Notícias

CEI Adhemar Ferreira da Silva realiza projeto “Da cor da pele – identidade e gênero no Centro de Educação Infantil”

Análise das múltiplas identidades estabelecidas pelas crianças por meio do convívio social

Publicado em: 22/11/2017 10h10 | Atualizado em: 30/11/2020

cei_adhemar_ferreira_740_x_430.jpg

Durante o ano de 2016, o Centro de Educação Infantil (CEI) Adhemar Ferreira da Silva, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases desenvolveu o projeto “Da cor da pele” como um meio dos educadores conhecerem melhor as crianças e trazerem à tona algumas discussões sobre o ambiente escolar.

O projeto consistiu na discussão sobre as brincadeiras de meninos e meninas, o modo como se relacionam, a forma como se manifestam culturalmente em relação a gênero e identidade e visa promover o respeito à diferença.

“A partir do princípio de que o ambiente da Educação Infantil se apresenta como um espaço dinâmico de socialização e aprendizagem, as professoras puderam analisar as múltiplas identidades estabelecidas pelas crianças por meio do convívio social”, explica Andrea Temoteo da Silva, Coordenadora Pedagógica.

Inicialmente, foi proposta uma atividade para a turma do Mini-grupo II C – a construção de um boneco de pano espelhado nas percepções das crianças sobre si mesmas, sem intervenção do adulto. Cada criança pôde escolher a cor do tecido de acordo com o seu tom de pele, já que o boneco seria a reprodução da aparência delas. Após isso, as crianças deitaram-se sobre o tecido para desenhar o contorno do corpo, para em seguida realizarem o enchimento e a costura do boneco, que foi levado para casa. Com as suas famílias, as crianças puderam construir características pessoais, como cabelo, olhos e roupas.

Aos poucos, os bonecos retornaram à escola e cada um pôde exibir com orgulho sua obra artística. “O trabalho que envolveu as famílias contemplou questões muito importantes na construção da identidade e forma de parceria, não esquecendo que a família não pode se tornar uma entidade anônima na construção das aprendizagens. O núcleo familiar é o ventre em que o ser humano absorve valores culturais, religiosos, deveres, responsabilidades e compromissos, para fortalecer as estruturas de formação pessoal do indivíduo”, afirma Andrea.

A partir dessa atividade, as professoras puderam constatar que nem todas as crianças construíram bonecos com as suas características individuais, seja de gênero ou tipo de cabelo. Isso subsidiou outras atividades pedagógicas, como contações de histórias com a temática étnico-racial. A escolha do tema teve o propósito de atribuir valor aos cabelos cacheados e características individuais de crianças negras.

Em outra oportunidade, as crianças produziram um cartão endereçado às mães e após uma roda de conversa pautada no comportamento de meninas e meninos, todos concordaram em passar batom para marcar os cartões com um beijo.

“Todas essas intervenções se tornaram material de suma importância para um olhar mais atento aos planejamentos e maneiras de trabalhar neste âmbito da Educação Infantil. A ressalva é de que não se pode esperar que as crianças cresçam para orientá-las sobre questões extremamente relevantes para a formação social. O objetivo de desenvolver uma pedagogia de autonomia é uma das práticas da escola e faz parte da construção efetiva de cidadania e consciência de cada menino e menina”, finaliza a Coordenadora Pedagógica.

Veja aqui uma galeria de fotos do Projeto.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Professor

Renovação dos contratos de professores temporários

Publicado em: 19/11/2024 2h23 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um professora e estudante em sala de aula, ao fundo outra criança de uniforme.

Prefeitura de SP abre inscrições para contratações temporárias

Publicado em: 19/11/2024 11h14 - em Secretaria Municipal de Educação

Campanha de Mobilização contra a Dengue

Campanha de Mobilização contra a Dengue acontece de 18 a 29 de novembro

Publicado em: 18/11/2024 1h36 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra pessoas em auditório, elas estão sentadas de costas para a foto.

Inscrições abertas para o III Foro de Debate da Supervisão Escolar Paulistana

Publicado em: 13/11/2024 6h04 - em Secretaria Municipal de Educação

PROART

Secretaria de Educação de São Paulo abre inscrições para submissão de projetos artísticos

Publicado em: 12/11/2024 6h59 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.478