Notícias

CEI Jardim Hercília produz jornal bilíngue

Iniciativa idealizada com o objetivo de promover uma maior integração com a comunidade boliviana

Publicado em: 16/11/2017 16h36 | Atualizado em: 30/11/2020

CEI_Jardim_Hercilia_jornal_bilingue_740_x_430.jpg

O Centro de Educação Infantil (CEI) Jardim Hercília, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Penha, criou o jornal o “Brincalendo”, com o objetivo de mostrar os projetos, atividades e eventos que acontecem na Unidade Educacional e na região para os pais e comunidade. O seu diferencial é ser bilíngue, em português e espanhol, com o intuito de facilitar a comunicação com famílias oriundas de países de língua hispânica.

Quando a diretora, Lilian Mattos, chegou ao CEI em 2014, o jornal já existia, porém em outro formato e, além disso, ele não era bilíngue. Foi então que ela decidiu dar continuidade ao projeto, juntamente com outras professoras, para modificar o seu conteúdo e forma.

“A primeira ideia foi que ele tivesse a voz das pessoas, das professoras, dos funcionários, dos pais, e que eles pudessem se ver nele”, afirma a diretora Lilian. A outra prioridade era fazer do jornal um veículo de formação e informação das atividades realizadas com as crianças no CEI.

Um dos pontos que levaram à confecção do jornal bilíngue foi o fato das professoras notarem dificuldades na comunicação entre elas e os pais de alunos bolivianos por conta do idioma. Eles respondiam os bilhetes em espanhol e, em algumas vezes, não entendiam o solicitado. Além disso, as professoras também perceberam que os jornais não eram lidos por eles. Logo, a publicação não atendia todo o público ao qual ela era destinada.

Em 2015, o corpo docente decidiu, então, convidar a professora Marcia Garcia dos Santos e seu esposo, Javier Cañada, sobrinhos da professora Dalva Aurora Gomes, que atua no CEI, para realizarem a tradução do jornal para o espanhol. A edição mais recente, publicada no primeiro semestre de 2017, você pode conferir aqui. 

Produção – A equipe responsável pelo projeto é composta pela Diretora, Lilian Mattos, a Assistente de Direção, Sueli Teixeira dos Reis, a Assistente Técnica Educacional, Flávia Campos Carvalho da Mota, e as professoras Iara de Oliveira Anselmo, Raquel Soares, Dalva Aurora Gomes.

O processo da criação das edições é um trabalho minucioso. A equipe realiza reuniões de pautas, ou seja, escolhem, entre os muitos projetos, aqueles que vão entrar na edição. Eles mesmos escrevem os textos e diagramam o jornal. A impressão fica por conta da Diretoria Regional de Educação (DRE) Penha, que, em parceria com o CEI Jardim Hercília, se dispôs a ajudar na última etapa da produção.

A diretora Lilian também explicou que o choque entre culturas diferentes era um muro que devia ser quebrado. Com isso, o conselho do CEI resolveu fazer uma semana cultural para que a população boliviana da região pudesse mostrar como viviam, os seus costumes e as suas tradições. Esse projeto, realizado no mês de julho de 2015 também foi para o jornal, assim como algumas outras notícias sobre a comunidade.

O jornal também serviu para estimular algumas professoras a procurarem especializações em cursos voltados para a comunicação, como o de Educomunicação.

“O trabalho foi muito bem recebido por todos da comunidade, assim como por professores de outras escolas que tiveram a oportunidade de conhecê-lo. O próximo passo, que já está em discussão entre o conselho e os pais, é o de criar um blog do jornal, e assim poder divulgar ainda mais projetos e eventos”, diz a Diretora.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem de uma mão sobre o computador.

SME abre processo seletivo interno para coordenador de Polo UniCEU

Publicado em: 14/01/2022 5h27 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de professora atendendo um garoto em sua mesa. Todos usam máscara facial.

SME publica classificação definitiva dos candidatos para eventual contratação

Publicado em: 14/01/2022 10h30 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de dois notebooks sobre uma mesa
Imagem com diversas antenas.

Prefeitura sanciona Lei das Antenas

Publicado em: 13/01/2022 12h07 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia mostra uma mão infantil sendo auxiliada pela mão de um adulto

Bolsas de estágio têm aumento de 30% e SME possui 4 mil vagas para contratação

Publicado em: 12/01/2022 2h50 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.211