CEI Inácio Monteiro realiza projeto de revitalização do muro da Unidade

Ação envolveu funcionários da Unidade, bebês, crianças e suas famílias

Publicado em: 16/11/2017 13h44 | Atualizado em: 30/11/2020
CEI_Inacio_muro_da_unidade_740_x_430.jpg

Desde 2016, o Centro Educacional Infantil (CEI) Inácio Monteiro, localizado no território da Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases, desenvolve o Projeto Especial de Ação (PEA) “ A integração social dos tempos e espaços na Educação Infantil”. Como parte integrante do PEA é realizado o “Projeto Nosso CEI”, em que são praticadas atividades de apropriação de espaços. A partir disso, surgiu a necessidade de revitalização do muro da Unidade Escolar.

Professores, funcionários, bebês, crianças e famílias reuniram-se para, de forma colaborativa, produzir placas decorativas em azulejo, pintadas com tinta guache, para formar mosaicos na parte externa do muro. A aplicação dos mosaicos aconteceu no “Dia da Família”, realizado em 23 de setembro.

CEI_Inacio_muro_da_unidade_740_x_430_2.jpg
“Entendemos que todas as marcas deixadas devem fazer parte de uma construção coletiva, envolvendo toda comunidade educativa. Portanto, planejamos essa revitalização em reuniões pedagógicas, do conselho de escola, de pais e em rodas de conversa com as crianças, para que pudéssemos contar com a participação de todos”, afirma Elaine Coutinho Resende Almeida, Coordenadora Pedagógica da Unidade.

As questões que envolvem a atividade de revitalizar a fachada do CEI vão além da preocupação com a aparência. O objetivo da equipe é alinhar todas as ações com o PEA, que busca articular experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos construídos culturalmente, pois têm o mesmo foco de tornar o ambiente escolar cada vez mais significativo e adequado à realidade infantil.

Segundo Elaine, “as pessoas passam pela calçada, param e ficam apreciando as produções. Muitas procuram seus próprios desenhos, sentindo-se pertencentes ao projeto. Neste sentido, vivenciamos um currículo vivo, valorizando a expressão por meio de diferentes linguagens, permitindo a todos apreciar o significado e o potencial de suas marcas”.

Acesse o Flickr da DRE Guaianases para ver mais fotos da atividade.

Mulher sorrindo enquanto mexe no computador
Fotografia mostra um pódio com a estudante Yara Nayelle da Cruz Costa, em 1º lugar - Campeã Paulista De Xadrez Sub 10 Femino.
abaixo, uma imagem com a silhueta de pontos turisticos de São Pailo, acima, os dizeres ITA - Índice de transparência ativa

Secretaria Municipal de Educação mantém nota 10 no Índice de Transparência Ativa (ITA)

Publicado em: 27/03/2024 2h45 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um globo terrestre nas mãos de uma pessoa.

Abrem hoje as inscrições para o curso “Refúgios Humanos: Migrar, um direito à vida”

Publicado em: 27/03/2024 11h43 - em Educação em Direitos Humanos

Fotografia mostra professora sentada no chão, ela segura um livro com uma mão e aponta para as figuras com a outra. Na sua frente, há crianças sentadas no chão brincando com linhas e agulhas. No fundo da foto, pode-se ver os bonecos e bonecas negros e bolivianos.

Crianças de CEI Conjunto José Bonifácio exploram as diversas formas de tear

Publicado em: 27/03/2024 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação