Notícias

CEI Cantinho da Tia Isaura é vencedor brasileiro do Prêmio “Meu Pátio é o Mundo – 2024”

Projeto Cuidando do Mundo da Gente, recebe premiação promovido pela Fundação Arcor, que reconhece práticas no Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai

Publicado em: 02/12/2024 16h26 | Atualizado em: 02/12/2024

Crianças e adultos posam para foto, eles usam um colete laranja.
O projeto “Cuidando do Mundo da Gente”, desenvolvido no Centro de Educação Infantil (CEI) Cantinho da Tia Isaura, da Diretoria Regional de Educação São Miguel, foi o vencedor brasileiro do Prêmio “Meu Pátio é o Mundo – 2024”, promovido pela Fundação Arcor. A premiação reconhece boas práticas em Educação para o Desenvolvimento Sustentável implementadas por instituições dedicadas ao cuidado e à educação infantil. Na última quinta-feira (28), a entrega oficial do Certificado de Vencedor foi feita pela representante do Instituto Arcor Brasil, Milena Porrelli Drigo Azal, e pela Presidente Interina da OMEP Brasil, Eneida Paes e Lima, diretamente no CEI.

Uma vez por semana crianças do CEI caminham pelo entorno da unidade e coletam os resíduos descartados incorretamente. Os pequenos são divididos em duplas e é destinado um monitor para cada. Eles usam colete de identificação, luvas e carregam sacos de lixo para a limpeza das ruas do entorno. 

As famílias também são convidadas para participar e auxiliam como monitores. A gestão do CEI utiliza esse momento para reforçar que são eles os responsáveis por conscientizar os pequenos sobre a importância do descarte correto e o cuidado com o meio ambiente.

Quando voltam as crianças destinam os resíduos para o descarte correto. Os pais relatam à gestão do CEI que elas estão tão engajadas no projeto, que até na rua de casa querem limpar e coletar os resíduos que encontram. “É um trabalho de formiguinha, a gente ensina aqui e as crianças reproduzem em casa. O estímulo da família é muito importante para que elas continuem se importando e não jogando lixo na rua”, finalizou Érika Mayume, diretora da unidade. 

Em relação à premiação, Érika complementa: “Este projeto tem ganhado destaque por abordar a questão da sustentabilidade, uma urgência mundial. A Fundação Arcor e a OMEP criaram este concurso com a intenção de impactar positivamente a infância, e nosso projeto se encaixou perfeitamente nesse propósito. Estamos imensamente felizes e honradas por sermos reconhecidas entre tantos projetos incríveis do Brasil”.

A premiação é uma iniciativa conjunta da Fundação Arcor na Argentina e no Chile, do Instituto Arcor Brasil, das instituições do Grupo Arcor na Bolívia, Paraguai, Peru e Uruguai, juntamente com a Vice-Presidência Latino-Americana da Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar (OMEP), da qual participam os Comitês Nacionais da Argentina, Brasil, Chile, Uruguai, Peru e Paraguai.

O concurso premia boas práticas em Educação para o Desenvolvimento Sustentável, realizadas por instituições dedicadas ao cuidado e educação da primeira infância no Brasil, na Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai. Cada instituição vencedora recebe um valor para ser destinado a compra de material didático relacionado com o projeto premiado.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

fotografia de um ambiente escolar com estudantes jovens e adultos. Em destaque, um homem com cerca de 40 anos

Inscrições para a Educação de Jovens e Adultos começaram nesta segunda-feira (02)

Publicado em: 02/12/2024 6h24 - em Secretaria Municipal de Educação

Crianças e adultos posam para foto, eles usam um colete laranja.

CEI Cantinho da Tia Isaura é vencedor brasileiro do Prêmio “Meu Pátio é o Mundo – 2024”

Publicado em: 02/12/2024 4h26 - em Secretaria Municipal de Educação

Grupo de pessoas estão posando para foto em um ginásio. Elas seguram raquetes de badminton.

CEU Vila Atlântica recebe formação gratuita em esporte paralímpico

Publicado em: 02/12/2024 4h23 - em Secretaria Municipal de Educação

Tamanho Site (2)
Imagens de estudantes entrevistando convidados no estúdio do podcast chamado
1 2 3 1.480