Notícias

CEI Jardim Universitário promove projeto “Leitura em Família”

Iniciativa tem o objetivo de desenvolver hábitos de leitura nas crianças e suas famílias.

Publicado em: 03/10/2016 16h31 | Atualizado em: 30/11/2020
CEI Jardim Universitario promove projeto Leitura em Familia_740x430.jpg

O Centro de Educação Infantil (CEI) Jardim Universitário, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Capela do Socorro, realiza entre os alunos o projeto “Leitura em Família”. O projeto conta acontece desde 2015 e consiste no empréstimo de livros todas sexta-feira para que as crianças leiam junto às famílias nos finais de semana com o objetivo de fortalecer o vínculo entre as famílias e a escola e desenvolver os hábitos de leitura entre as crianças e suas famílias. Atualmente 136 crianças participam da atividade.

A atividade funciona da seguinte forma: na sexta-feira, é feito o empréstimo de livros para que as crianças e suas respectivas famílias leiam a história juntos no fim de semana; na segunda-feira, é formada uma roda de conversa para que os pequenos comentem sobre a obra que leram e digam se gostaram da história. Caso alguma criança não tenha lido, a professora faz a leitura na hora, para todos. Os pais ou responsáveis também participam da iniciativa relatando as experiências para os professores nas reuniões de pais e porta da escola, quando vão buscar os pequenos.

Segundo a Coordenadora Pedagógica do CEI, Maria das Graças Alexandre, o projeto surgiu como uma proposta do Projeto Especial de Ação (PEA) da escola. “Percebemos, por meio da atitude das crianças perante aos livros e conversas com as famílias, que pouquíssimas crianças mantinham contato regular com livros em casa. A partir disso, elaboramos o projeto para oferece este empréstimo de livros para a leitura em família”, argumenta a Coordenadora.

Graça comenta que no início do projeto muitas famílias não compreendiam a importância do livro e não faziam a leitura, porém, com o passar do tempo, começaram a dizer que as crianças passaram a exigir a leitura. “É importante o contato das crianças com o livro o quanto antes, seja ouvindo histórias lidas pelas professoras da unidade, manuseando livros ou levando-os para casa para a leitura em família”.

Ainda segundo a Coordenadora, alguns alunos se identificam tanto com algumas histórias que levam o mesmo livro várias vezes. “Muitas delas zelam tanto pelo livro, que os pais nem podem pegar no livro, leem na mão da criança”, completa a Graça, que destaca também o fato do projeto contribuir para melhorar a relação entre as famílias e a escola.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem com colunas coloridas e a sigla
Imagem mostra parte do corpo de duas pessoas. Uma está de camiseta cinza e segura em sua mão um termômetro apontado para o pulso da outra.

Programa “POT Volta às Aulas” da SME ganha prêmio do Tribunal de Contas de SP

Publicado em: 02/12/2021 4h55 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com mapa da cidade e meninas e meninos segurando equipamentos de comunicação como câmeras fotográficas, celulares e microfones.

Evento celebra 20 anos de Educomunicação na Rede Municipal de São Paulo

Publicado em: 02/12/2021 4h08 - em Secretaria Municipal de Educação

banner da Virada Esportiva 2021 - Movimente a vida

CEUs terão programação gratuita na Virada Esportiva

Publicado em: 01/12/2021 12h22 - em Secretaria Municipal de Educação

bebês sentados em uma mesa de refeição

CEI Jardim Santa Tereza resgata história de funcionários e promove almoços culturais temáticos

Publicado em: 30/11/2021 12h25 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.211