Notícias

CEI Inácio Monteiro realiza projeto de revitalização do muro da Unidade

Ação envolveu funcionários da Unidade, bebês, crianças e suas famílias

Publicado em: 16/11/2017 13h44 | Atualizado em: 30/11/2020
CEI_Inacio_muro_da_unidade_740_x_430.jpg

Desde 2016, o Centro Educacional Infantil (CEI) Inácio Monteiro, localizado no território da Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases, desenvolve o Projeto Especial de Ação (PEA) “ A integração social dos tempos e espaços na Educação Infantil”. Como parte integrante do PEA é realizado o “Projeto Nosso CEI”, em que são praticadas atividades de apropriação de espaços. A partir disso, surgiu a necessidade de revitalização do muro da Unidade Escolar.

Professores, funcionários, bebês, crianças e famílias reuniram-se para, de forma colaborativa, produzir placas decorativas em azulejo, pintadas com tinta guache, para formar mosaicos na parte externa do muro. A aplicação dos mosaicos aconteceu no “Dia da Família”, realizado em 23 de setembro.

CEI_Inacio_muro_da_unidade_740_x_430_2.jpg
“Entendemos que todas as marcas deixadas devem fazer parte de uma construção coletiva, envolvendo toda comunidade educativa. Portanto, planejamos essa revitalização em reuniões pedagógicas, do conselho de escola, de pais e em rodas de conversa com as crianças, para que pudéssemos contar com a participação de todos”, afirma Elaine Coutinho Resende Almeida, Coordenadora Pedagógica da Unidade.

As questões que envolvem a atividade de revitalizar a fachada do CEI vão além da preocupação com a aparência. O objetivo da equipe é alinhar todas as ações com o PEA, que busca articular experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos construídos culturalmente, pois têm o mesmo foco de tornar o ambiente escolar cada vez mais significativo e adequado à realidade infantil.

Segundo Elaine, “as pessoas passam pela calçada, param e ficam apreciando as produções. Muitas procuram seus próprios desenhos, sentindo-se pertencentes ao projeto. Neste sentido, vivenciamos um currículo vivo, valorizando a expressão por meio de diferentes linguagens, permitindo a todos apreciar o significado e o potencial de suas marcas”.

Acesse o Flickr da DRE Guaianases para ver mais fotos da atividade.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Cowparede - fotografia de esculturas de vacas pintadas por artistas

CEU Paraisópolis recebe exposição CowParade

Publicado em: 25/11/2022 1h01 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de grupo de estudante tocando instrumentos de percussão

EMEF Imperatriz Leopoldina forma ritmistas com ‘batucada’

Publicado em: 25/11/2022 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Capa do Álbum de Mancala Awelé feito por um estudantes.

Confira o resultado do concurso “Meu Álbum de Mancala Awelé”

Publicado em: 24/11/2022 11h37 - em Secretaria Municipal de Educação

Viii Jornada Pedagógica
Foto posada com os participantes do Slam da DRE Santo Amaro

5º edição do Slam Nossa Voz reúne professores e estudantes na zona sul de São Paulo

Publicado em: 23/11/2022 3h08 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

1 2 3 1.298