações para os mais de 100 matriculados da unidade. Antes da montagem da sala com luzes, os educadores já transformaram o mesmo espaço multiuso em um ateliê de arte. Além disso, para estimular a alimentação saudável e a brincadeira simbólica, o espaço do refeitório já possibilita que as crianças brinquem com uma mini quitanda e uma cozinha. 

Fotografia de crianças em um ambiente escuro brincando com luzes, lanternas e objetos luminososFotografia de crianças em um ambiente escuro brincando com luzes, lanternas e objetos luminosos

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Estudantes sentados na quadra jogando vôlei sentado.

DRE São Miguel realiza 1º Festival de Vivências Paralímpicas

Publicado em: 07/12/2022 8h24 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Imagem onde se lê

SME realiza I Congresso de Educação em Gênero e Diversidade

Publicado em: 07/12/2022 8h18 - em Secretaria Municipal de Educação

imagem com o texto Esse Lugar Que Tanto Amo

Embaixada da França promove ações voltadas para profissionais da educação

Publicado em: 06/12/2022 4h24 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra 5 estudantes sentados. Na frente deles há um tecido no chão, com cestas com frutas de brinquedo e livros em cima

Escola da Rede Municipal de SP monta barraca literária em feira livre

Publicado em: 06/12/2022 3h57 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma estudante negra, ela está concentrada escrevendo no livro sobre sua mesa.

Está aberto período de inscrição para estudantes do Ensino Fundamental e Médio

Publicado em: 05/12/2022 12h43 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.302