Notícias
CEI Dominguinhos recebe vivência de palhaçaria
Atividade organizada por professora da unidade foi humanizada e aproximou as crianças das brincadeiras
Publicado em: 20/05/2024 16h43 | Atualizado em: 20/05/2024
Os bebês de crianças do CEI Dominguinhos participaram de uma atividade de palhaçaria nesta última sexta-feira (13). A vivência com a palhaça Patota, vivida pela professora Patrícia Carvalho, busca estabelecer uma conexão com o lado explorador, curioso e divertido dos pequenos.
A atividade buscou trazer o conceito da palhaçaria para dentro da unidade. A iniciativa da professora Patrícia Carvalho é dividida em etapas importantes para garantir a imersão das crianças e busca impedir o surgimento da coulrofobia (medo de palhaços). Isso faz com que a etapa de transformação, antes mesmo da palhaçaria começar, seja extremamente importante.
A professora aparece em um primeiro momento com as vestes normais do ambiente escolar, e realiza o processo de caracterização, com pinturas no rosto e nariz de palhaço, na frente das próprias crianças. O método humanizado e participativo da atividade, fez com que nenhum bebê tivesse medo e pudesse participar com muita facilidade das brincadeiras.

A personalidade exploradora e curiosa da palhaça dialoga com a fase que as crianças dos Centros de Educação Infantil (CEIs) passam entre os 0 e 3 anos de idade. “Ao colocar o nariz, os gestos e comicidade seguem com o respeito e sutileza para aproximar os bebês de forma carinhosa e afetiva”, afirma a professora. “Patota é uma criança de oito anos com muita curiosidade, paixão para aprender e com mil e um pensamento que não cabem na sua caixola”, disse a professora, agora como a personagem Patota.
A vivência contou com brincadeiras de mágica, malabarismo e apresentação de ginástica artística. A participação das crianças foi algo fundamental, os pequenos que tiveram vontade puderam ir para o palco e se caracterizarem como mágicos e palhaços para tentarem os truques junto da professora, agora como Patota.

Para finalizar e trazer ainda mais um tom de proximidade entre a personagem e todas as pessoas presentes, uma dança foi organizada com as crianças, professoras e demais profissionais do CEI.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Educavest tem participação de 70% de estudantes em 1º simulado
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Classificação final de professores para contratação em Educação Bilíngue para Surdos
Diretoria Regional de Educação Guaianases
Cônsul-geral da Bélgica visita CELP no Polo de Formação Água Azul
Secretaria Municipal de Educação
SME abre processo seletivo de diretores e coordenadores pedagógicos para as EMEFs dos novos CEUs
Secretaria Municipal de Educação
“Nós queremos caminhar junto com esses diretores”, afirma secretária executiva pedagógica
Secretaria Municipal de Educação
Academia Estudantil de Letras completa 20 anos com homenagem na Câmara Municipal
Relacionadas

Educavest tem participação de 70% de estudantes em 1º simulado
Publicado em: 30/05/2025 4h38 - em Secretaria Municipal de Educação

Classificação final de professores para contratação em Educação Bilíngue para Surdos
Publicado em: 30/05/2025 11h05 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Cônsul-geral da Bélgica visita CELP no Polo de Formação Água Azul
Publicado em: 29/05/2025 3h33 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

SME abre processo seletivo de diretores e coordenadores pedagógicos para as EMEFs dos novos CEUs
Publicado em: 28/05/2025 4h08 - em Secretaria Municipal de Educação

“Nós queremos caminhar junto com esses diretores”, afirma secretária executiva pedagógica
Publicado em: 28/05/2025 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação