Notícias

CEI Geraldo Magela Peron desenvolve projeto “Para Além dos Muros”

Iniciativa promove integração com aparelhos culturais, ONGs e outras unidades educacionais

Publicado em: 16/11/2017 15h18 | Atualizado em: 30/11/2020

PRINCIPAL_CEIGeraldoMagelaPeron_740_x_430.jpg

O Centro de Educação Infantil (CEI) Geraldo Magela Peron, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases, realiza, desde 2014, o projeto “Para Além dos Muros: a relação entre escola e território na promoção do desenvolvimento integral dos bebês e crianças”. A proposta é promover vivências na instituição e no bairro, por meio da integração nos diferentes espaços e com diferentes sujeitos.

O nome do projeto, “Para Além dos Muros”, não foi escolhido por acaso. O seu principal objetivo é enfatizar que toda a comunidade é responsável pela educação dos bebês e crianças. A Unidade Educacional considera o interesse coletivo como um grande aliado para as práticas no campo educativo, além de ressaltar que os educandos têm que ser protagonistas na construção do próprio conhecimento.

Neste contexto, diversas parcerias foram firmadas com o intuito de proporcionar experiências diversificadas dentro e fora do ambiente escolar. Dentre elas, com a Biblioteca Cora Coralina, com a EMEF Madre Joana Angélica de Jesus, com grupos culturais de teatro, música e dança, com Organizações Não-Governamentais (ONGs), com Centros da Criança e do Adolescente (CCAs), pais e comunidade escolar, e com a Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Soares.

Passeios culturais também fazem parte do conjunto de atividades de integração desenvolvidas pelo CEI: Fábrica de Cultura da Cidade Tiradentes, Zoológico de Guarulhos, Museu de Ciências Naturais, visitas a feiras, praças, parques e horta comunitária do bairro, passeio ao Parque do Carmo e ao Planetário do Carmo e experiências musicais com alunos da Faculdade de Música Carlos Gomes. Com essas vivências, os espaços tornam-se território de ensino e aprendizagem, ampliando possibilidades e abrindo o leque de oportunidades formativas, conteúdos e saberes a serem compartilhados.

“São nessas experiências livres e ricas de possibilidades que bebês e crianças constroem suas próprias histórias, culturas e produzem sua identidade na interação com o meio e com os outros”, afirma Maria Aparecida Moreira dos Santos, Diretora da Unidade.

CEIGeraldoMagelaPeron_2_740_x_430.jpg

Mediação de leitura com a EMEF Madre Joana Angélica de Jesus – A mediação de leitura é outra ideia que surge da necessidade de proporcionar aos alunos outros espaços leitores, de forma que fortaleça o protagonismo e autonomia deles. Essas experiências de integração em diferentes lugares faz parte de uma construção social de empoderaramento das crianças e adolescentes da EMEF, ao contarem histórias para os alunos do CEI.

Um dos destaques do projeto é a parceria com a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Madre Joana Angélica de Jesus, que consiste em mediações de leitura realizadas por alunos do 4º, 7º e 8º anos. Os grupos visitam o CEI e leem histórias para os bebês e crianças, que têm a oportunidade de conhecer diversos gêneros textuais, além de interagir com crianças maiores e de outra escola.

“As interações são riquíssimas. De um lado, vemos nossos bebês e crianças encantados com as histórias lidas pelos alunos da EMEF. Por outro, notamos o brilho dos olhos e o empoderamento das crianças e adolescentes”, diz Jucilene Pereira Oliveira, Coordenadora Pedagógica da Unidade.

O ambiente do CEI é organizado de forma acolhedora e estimulante. Os livros são expostos entre esteiras e tatames. Almofadas ficam à disposição para que os pequenos tenham liberdade de escolher a postura corporal mais confortável. As leituras são realizadas em espaços diversos: parque, casinha da árvore, brinquedoteca, etc. As vivências são livres: as crianças são convidadas, nunca obrigadas a participar.

Para Ana Paula Prado Godoi, Coordenadora Pedagógica da EMEF, “é possível perceber o quanto o protagonismo e a autonomia leitora dos alunos proporcionam avanços significativos, exercendo uma função social e fortalecendo a parceria no nosso território educativo”.

Veja aqui algumas fotos da Mediação de Leitura.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Mulher de meia-idade realiza exame oftalmológico em consultório médico. Ela está posicionada diante de um equipamento de avaliação ocular, enquanto um profissional de saúde observa seus olhos pelo aparelho. A imagem destaca o atendimento especializado em saúde da visão.

CEU Azul da Cor do Mar realiza inscrições para Mutirão da Catarata gratuito

Publicado em: 07/05/2026 5h18 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

Imagem com o fundo branco, bosdas azuis e o texto

Inscrições abertas para 1ª Mostra Estudantil de Arte Contemporânea 

Publicado em: 07/05/2026 3h45 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Fotografia de uma kombi com várias gravura e inscrições e um casal a frente vestidos para apresentação cultura com chapéu, vestido e violão.
Quatro pessoas participam de uma atividade de alongamento em ambiente interno iluminado. Elas estão em pé, inclinando o corpo lateralmente com um dos braços elevados acima da cabeça. O grupo é composto por duas mulheres e dois homens, vestidos com roupas casuais. Ao fundo, há janelas grandes com persianas claras e móveis de escritório, sugerindo um ambiente corporativo.
Fotografia de um homem recebendo vacina no braço direito.

DRE Guaianases recebe equipe de Unidade Básica de Saúde para vacinação contra Influenza

Publicado em: 06/05/2026 6h27 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

«1 2 3 1.655