Notícias
CEI Jardim Universitário promove projeto “Leitura em Família”
Iniciativa tem o objetivo de desenvolver hábitos de leitura nas crianças e suas famílias.
Publicado em: 03/10/2016 16h31 | Atualizado em: 30/11/2020
O Centro de Educação Infantil (CEI) Jardim Universitário, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Capela do Socorro, realiza entre os alunos o projeto “Leitura em Família”. O projeto conta acontece desde 2015 e consiste no empréstimo de livros todas sexta-feira para que as crianças leiam junto às famílias nos finais de semana com o objetivo de fortalecer o vínculo entre as famílias e a escola e desenvolver os hábitos de leitura entre as crianças e suas famílias. Atualmente 136 crianças participam da atividade.
A atividade funciona da seguinte forma: na sexta-feira, é feito o empréstimo de livros para que as crianças e suas respectivas famílias leiam a história juntos no fim de semana; na segunda-feira, é formada uma roda de conversa para que os pequenos comentem sobre a obra que leram e digam se gostaram da história. Caso alguma criança não tenha lido, a professora faz a leitura na hora, para todos. Os pais ou responsáveis também participam da iniciativa relatando as experiências para os professores nas reuniões de pais e porta da escola, quando vão buscar os pequenos.
Segundo a Coordenadora Pedagógica do CEI, Maria das Graças Alexandre, o projeto surgiu como uma proposta do Projeto Especial de Ação (PEA) da escola. “Percebemos, por meio da atitude das crianças perante aos livros e conversas com as famílias, que pouquíssimas crianças mantinham contato regular com livros em casa. A partir disso, elaboramos o projeto para oferece este empréstimo de livros para a leitura em família”, argumenta a Coordenadora.
Graça comenta que no início do projeto muitas famílias não compreendiam a importância do livro e não faziam a leitura, porém, com o passar do tempo, começaram a dizer que as crianças passaram a exigir a leitura. “É importante o contato das crianças com o livro o quanto antes, seja ouvindo histórias lidas pelas professoras da unidade, manuseando livros ou levando-os para casa para a leitura em família”.
Ainda segundo a Coordenadora, alguns alunos se identificam tanto com algumas histórias que levam o mesmo livro várias vezes. “Muitas delas zelam tanto pelo livro, que os pais nem podem pegar no livro, leem na mão da criança”, completa a Graça, que destaca também o fato do projeto contribuir para melhorar a relação entre as famílias e a escola.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Guaianases
Projeto em 3D da EMEF Dias Gomes une tecnologia, pesquisa e criatividade
Secretaria Municipal de Educação
SME reforça importância de atualização dos dados cadastrais dos estudantes para organização do ano letivo
Secretaria Municipal de Educação
SME recebe representantes da Coeduc e amplia diálogo com sindicatos
Diretoria Regional de Educação São Mateus
CEI Elza Soares promove Chá da Tarde com os Avós para fortalecer vínculos afetivos
Secretaria Municipal de Educação
Programa Imprensa Jovem da Rede Municipal de São Paulo é destaque em formação educomunicativa na Bahia
Secretaria Municipal de Educação
Webinar encerra o “I Seminário JA – Avaliação: o cotidiano da sala de aula e o avanço das aprendizagens”
Relacionadas

Visita às obras do Território CEU São Pedro
Publicado em: 18/12/2015 6h01 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

Intersetorialidade na Educação Integral
Publicado em: 18/12/2015 3h33 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Pensando a ressignificação do Currículo na perspectiva da Educação Integral
Publicado em: 18/12/2015 3h31 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Princípios e Diretrizes Pedagógicas da Educação Integral em Tempo Integral
Publicado em: 18/12/2015 3h27 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Conheça a trajetória do pensamento sobre a Educação Integral no Brasil e na cidade de São Paulo
Publicado em: 18/12/2015 3h19 - em Diretoria Regional de Educação Butantã