Notícias

CEI Dominguinhos recebe vivência de palhaçaria

Atividade organizada por professora da unidade foi humanizada e aproximou as crianças das brincadeiras

Publicado em: 20/05/2024 16h43 | Atualizado em: 20/05/2024
Mulher caracterizada de pallhaço conversa com roda de crianças

Os bebês de crianças do CEI Dominguinhos participaram de uma atividade de palhaçaria nesta última sexta-feira (13). A vivência com a palhaça Patota, vivida pela professora Patrícia Carvalho, busca estabelecer uma conexão com o lado explorador, curioso e divertido dos pequenos. 

A atividade buscou trazer o conceito da palhaçaria para dentro da unidade. A iniciativa da professora Patrícia Carvalho é dividida em etapas importantes para garantir a imersão das crianças e busca impedir o surgimento da coulrofobia (medo de palhaços). Isso faz com que a etapa de transformação, antes mesmo da palhaçaria começar, seja extremamente importante.

A professora aparece em um primeiro momento com as vestes normais do ambiente escolar, e realiza o processo de caracterização, com pinturas no rosto e nariz de palhaço, na frente das próprias crianças. O método humanizado e participativo da atividade, fez com que nenhum bebê tivesse medo e pudesse participar com muita facilidade das brincadeiras. 

Whatsapp Image 2024 05 20 At 16.34.59

A personalidade exploradora e curiosa da palhaça dialoga com a fase que as crianças dos Centros de Educação Infantil (CEIs) passam entre os 0 e 3 anos de idade. “Ao colocar o nariz, os gestos e comicidade seguem com o respeito e sutileza para aproximar os bebês de forma carinhosa e afetiva”, afirma a professora. “Patota é uma criança de oito anos com muita curiosidade, paixão para aprender e com mil e um pensamento que não cabem na sua caixola”, disse a professora, agora como a personagem Patota.  

A vivência contou com brincadeiras de mágica, malabarismo e apresentação de ginástica artística. A participação das crianças foi algo fundamental, os pequenos que tiveram vontade puderam ir para o palco e se caracterizarem como mágicos e palhaços para tentarem os truques junto da professora, agora como Patota. 

Whatsapp Image 2024 05 20 At 16.34.58

Para finalizar e trazer ainda mais um tom de proximidade entre a personagem e todas as pessoas presentes, uma dança foi organizada com as crianças, professoras e demais profissionais do CEI. 

 

Notícias Mais Recentes

1 2 3 1.460