CEI Jardim Hercília produz jornal bilíngue

Iniciativa idealizada com o objetivo de promover uma maior integração com a comunidade boliviana

Publicado em: 16/11/2017 16h36 | Atualizado em: 30/11/2020

CEI_Jardim_Hercilia_jornal_bilingue_740_x_430.jpg

O Centro de Educação Infantil (CEI) Jardim Hercília, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Penha, criou o jornal o “Brincalendo”, com o objetivo de mostrar os projetos, atividades e eventos que acontecem na Unidade Educacional e na região para os pais e comunidade. O seu diferencial é ser bilíngue, em português e espanhol, com o intuito de facilitar a comunicação com famílias oriundas de países de língua hispânica.

Quando a diretora, Lilian Mattos, chegou ao CEI em 2014, o jornal já existia, porém em outro formato e, além disso, ele não era bilíngue. Foi então que ela decidiu dar continuidade ao projeto, juntamente com outras professoras, para modificar o seu conteúdo e forma.

“A primeira ideia foi que ele tivesse a voz das pessoas, das professoras, dos funcionários, dos pais, e que eles pudessem se ver nele”, afirma a diretora Lilian. A outra prioridade era fazer do jornal um veículo de formação e informação das atividades realizadas com as crianças no CEI.

Um dos pontos que levaram à confecção do jornal bilíngue foi o fato das professoras notarem dificuldades na comunicação entre elas e os pais de alunos bolivianos por conta do idioma. Eles respondiam os bilhetes em espanhol e, em algumas vezes, não entendiam o solicitado. Além disso, as professoras também perceberam que os jornais não eram lidos por eles. Logo, a publicação não atendia todo o público ao qual ela era destinada.

Em 2015, o corpo docente decidiu, então, convidar a professora Marcia Garcia dos Santos e seu esposo, Javier Cañada, sobrinhos da professora Dalva Aurora Gomes, que atua no CEI, para realizarem a tradução do jornal para o espanhol. A edição mais recente, publicada no primeiro semestre de 2017, você pode conferir aqui.

Produção – A equipe responsável pelo projeto é composta pela Diretora, Lilian Mattos, a Assistente de Direção, Sueli Teixeira dos Reis, a Assistente Técnica Educacional, Flávia Campos Carvalho da Mota, e as professoras Iara de Oliveira Anselmo, Raquel Soares, Dalva Aurora Gomes.

O processo da criação das edições é um trabalho minucioso. A equipe realiza reuniões de pautas, ou seja, escolhem, entre os muitos projetos, aqueles que vão entrar na edição. Eles mesmos escrevem os textos e diagramam o jornal. A impressão fica por conta da Diretoria Regional de Educação (DRE) Penha, que, em parceria com o CEI Jardim Hercília, se dispôs a ajudar na última etapa da produção.

A diretora Lilian também explicou que o choque entre culturas diferentes era um muro que devia ser quebrado. Com isso, o conselho do CEI resolveu fazer uma semana cultural para que a população boliviana da região pudesse mostrar como viviam, os seus costumes e as suas tradições. Esse projeto, realizado no mês de julho de 2015 também foi para o jornal, assim como algumas outras notícias sobre a comunidade.

O jornal também serviu para estimular algumas professoras a procurarem especializações em cursos voltados para a comunicação, como o de Educomunicação.

“O trabalho foi muito bem recebido por todos da comunidade, assim como por professores de outras escolas que tiveram a oportunidade de conhecê-lo. O próximo passo, que já está em discussão entre o conselho e os pais, é o de criar um blog do jornal, e assim poder divulgar ainda mais projetos e eventos”, diz a Diretora.

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar

Publicado em: 18/04/2024 3h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma criança com uniforme da prefeitura toca em um tablet em cima de uma mesa

Estudantes da Rede Municipal de Ensino ganham recurso para aprender Matemática

Publicado em: 18/04/2024 2h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto de estudante usando notebook da escola.
Fotografia mostra duas mãos pegando pedrinhas coloridas que formam um coração cheio de predas nas cores amarela, vermelha e azul.